Notícias

A CRIANÇA QUE CHUPA DEDO

Chupar o dedo é um ato instintivo no bebê. É um comportamento natural que prepara-o para a amamentação, fortalecendo os músculos que serão exigidos durante as mamadas e isso tem início ainda dentro do útero. Durante a fase oral, em que o bebê está descobrindo o mundo através de sua boca, é normal que ele leve os dedos à boca, o que não deve causar apreensão nos pais, pois em geral o hábito é abandonado sem esforço quando o bebê atinge um ano e meio e entra em uma outra etapa de desenvolvimento, com outros interesses.

O hábito pode durar certo tempo, e os problemas só aparecem quando este gesto se torna frequente e se estende para além do primeiro ano de idade.
Quando chupar o dedo se torna uma mania, um gesto automático, pode-se substituir o dedo por outra forma de conforto emocional, dependendo da dinâmica familiar e das preferências da criança. A sensação de conforto acalma a criança, que passa a relacionar a sucção com um estado de segurança e aconchego.

Apesar de natural, chupar o dedo pode gerar problemas fisiológicos, estéticos, emocionais e até de convivência em sociedade.

Nos casos de um comportamento ansioso, antes de retirar o hábito de chupar o dedo, deve-se diagnosticar e solucionar a causa da ansiedade.

Chupar o dedo pode ser sintoma de dificuldade para enfrentar uma situação nova. É comum, por exemplo, que uma criança que não chupava mais o dedo, retome o gesto com o nascimento de um irmão.

A criança maior, que ainda chupa o dedo, também pode ser excluída do grupo pelo comportamento infantilizado, já que o gesto de chupar o dedo pode ser caracterizado como uma “atitude de bebês”.
O MOMENTO DE PARAR

Não existe uma idade certa para a criança parar de chupar o dedo, mas o ideal é que persista apenas até o primeiro ano de vida. Quando vai muito além desta idade, pode provocar atrasos e alterações de fala, atraso do desenvolvimento e amadurecimento da mastigação e deglutição e de posição dos lábios, causando respiração oral ou mista, e até mesmo problemas na aceitação de determinados alimentos. Neste caso, é necessário o auxílio de psicólogo, fonoaudiólogo e dentista.

Para os dentistas, o período de sucção não nutritiva é tolerado até os 4 anos de idade, quando é possível constatar má oclusões (desvio do fechamento normal da boca).

A má oclusão pode interferir nas funções de respiração, deglutição, mastigação e fala, casos em que a fonoaudióloga poderá intervir.

Os fonoaudiólogos dizem que a dedicação dos pais e cuidadores é fundamental para a criança parar de chupar o dedo. Normalmente, são recomendadas manobras para fazer em casa, como envolver o dedo com materiais como fita adesiva, fita crepe, ou esparadrapo/micropore; desenhar personagens na pontinha do dedo ou na unha da criança; nas meninas apelar para a vaidade, pintando as unhas.

É possível também substituir o dedo por outro objeto, mas nunca utilizar métodos agressivos e inócuos como passar pimenta no dedo, ou outras substâncias de sabores odiosos.


QUEM PODE AJUDAR

Caso a criança tenha mais de um ano e dificuldades para deixar de chupar o dedo, é importante procurar seu pediatra para fazer uma análise de todo o quadro emocional e familiar e receber as orientações e, se necessário, ele irá acionar uma equipe multidisciplinar.

Chupar o dedo pode ser um elemento de transição, da sucção para mastigação.

O trabalho na terapia fonoaudiológica envolve a conscientização da criança e a mudança de posturas e formas de respirar, mastigar, deglutir e falar.

O tempo do tratamento depende de cada criança e do seu núcleo familiar, e também do diagnóstico que estabeleça o possível motivo do hábito. Em casos que envolvam o emocional, é importante contar também com um psicólogo que poderá trabalhar simultaneamente com os demais profissionais. Inclusive com um ortodontista, caso a criança já esteja com problemas no posicionamento das arcadas dentárias.

 

DICAS PARA AJUDAR NO PROCESSO :

Troque por uma chupeta

É mais anatômica, causando menos males à boca e aos dentes da criança. Além disso, os especialistas concordam que é muito mais fácil descontinuar o hábito da chupeta do que o do dedo.

Observe o hábito durante a noite

os pais podem tentar desencorajá-lo retirando o dedo do bebê durante o sono. Quando a criança fica maior e continua sugando o dedo, pode fazer isso por puro prazer ou até para ter uma sensação de acolhimento ou simplesmente para adormecer

Ocupe as mãos da criança

Quando a criança se concentra em atividades com as mãos, a necessidade de chupar o dedo é deixada de lado. Portanto, dar a ele brincadeiras que o distraiam, ocupem sua mente e também suas mãos, pode ajudar a criança a largar o hábito.

Procure as motivações da criança

Muitas vezes o ato de chupar o dedo é uma forma de seu filho se sentir reconfortado. Algumas crianças têm o hábito de chupar dedos por ansiedade ou insegurança. Carinho e atenção são as melhores formas de libertá-la desses sentimentos. Nessas horas, deve-se observar em que momentos a criança recorre a esse hábito e conversar com ela sobre essas situações, tentando entender por que elas causam esse tipo de emoção e explicando que ela não precisa ficar nervosa ou temerosa.

Brigar não é a melhor opção

Chamar atenção para o fato com punições somente piora o quadro. A firmeza dos pais com relação a hábitos é o que mais produz resultados.

Negocie horários e momentos

A negociação é muito efetiva e funciona bem com crianças acima de 18 meses quando já existe uma capacidade maior de compreensão.mas não com todos. Construir com a criança um calendário desenhado e marcar com estrelinhas cada dia passado sem chupar dedo muitas vezes funciona. Porém, caso a criança não alcance o resultado desejado, é importante que os pais insistam e não demonstrem frustração para que a ansiedade da criança não aumente e piore ainda mais o quadro.

O processo pode ser lento e um pouco demorado, mas com carinho,  paciência e muito amor, a criança fará suas conquistas para sentir-se uma criança segura e feliz com suas novas aquisições.

Dra. Danielle Negri
Pediatra / Neonatologista
Tel. Cons. : (21) 2512-8409
[email protected]
http://www.perinatal.com.br/

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo