Notícias

Aprenda a coletar água da chuva !!!

Acabe com a falta de água, inicie já este empreendimento que dará tranquilidade à você e à sua família…
Fonte: Wikihow / http://pt.wikihow.com/Construir-um-Sistema-de-Coleta-de-%C3%81gua-da-Chuva

Obs: a quantidade mínima da coleta é de 600 litros/mês. Porém, em casos de temporais, pode-se multiplicar esse número em centenas de vezes…

Não deixe que toda essa água vá para o lixo! Você pode fazer um sistema de coleta de água da chuva com menos de cem reais, e armazenar centenas de litros de água para usar em seu jardim ou para outros fins. Leia o artigo abaixo, para aprender como construir e preparar a sua própria unidade de armazenamento de água de chuva.

Método 1 de 4: Conseguindo alguns Barris de Armazenamento

  1. Build a Rainwater Collection System Step 1 Version 2.jpg
    1

    Obtenha um ou mais barris de armazenamento de água. Você pode comprar on-line, mas é sempre mais barato obter um barril usado de uma empresa ou de uma indústria (apenas certifique-se de limpá-lo cuidadosamente com água e sabão). Um barril de armazenamento de água de chuva também pode ser feito a partir de uma grande lata de lixo de plástico. Opte por um barril que possa armazenar de 30 a 60 litros de água.

    • Se você decidir obter um barril usado, saiba o material que ele armazenava. Não compre barris que anteriormente armazenaram petróleo, pesticidas, ou qualquer outro tipo de substância tóxica. É muito difícil limpar esses produtos químicos do interior do vasilhame, então, usá-los é demasiado arriscado.
    • Se você está pensando em coletar uma grande quantidade de água, compre dois ou três barris. Você pode ser capaz de conectá-los, para que façam todos parte do mesmo sistema de coleta de água. Desta forma você pode ter centenas de litros de água à sua disposição.
    Fonte: Wikihow
  2. Build a Rainwater Collection System Step 2 Version 2.jpg
    2

    Obtenha alguns suprimentos e ferramentas adicionais para instalar o sistema. Tudo aquilo que você precisa para construir e instalar o seu sistema de coleta de água da chuva pode ser facilmente apanhado em uma loja de ferragens ou de casa e jardim. Descubra o que você já tem à mão, e – em seguida – reúna os seguintes itens:

    • 1 torneira simples (de mangueira) de 1 polegada, e roscas para que você possa instalar em seu tambor de chuva;
    • 1 acoplamento de mangueira;
    • 1 bucha;
    • 1 rosca com um adaptador de mangueira de 1 polegada;
    • 1 porca;
    • 4 arruelas de metal;
    • Fita de encanamento, do tipo teflon;
    • 1 bisnaga de cola de silicone, para vedação;
    • 1 cotovelo de calha (de alumínio) em forma de “S”. Ele servirá para direcionar a água direto de sua calha para o seu tambor de armazenamento.
    • 1 pedaço de tela de alumínio para manter as folhas, insetos e outros materiais fora da água a ser armazenada.
    • 4 a 6 blocos de concreto.
 Fonte: Wikihow

Método 2 de 4: Construindo a Plataforma dos Barris

  1. Build a Rainwater Collection System Step 3 Version 2.jpg
    1

    Nivele a área próxima à sua calha. A calha é o tubo de metal ou de plástico que sai de seu telhado e vai para o chão: ela tem o objetivo de evitar quedas d’água de chuva no entorno do telhado, coletando toda a água que escorre e direcionando-a para um ponto específico do seu quintal ou varanda. Para seu sistema de coleta de água de chuva, você vai simplesmente redirecionar a água da calha diretamente para seu tambor de armazenamento. Por isso você vai precisar preparar uma plataforma numa área bem próxima à sua calha. Limpe todas as pedras e outros detritos do espaço em questão. Se o terreno não for plano, tome uma pá e remova a terra de forma suficiente para achatar uma área grande para acomodar o número de barris que você pretende usar no sistema.

    • Se sua calha estiver voltada para uma calçada de concreto ou para uma varanda inclinada, considere construir uma superfície nivelada para que você possa dispor os barris.
    • Se você tem mais de uma calha em sua casa, opte por colocar os barris na que estiver mais perto de seu jardim, de modo que a água que você coletar já esteja próxima ao principal local de uso.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 4 Version 2.jpg
    2

    Use cascalho para a base da plataforma. Isto irá fornecer uma melhor drenagem de água em torno dos tambores, também ajudando a manter possíveis focos de infiltração longe da fundação da sua casa. Cave um retângulo de 5 polegadas de profundidade na área que você nivelou, e preencha-o com meia polegada de cascalho.

    • Pule esta etapa se sua calha esvazia a água da chuva em uma calçada de concreto ou pátio já devidamente nivelado.
  3. Build a Rainwater Collection System Step 5 Version 2.jpg
    3

    Empilhe alguns blocos de concreto em cima do cascalho. Coloque-os de lado para criar uma pequena plataforma. Ela deve ser larga e resistente o suficiente para manter os barris de chuva e seu peso. Em hipótese alguma a plataforma deve ficar “torta” ou desnivelada: caso ela esteja desta forma, os barris podem tombar conforme forem se enchendo de água.

 Fonte: Wikihow

Método 3 de 4: Instalando a Torneira e a Válvula de Respiro

  1. Build a Rainwater Collection System Step 6 Version 2.jpg
    1

    Faça um furo no barril para instalar a torneira. Ele deve ser alto o suficiente para que você possa deixar um balde ou um jarro abaixo da torneira, reaproveitando assim a água. Faça um buraco no tamanho adequado do engate da torneira que você comprou, para que o encaixe se ajuste corretamente.

    • O tamanho recomendado neste artigo é o padrão para uma torneira: se você estiver usando um tamanho de torneira diferente, porém, certifique-se de fazer o furo do tamanho correto para que ela se encaixe na lateral do barril.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 7 Version 2.jpg
    2

    Passe uma pequena corda de silicone no entorno do buraco feito. Faça isto tanto no interior quanto no exterior do buraco.

  3. Build a Rainwater Collection System Step 8 Version 2.jpg
    3

    Prenda a torneira. Coloque o espigão e o acoplamento traseiro. Use a fita de teflon (veda rosca) para embrulhar as extremidades rosqueáveis. Coloque uma anilha sobre a extremidade rosqueada do acoplamento através do orifício no cilindro (a partir do exterior). Deslize a outra anilha sobre o buraco, a partir do interior. Rosqueie a bucha para segurar a torneira no lugar.

    • Siga as instruções de seu produto. Você pode precisar anexá-lo de forma diferente do que a especificada aqui.
  4. Build a Rainwater Collection System Step 9 Version 2.jpg
    4

    Faça uma “válvula de descarga”. Perfure um segundo furo de alguns centímetros, próximo ao topo do barril (como na foto acima). Ele deve ser do mesmo tamanho que o primeiro buraco perfurado, ou menor. Da mesma forma que na instalação da torneira, passe uma pequena corda de silicone ao redor do buraco. Fixe o adaptador de mangueira do lado de fora, e rosqueie por dentro para apertar bem. Não se esqueça de usar o veda rosca de teflon para as áreas rosqueadas. Agora seu barril possui uma válvula de escape, ou descarga, a qual você pode ligar uma mangueira diretamente.

    • Se você possui um segundo barril, use-o como “barril de transbordamento”. Você vai precisar apenas perfurar um terceiro furo no primeiro barril, que servirá como válvula, e preparar o próximo barril em seguida. Para o barril de transbordamento, faça um furo nele e depois fixe o adaptador de mangueira como orientado nos passos anteriores (se ele ainda estiver sem uma torneira, considere fazer a instalação). Comunique os dois barris com uma mangueira e pronto!
    • Se você estiver usando um terceiro barril faça a mesma conexão do segundo para o terceiro (faça uma válvula de escape no terceiro barril também, para que a água em excesso escorra). O terceiro e demais barris devem possuir todos uma torneira.
 Fonte: Wikihow

Método 4 de 4: Montando o Sistema de Coleta

  1. Build a Rainwater Collection System Step 10.jpg
    1

    Conecte o cotovelo em forma de “S” na calha. Deixe o barril na plataforma ao lado da calha e verifique em que ponto o cotovelo deverá ser instalado. Faça as devidas marcações para que o cotovelo fique a cerca de uma polegada de distância do topo do tambor de coleta. Você precisará anexar o cotovelo à calha para que a água caia diretamente no barril. Use uma serra para cortar a calha na marca feita. Anexe o cotovelo à calha. Prenda-o no lugar com braçadeiras e parafusos, verificando se eles estão devidamente apertados.

    • Faça as medições adequadamente, de forma que o cotovelo realmente esteja sobre a abertura do barril. Esta é a única forma de se coletar a água da chuva com eficiência, e sem desperdícios.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 11.jpg
    2

    Faça uma pequena abertura no barril, para conectá-lo ao cotovelo. Se o tambor possuir uma tampa, utilize uma serra de arco para cortar um furo suficientemente grande para o escoamento da água. Cubra a área sobre o buraco com uma tela de metal.

  3. Build a Rainwater Collection System Step 12.jpg
    3

    Coloque uma tela também na parte superior da calha. Isso vai evitar que folhas e outros detritos corram pela calha, criando uma obstrução em seu sistema de coleta.

  4. Build a Rainwater Collection System Step 13.jpg
    4

    Verifique se as conexões com os barris adicionais estão devidamente encaixadas. Se você tem barris extras, prepare-os e conecte como orientado.

     Fonte: Wikihow

Dicas

  • Limpe regularmente suas calhas para remover o excesso de detritos e evitar possíveis entupimentos.
  • Procure ter por perto alguns baldes para movimentar a água armazenada nos barris em direção aos cômodos ou locais da casa onde a água será reaproveitada.
  • Barris e calhas de plástico são extremamente duráveis.
  • Mantenha sua calha livre de detritos, particularmente de sementes de árvores. Elas podem facilmente entupir qualquer calha, mesmo a de melhor qualidade.
  • Lembre-se que a água de chuva não pode ser bebida, mas é muito útil ao ser usada na lavagem de pratos, banhos, rega das plantas, etc. Se você deseja tornar a água potável, porém, ferva-a vigorosamente durante 1 a 3 minutos para matar as bactérias, parasitas e vírus. Depois de deixar a água arrefecer à temperatura ambiente, despeje-a em um jarro de filtro, com um filtro novo e limpo. Seu filtro irá reduzir a quantidade de metais mais pesados na água, produtos químicos e outros contaminantes à níveis seguros para o uso temporário. Você também pode optar por um destilador à vapor para purificar a água, desta forma ela poderá ser usada para beber e cozinhar. A destilação a vapor remove mais impurezas do que os filtros comuns.

    Fonte: WikiHow / http://pt.wikihow.com/Construir-um-Sistema-de-Coleta-de-%C3%81gua-da-Chuva

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo