Notícias

“Esporotricose: a culpa não é do gato”

gato-arranha

OAB realizou seminário que discutiu formas de tratamento e controle da doença

Ricardo Albuquerque

Para esclarecer a população sobre a real causa da doença a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB/RJ, realizou o seminário “Esporotricose – a culpa não é do gato”. Na ocasião a (CPDA) sugeriu um documento, chamado de Agenda Esporotricose, que será encaminhado ao poder público com solicitações como: ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento por parte do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), inclusão no Programa de Saúde na Escola(PSE) de educação sobre guarda responsável e prevenção de zoonoses, autorização para veterinários de abrigos, ONGS e protetores independentes atuarem junto aos órgãos fornecedores de remédios e agilizarem as doações de medicamentos.
A doença é uma micose que pode afetar animais e humanos com grande ocorrência no Rio desde o final da década de 1990. Gatos apresentam feridas profundas, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. Em humanos a doença se manifesta na forma de lesões na pele, começando com um pequeno caroço vermelho, podendo virar uma ferida. Geralmente aparecem nos braços, pernas ou no rosto.
– Queremos um maior controle da doença, mas um controle com carinho sem matar os gatos e sim fazendo um investimento maior na prevenção. Iremos visitar o Instituto Jorge Vaitsman, a Fiocruz e a Secretaria de Vigilância Sanitária, e, vamos exigir através deste documento, além do maior controle da doença, que sejam franqueadas situações para abrigos e protetores individuais que cuidam de grande quantidade de gatos – explica o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso

O animal com suspeita de esporotricose deve ser levado a unidade de medicina veterinária da Prefeitura. Através do site: www.1746.rio.gov.br, ou pelo telefone 1746 pode se obter informações de consultas. Para humanos, o atendimento de esporotricose está sendo feito em postos de saúde. A Fiocruz, por meio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), também oferece atendimento.
Contatos: [email protected]

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo