Notícias

A série Encontros Virtuais reúne obras de compositores fundamentais e grandes instrumentistas

bancodobrasil

Serão 12 músicos interpretando obras de 10 compositores em dois finais de semana,a partir de 19 de junho

Imagine como seriam os encontros de Chopin com Ernesto Nazareth, Debussy com Tom Jobim, ou de Bach com Pixinguinha? E se fosse possível reunir Mozart com Altamiro Carrilho, Bartok com Hermeto Pascoal, ou mesmo promover uma conversa entre Villa-Lobos e um seus fiéis discípulos, Egberto Gismonti?

Partindo dessa premissa, a dos encontros (quase) impossíveis, surgiu a ideia de convocar a música a exercer o seu poder de estreitar laços e ultrapassar as fronteiras de tempo e espaço. Idealizado pelo músico, compositor e arranjador Mario Sève(integrante e fundador dos quintetos Nó Em Pingo D ́Água e Aquarela Carioca), o projeto “Encontros Virtuais” celebra esses encontros “improváveis” com um ciclo de shows/concertos que evidenciam afinidades estéticas entre compositores de épocas e lugares tão distintos.

A ideia de “Encontros Virtuais” nasceu de um projeto de 2001 que unia obras dos compositores Bach e Pixinguinha, produzido por Mario Sève e Marcelo Fagerlande, de sax e cravo, que marcou a carreira dos dois músicos. O conceito se expandiu e agora reúne um elenco de doze grandes instrumentistas em dois finais de semana de junho (19, 20, 21 e 26, 27 e 28 de junho) noCentro Cultural Banco do Brasil, sempre às 19:30 horas.

Para vencer a barreira do tempo, Sève, também curador do projeto, escalou um afiado time de músicos contemporâneos para se aventurar neste périplo musical. Na sexta, dia 19 de junho, Sève e Fagerlande abrem a série saudando Bach e Pixinguinha, no curioso encontro de cravo com instrumentos de sopro modernos, como o saxofone. Sábado, 20 de junho, o húngaro BelaBartok vai cruzar sua música percussiva com o mago dos sons Hermeto Paschoal, pelas mãos de Tomás Improta (piano) e Kiko Horta (acordeom). Dia 21, domingo, o virtuosismo de Mozart abraça os improvisos de Altamiro Carrilho com Maria Teresa Madeira (piano) e Dirceu Leite (flauta).

No segundo final de semana de “Encontros Virtuais” no CCBB, sexta-feira, dia 26 de junho, ares de Paris e Ipanema chegam com a dupla Claude Debussy e Tom Jobim, interpretados por Cristina Braga (harpa) e Sacha Amback (teclados), com participação especial de Mário Sève (sopros). Sábado, dia 27, Frédéric Chopin encontra o choro de Ernesto Nazareth nas teclas dos pianos de Cristovão Bastos e Maira Freitas. No domingo, dia 28 de junho, encerrando a viagem musical, Egberto GismontieVilla-Lobos conversam através das performances do Duo Gisbranco (pianos) com Jaques Morelembaum (violoncelo).

Além de aproximar a chamada “música erudita” da “música popular” – fronteiras cada vez mais estreitas -o projeto revelará incríveis semelhança se afinidades estéticas entre as obras de compositores aparentemente distantes e distintos.

Além de toda a música, Encontros Virtuais, que tem produção da Bendita Produções e direção de arte da Cineviola, terá uma ambientação com inserções audiovisuais – projeções multimídia — elucidativas e associadas aos respectivos compositores e intérpretes escalados para a série.

Serviço

Encontros Virtuais
Quando: dias 19, 20, 21 e 26, 27 e 28 de junho
Horário: 19:30
local: Centro Cultural Banco do Brasil,RJ

 

Serviço: 

Dias: dias 19, 20, 21e 26, 27 e 28 de junho
Horário: 19h30.
Local: Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Capacidade: 155
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
Site para venda de ingressos: www.ingressorapido.com.br
Tel para informações: (21) 3808-2020
Classificação etária: Livre
Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e cadeirantes.
Patrocínio: Banco do Brasil

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo