Notícias

Lançamento do livro Fisiologia Anorretal da Dra Lúcia de Oliveira

Sobre o Livro

A disfunção colônica, anorretal e do assoalho pélvico vem acometendo um numero crescente de indivíduos,  sendo particularmente comum entre as mulheres. Sabe-se que há uma forte correlação com o  número de partos e com o processo do envelhecimento, envolvendo alterações anatômicas e funcionais  da musculatura do piso pelviano e órgãos pélvicos.  Estima-se  que mais de 15% das multíparas são afetadas por algum tipo de disfunção do assoalho pélvico, gerando sintomas de incontinência fecal e urinaria, sensação de evacuação incompleta ou bloqueio evacuatório, prolapsos de órgãos e síndromes dolorosas perineais. Além destas condições, frequentemente encontramos a coexistência de patologias que levam a disfunção anorretal, como as hemorroidas, fissuras e dermatites anorretais.  As patologias  são complexas e podem coexistir, tornando a avaliação clinica e com métodos  funcionais  e de imagem  fundamentais. Entre os métodos funcionais, citamos a manometria anorretal,  o tempo de trânsito colonico, o teste do hidrogênio expirado, o tempo de latência do nervo pudendo, a  ultrassonografia tridimensional, a cinedefecografia e a defecorressonância magnética.

A Fisiologia Anorretal é uma sub especialidade da Coloproctologia, que abrange aspectos clínicos , do diagnostico e opções cirúrgicas para o tratamento das diferentes disfunções.

Nesta segunda edição, foram incluídos 13 novos capítulos, abordando novas terapias para o tratamento da incontinência e constipação, como a Neuromodulação sacral e a estimulação do nervo tibial posterior.

Saiba mais sobre a Dra Lúcia de Oliveira em www.proctologiaclinica.com.br

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo