Notícias

‘O Violão Romântico’ na Sala Cecília Meireles

CREDITOEDUARDOSARDINHA

 

Fabio Zanon, um dos maiores violonistas da atualidade, faz show de lançamento do seu novo cd  

Uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, Fabio Zanon chega a Sala Cecília Meireles, RJ, para lançar seu novo cd ‘O Violão Romântico’ (The Romantic Guitar). O lançamento celebra os 50 anos do violonista e acontecerá no domingo, 17 de abril, às 17hs.

Esse é o primeiro lançamento de Fabio Zanon para a GuitarCoop. O álbum traz as primeiras gravações mundiais de obras de Schumann, Liszt e Bobrowicz junto com música de Mendelssohn, Regondi, Coste e Mertz.

Fabio Zanon explica que “o intuito é preservar uma maneira orquestral de se tocar violão, maneira esta que tem sido abandonada nos últimos tempos. Meu Cd vai ter lançamento mundial e isso me deixa muito feliz. Vou tocar em Londres, Moscou, no festival GFA, etc. e assim vou celebrar meus 50 anos lançando um cd de composições da 1ª Geração Romântica”.

Fabio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall e todos os maiores teatros do Brasil. Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos, sendo escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998: “Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade estilística”.

Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres. Em 2013 assumiu a coordenação artística e pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Crédito Foto: Eduardo Sardinha

Assista o teaser do cd ‘O Violão Romântico’.

https://youtu.be/9UsyERZi1Cg

 SOBRE a GuitarCoop

GuitarCoop é uma plataforma online criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música.

Nosso objetivo é ser o eixo de convergência global para os apreciadores de violão, criando uma nova experiência musical por meio de gravações e vídeos na mais alta qualidade, em uma experiência multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21.

O foco na qualidade e uma filosofia de parceria com os artistas permeiam tudo o que fazemos. Nossos artistas gravam nas melhores salas, com os melhores equipamentos, e desfrutam de liberdade artística e de participação nos resultados das vendas.
P R O G R A M A da Apresentação na Sala Cecília Meireles

 

Georg Friedrich Händel (transcrição de Fabio Zanon)
Seis Peças Curtas para Teclado
Aria
Gavotte
Passepied
Sarabanda com variações (Folia de Espanha)
Sonatina (fuga)
Prelúdio e Allegro

Manuel Ponce
Variações sobre Folia de Espanha e Fuga

[INTERVALO]

Robert Schumann (transcrição de Julian Bream)
Kindersonate (Sonata Infantil) op.118 no.1
Allegro
Tema com Variações
Puppenwiegenlied (cantiga de ninar)
Rondoletto 

Jan Nepomucen Bobrowicz
Gran Polonaise, op.24

Felix Mendelssohn
Canção sem Palavras op.19 no.6 (Gondoleira Veneziana)

Giulio Regondi
Introdução e Capricho, op. 23

SERVIÇO – SALA CECÍLIA MEIRELES

End: Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro

Tels: 21-2332-9223 / 21-2332-9224 /[email protected]

Data: 17/04/ 2016

Hora: 17h

Duração: 90 minutos

Ingressos: R$ 40,00

Ingressos à venda na bilheteria da Sala ou através do site ingresso.com.

Horário de funcionamento da bilheteria

Segunda a sexta – de 13h às 18h ou até o início do concerto

Sábado – quando houver concerto das 13h até o início da apresentação

Concertos pela manhã/tarde – desde duas horas antes do início da apresentação

Domingo e feriado – quando houver concerto desde duas horas antes da apresentação.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo