Notícias

Pierre Lacaze encara desafio do mar da França até Salvador para ajudar jovens de favelas

Percorrer, de barco, mais de 7.800KM entre o Norte da França e o Nordeste Brasileiro a fim de inspirar jovens de favelas brasileiros e arrecadar 500 mil dólares para projetos sociais. Este é o desafio do francês Pierre Lacaze (foto), que junto com o navegador Yoann Richomme partirá no dia 5 de novembro, do Porto de Le Havre, França, rumo ao Brasil para a lendária Transat Jacques Vabre, uma implacável regata em duplas que dura duas semanas. A iniciativa, está sendo apoiada pela BrazilFoundation, que é parceira da iniciativa e ajudará Pierre na seleção dos projetos e investimento dos recursos.
Batizada de “Vivo à Beira” a iniciativa destinará a verba arrecadada para projetos do Rio de Janeiro e Salvador. Pierre já visitou diversas favelas como Rocinha, Providencia, Prazeres e Complexo da Maré e se emocionou com histórias de vidas de seus moradores. Aos 41 anos, em suas visitas o CEO da LCM Commodities viu ações que o inspiraram e testemunhou a chegada das UPP´s. Em sua opinião a ação do estado gerou sensação de empoderamento local, conquista e sentimento de orgulho, mas no final de 2015, a iniciativa começou a se desintegrar, os traficantes voltaram, a favela ficou dividida e o processo de pacificação perdeu força.

– Tenho visitado meu amigo Charles Siqueira, no Rio, todos os anos e entre 2011 e 2015 as melhorias na comunidade eram visíveis. Ele está muito envolvido no Morro dos Prazeres, onde faz um trabalho incrível com crianças e jovens, porém há poucas alternativas nas comunidades ao tráfico de drogas. Com a escassez de escolas e serviços sociais básicos, pessoas como Charles ou outras lideranças apoiadas pela BrazilFoundation têm de lutar muito para manter as comunidades unidas. Nosso objetivo é ajudá-los a ganhar pequenas batalhas – explica o francês Pieere Lacaze ( 1º a direita na foto de capa), contando que até o momento, 40 mil dólares já foram arrecadados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo