Notícias

Tô na Rede

icon-set-1232558_1280

Necessidade digital virou mania nacional

Você já atualizou seu status nas redes sociais hoje? Quantos vídeos já postou?

Fotos de pratos de comida são postadas antes das refeições no Instagram, mensagens do tipo: “vou dormir” são compartilhadas no Facebook, vídeos desejando uma boa semana se multiplicam pelo what´sApp sem nenhum embaraço ou dificuldade. Mas o que as levam a compartilhar tudo?
A correria do dia a dia de muitos, faz com que as pessoas se utilizem cada vez mais do meio digital para se relacionar com o mundo, que através de grupos de relacionamento, compartilham fotos, confidências, documentos e idéias, de forma a aproximar-se dos amigos, parentes e familiares, mesmo que à distância. O que antes era pontual, como checar os e-mails, elaborar uma pesquisa, verificar a conta bancária, hoje ocorre automaticamente. É no carro durante o engarrafamento, nas ruas ao atravessar, nos restaurantes, nas academias e até nas salas de aula em debates temáticos.
Com o avanço tecnológico dos celulares móveis e a expansão da internet, a informação tornou-se instantânea. Da mesma forma que esta acessibilidade ao mundo virtual é útil, sendo também uma facilitadora de serviços, ela implica em uma questão: ser social e estar social. Para os usuários do “on-line”, em sua maioria, a vida é feita de melhores momentos, com suas convicções editadas, definidas e sustentadas de acordo com a projeção da imagem que querem compartilhar de si próprios, o que não tem que condizer necessariamente com a vida real.
Este ambiente digital traz à tona uma outra questão até mais importante: a dependência virtual. Afinal, qual é o limite do uso saudável? Nem sempre a dependência está associada a quantidade de tempo em que se fica conectado as mídias, mas sim a falta de domínio da vida real. A partir do momento em que o indivíduo deixe as tarefas diárias e o convívio presencial para o segundo plano, pode sim estar acarretando danos à saúde.
Para alguns psicólogos, falar de si mesmo pode até gerar prazer, como se alimentar ou dormir. Porém, advertem quanto à espera de uma possível aceitação do outro. Para outros psicólogos, é preciso saber retirar o de melhor da tecnologia para o nosso dia a dia, pois o problema é exatamente o uso que se faz dela. Sendo assim, é importante manter sempre o equilíbrio e aprender a desconectar. Garantindo assim uma vida emocional saudável, em toda sua plenitude de ser. Com momentos felizes e não tão felizes, mas acima de tudo, repleta de desafios à serem vencidos.
#Achoquevoupostar#oqueacham?

Yve Franco

SIGA-ME EM MINHAS REDES SOCIAIS…

facebook-3

insta_icon_1

twitter

 

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo