Notícias

Você dá atenção para a sua língua?

mertz3

Pensar em saúdo bucal é também pensar na saúde da língua, um órgão de extrema importância para o organismo, já que ela é responsável, por exemplo, por parte do processo digestivo e ajuda a proteger os dentes.

Não cuidar das enfermidades que se manifestam na língua pode acarretar em problemas ainda mais graves. Escovar também esse órgão, todos os dias após cada refeição é essencial para mantê-la limpa e sem o acúmulo de bactérias responsáveis pela formação de aftas e outras feridas que atrapalham todo o processo de mastigação dos alimentos e consequentemente, a digestão.

O uso de um limpador específico para a área e um enxaguante bucal também são indicados para evitar, por exemplo, infecção por fungos, que pode ser detectada por deixar a língua com uma camada “branca”.

Um problema em uma parte do corpo, por mais simples que possa parecer, pode acabar gerando outros ainda maiores. Por exemplo, alimentos que não são bem mastigados por alguém que está com dificuldades para se alimentar devido a um ferimento na boca, chegam “inteiros” no estômago, que acaba sofrendo para digeri-los, o que pode desencadear um quadro de gastrite.

Fique atento com o aspecto da sua língua! Em caso de inchaços, feridas, mudança de cor ou textura procure um especialista. Normalmente, esses casos são direcionados para gastroenterologista, odontologista ou otorrinolaringologista que irão examinar as causas do problema e receitar um tratamento específico para cada tipo de caso, já que essas alterações na língua podem ser indicadoras de estresse emocional, úlcera oral, problemas na tireoide, deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, anemia ou até mesmo câncer. É importante lembrar que a ingestão excessiva de bebidas alcóolicas e o tabagismo são grandes inimigos de uma boca saudável – hábitos que devem ser evitados.

Foto: Divulgação

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo