Notícias

19ª EDIÇÃO DO CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO COMEÇA EM AGOSTO

 

circuito de artes

Evento reunirá mais de 50 atrações, entre ateliês de artes plásticas , moda, artesanato, exposições, circuito musical, infantil e gastronômico

No mês de agosto o bairro do Jardim Botânico terá cores, sons e sabores especiais. O Circuito das Artes do Jardim Botânico chega à sua 19ª edição nos dias 22, 23, 29 e 30, com cerca de 40 ateliês abertos de 12h às 19h em diversas ruas da região, como Lopes Quintas, Pacheco Leão, região do Horto, entre outras.

Nesse período, além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também palestras, workshops, oficinas, apresentações musicais e roteiro gastronômico.

A partir do dia 22, os espaços participantes do evento, entre ateliês de cerâmica, moda, joias e acessórios, design , exposições, pinturas, gravuras, aquarelas e decoração, estarão abertos para receber os visitantes. 

Em 2015, o destaque do evento é o grande número de novos artistas inscritos, o que garante que não faltarão novidades aos visitantes da 19ª edição. Dentre eles, temos o ateliê de acessórios contemporâneos Zóia, que além do trabalho com matérias-primas comuns, utilizam materiais doados por seus clientes para a elaboração de peças; as grifes Matterella, com bolsas exclusivas feitas pela fotógrafa Ana Migliari e Sardina, que apresenta o trabalho da estilista Glória Maria (ex-diretora da loja Richards) em peças com estampas criativas e diferenciadas. Por fim, temos o artista Dalton Romão, com seu trabalho em arte digital, que também realizará a vernissage Fragmentos de Memórias gratuitamente no dia 21 agosto.

O Circuito também reunirá sete lojas, que irão oferecer comércio de antiguidades, roupas, acessórios e joias, enxovais para bebê, design e arte.

A edição conta ainda com atividades dedicadas exclusivamente ao público infantil. Serão três oficinas: Criando juntos, em que pai ou mãe farão um objeto de cerâmica juntos; Estamparia artesanal, com aquarela em tecido e Barro Ilustração/Fotografia, criação de história coletiva, com ilustrações feitas em esculturas de barro.

Para quem já é gente grande também não irão faltar atividades. Oficinas de estamparia artesanal, de cerâmica e queima de raku; vernissage e exposição gratuita; visita gratuita ao Ateliê de restauração das obras do Mestre Valentim; palestra, exibição de filme e bate-papo no estreante XX Vinte Coworking criativo; 3 grupos de boa música no Circuito Musical e visita guiada ao Jardim Botânico são algumas das opções para quem quiser aproveitar ao máximo os finais de semana do evento.

Finalizando a programação, o evento oferece também um circuito gastronômico reunindo oito restaurantes, entre Yumê, Rubaiyat Rio, Couve-Flor , Lorenzo Bistrô e Casa Carandaí, que oferecerão sugestões de menus especiais e descontos para o público durante o evento.

Para visitar todas essas atrações o evento disponibiliza, ao preço de R$ 8,00 /dia  um serviço de vans, que circularão pelas ruas do bairro, passando por todos os ateliês.

Durante os quatro dias, o 19º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 70 artistas, com um grande volume de obras de arte de altíssima qualidade. A expectativa das artistas plásticas e produtoras  do evento, Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo Circuito este ano.

 Sobre o Circuito das Artes do Jardim Botânico

Em 1998, quando o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação, já nasceu com vocação para o sucesso.

Com a coordenação das produtoras e artistas plásticas Cattia Capistrano e Gabriella Civitate reunindo artistas que compartilhavam o fato de seus ateliês e estúdios serem vizinhos do magnífico jardim que leva este nome, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no mundo das artes e uma peça insubstituível no calendário cultural anual da cidade.

Sobre as produtoras do evento

Cattia Capistrano

 Formada em Artes Plásticas com pós graduação em Gestão de moda, Cattia Capistrano acumula experiência nas mais diversas áreas como, publicidade ,artes visuais, design de interiores  musica  e gastronomia. Além de ser uma das idealizadoras do Circuito das Artes do Jardim Botânico, produzir o evento desde sua criação que chega a sua 19º edição, Cattia  ministra cursos de estamparia artesanal para adultos e oficinas de artes para os pequenos no Studio Capistrano .

Gabriella Civitate

Com mais de 20 anos de experiência em Artes Plásticas, Gabriella Civitate é formada em Arquitetura e Urbanismo com especializações nas áreas em Maquete, Escultura em Cimento, Arte Cerâmica dentre outras. Além de ministrar diversos cursos e oficinas para adultos, crianças e empresas, é, desde 1998, uma das coordenadoras e produtoras do Circuito das Arte do Jardim Botânico.

 SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA –  19º  CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO

Data: 22, 23, 29 e 30 de agosto de 2015

Horário: De 12h às 19h

Local:  Por todo o bairro do Jardim Botânico e Horto

Site oficial do evento com toda a programação: http://www.circuitodasartes.com.br

 

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo