Blog do Rio

Dengue no Rio – 35 municípios do Rio de Janeiro registram a epidemia

ALERTA.!!!

É hora de a população do Estado do Rio intensificar ao máximo os cuidados com a dengue: em 35 municípios já há registro de epidemia da doença, segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número representa 38% dos municípios do estado.
A região que registra o maior número de cidades com epidemia é o Noroeste Fluminense, onde quase todos os municípios estão em situação de alerta, com exceção de Varre-Sai. Durante a 10ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 9 de março) foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue em todo o Estado do Rio de Janeiro, sem nenhum registro de óbito, mais de 8 mil casos a mais do que mesmo período de 2012.

Epidemia – Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Veja a lista dos municípios em epidemia de dengue:

Baixada Litorânea: Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D’Aldeia.
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Três Rios.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral e Volta Redonda.
Noroeste Fluminense: Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.
Norte Fluminense: São Fidélis
Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis
Região Metropolitana II: Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá.
Região Serrana: Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu.

Centros de Hidratação – Diante do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde já implantou, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em 30 municípios do estado. As regiões do Noroeste e Médio Paraíba são as que concentram mais centros. Entre os municípios, o que tem mais unidades é Volta Redonda, com oito no total.

A lista completa dos Centros Hidratação está disponível aqui.

Números da doença – No mesmo período de 2012 foram notificados 33.261 casos suspeitos de dengue no estado, com um óbito. Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

(Com informações da Ascom)

Fonte: www.riocotradengue.com.br

Foto: http://www.ksnoticias.com/campanha-contra-dengue-2013/

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo