Notícias

Quais são os alimentos bons para memória?

Uma refeição equilibrada tem ligação direta com uma boa memória. Alguns alimentos são essenciais nesse processo, outros são grandes vilões. Nosso organismo necessita de várias substâncias que não tem capacidade de produzir sozinho, por isso devemos buscá-las na alimentação. A frase “somos o que comemos” está cada vez mais correta de acordo com a nossa nutricionista, Gabriela Marcelino.

Na lista de alimentos que fazem bem para a memória entra o ovo, que para Gabriela é quase completo. “Ele tem bastantes proteínas e vitamina A. Além disso, ela explicou que uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apontou que uma dieta rica em colina, nutriente que aparece na gema, contribui para o nascimento de novas células nervosas”, afirma. Essa é uma das substâncias importantes para memória e não somos capazes de produzi-la. Na clara do ovo também tem a glutamina, um aminoácido fundamental para compor no DNA.

Como saber se tenho problemas de memoria?

E quem risca a gordura do cardápio deve mudar esse hábito. Ela deve ser acrescentada às refeições na forma de peixe de água fria, óleo vegetal e algumas sementes oleaginosas. Todas essas são ricas fontes de ácidos graxos ômega, que fazem parte da célula nervosa. Segundo a nutricionista, estudos mostram que o consumo regular de alimentos fontes deste componente oferece benefícios como a melhora da concentração e da memorização.

Outro que tem sido abolido do prato de algumas pessoas é o carboidrato. “Pode-se dizer que alimentos fontes de carboidratos são combustíveis para o cérebro, pois quando metabolizados são transformados em glicose e ajudam a mente a funcionar de forma clara”, explica Gabriela. Arroz integral, macarrão, pão e frutas são ricos em carboidrato.

De acordo com a nutricionista, minerais como, zinco, magnésio, selênio, cromo, entre outros, reduzem o risco de aparecimento de radicais livres, podem beneficiar o trabalho dos neurotransmissores e ainda protegerem o cérebro do efeito tóxico de substâncias químicas. Alguns alimentos fontes destes minerais são:  os cereais e grãos integrais, oleaginosas, como nozes, castanhas, linhaça e ainda ovos, pescados, ostras, mariscos, levedo de cerveja, entre outros.

fonte autorizada: Congelados da Sônia

Congelados da Sonia®
Tel.: (21) 3461-9779 | SP: 08000240083

www.congeladosdasonia.com.br

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo