Blog do Rio

Apagão de mão de obra: veja como fugir deste risco

Criação de universidades corporativas é uma das soluções das empresas para não correr este risco. Encontro no dia 5 de junho vai mostrar alguns dos principais cases do setor de energia

O crescimento do país nos últimos anos coloca a área de infraestrutura em xeque. No setor de energia, por exemplo, é necessário investir pesado para expandir e diversificar a matriz, incluindo aí o uso de novas fontes como eólica e a solar, e tecnologias como os veículos elétricos e redes inteligentes. Só que para sustentar o ritmo de evolução dos investimentos é preciso enfrentar o risco de apagão de mão de obra, tão propalado por governantes, empresários, especialistas, acadêmicos e a mídia, com seguidas reportagens.

Nos segmentos de geração, distribuição e transmissão de energia, algumas empresas buscam na formatação de universidades corporativas o caminho para não correr o risco de afetar suas operações e negócios. Um exemplo é a AES Eletropaulo, que investiu num programa para formar 2,5 mil técnicos diante da falta de mão de obra qualificada.

Assim como a AES Eletropaulo, Eletrobras, Petrobras, Cemig, Light, CPFL Energia, Alstom, Eletronorte, Itaipu e Eletronorte são bons modelos para quem busca ter dentro de casa um programa de formação, qualificação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

Você poderá conhecer alguns dos principais cases do setor no 1º Encontro Brasileiro de Universidades Corporativas do Setor de Energia que o Portal Ambiente Energia promoverá no dia 5 de junho, no Rio de Janeiro. Já estão confirmadas as presenças de representantes das seguintes empresas: Eletrobras, Cemig, Light, AES Eletropaulo e Alstom.

Este não é apenas um evento, mas sim uma grande aula de como é possível fugir do apagão de mão de obra. Não perca, pois sua presença vale ponto!

Programação do Encontro

08: 30 – 09:00 | Credenciamento09:00 – 10:30 | Mesa de Abertura – Mudanças mercadológicas, tecnológicas e regulatórias: os desafios para a capacitação profissional no setor de energiaO grande objetivo desta mesa de abertura é discutir e apontar soluções para equacionar o problema de falta de mão-de- obra para o setor de energia, destacando as necessidades das áreas de planejamento, operação, regulação e empresarial.Serão convidados para compor esta seção do evento representantes das seguintes empresas ou entidades:
– Ministério de Minas e Energia (MME)
– Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
– Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
– Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
– Eletrobras
– Petrobras10:30 – 11:00 | Coffee Break

11:00 – 12:30 | Painel 1: Experiências de educação corporativa: o modelo de universidade setorial

Serão convidados para compor este painel representantes das seguintes empresas:
– Universidade Corporativa da Eletrobras (Unise)
– Universidade Corporativa da Petrobras
– UniverCemig
– Universidade Corporativa da Alstom

12:30 – 14:00 | Almoço (oferecido a todos os participantes)

14:00 – 15:30 | Painel 2: Universidade Corporativa na gestão de pessoas e compartilhamento do conhecimento: o desenvolvimento do capital humano

Serão convidados para compor este painel representantes das seguintes empresas:
– Academia Light
– Universidade Corporativa de Itaipu (UCI)
– Universidade Corporativa da CPFL Energia
– Universidade Corporativa da AES Eletropaulo

15:30 – 17:30 | Painel 3: Empresas versus academia: a visão das necessidades do mercado

A parceria das empresas com as universidades tradicionais é um ponto chave no processo de formação e capacitação de recursos humanos qualificados para o setor de energia elétrica. Este painel vai debater os caminhos para melhorar esta relação, via desenvolvimento de universidades corporativas, abordando questões como: Quais são, hoje, as necessidades do setor de energia diante das novas tecnologias e das mudanças de mercado? O que falta nas universidades para atender o setor?

Serão convidados para compor este painel representantes das seguintes empresas:
– Universidade Corporativa da Eletronorte
– Educorp/Abdib – Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base
– Coppe/UFRJ
– PUC/Rio

1º Unicorp Energia – Encontro Brasileiro de Universidades Corporativas do Setor de Energia

Data: 05 de junho de 8h às 17h
Hotel Windsor Excelsior
Av. Atlântica, 1800 – Copacabana – Rio de Janeiro

Inscrições e informações: 21 3872-0355
http://www.UnicorpEnergia.com.br

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo