Notícias

"Autopeças 2 – Peças de encaixar" últimas apresentações

Espetáculo é resultado de oficina realizada pela Cia. dos Atores

O espetáculo “Autopeças 2 – Peças de encaixar”, que estreou em maio do ano passado, vai ganhar uma versão atualizada a partir do dia 24/5, na Caixa Cultural. “Autopeças 2.1” reúne praticamente o mesmo elenco da primeira temporada e é fruto de uma das oficinas de dramaturgia realizadas pela Cia. dos Atores que busca novos talentos nas diversas áreas que um espetáculo de teatro comporta. Dirigido por Cesar Augusto e Susana Ribeiro, o projeto reúne seis peças incompletas que são “encaixadas” durante a encenação. Entre os envolvidos estão atores, autores, diretores, técnicos e dramaturgos.

Os textos são os mesmos, mas de acordo com Cesar Augusto, trata-se de uma “peça-processo” e isso possibilita retrabalhar algumas cenas. “Assim como no SESC, estaremos num teatro de arena. É o mesmo espetáculo revisitado com uma potência maior, mais lapidado”, explica.

As peças compostas possuem características próprias e algumas ganharam contornos mais teatrais, outras mais musicais ou visuais. “Papo de mineiro” tem texto de Suzana Nascimento e Raquel Alvarenga; “Tem um fantasma atrás de mim” também é de autoria de Suzana Nascimento. “Marcel e Marceau” foi escrita por Diogo Liberano e “Tatu” por Monica Sólon a partir do texto de Jaderson Fialho. João Rodrigo Ostrower assina “Primeiro eu”, enquanto “Aquilo que fica” é de Alexandre Rudáh. “BIZIU: eu quase te amei de verdade” é de José Caminha.

A ideia de montar um espetáculo como resultado das oficinas surgiu em função da qualidade criativa dos textos oriundos da oficina de dramaturgia. Os profissionais envolvidos no projeto – Bel Garcia, César Augusto, Marcelo Olinto e Susana Ribeiro – perceberam a necessidade de continuar esse processo por meio de um espetáculo. “Uma oportunidade de estar perto, mais uma vez, com a nova geração de criadores. Isso me oxigena, me traz motivação para criar e encontrar caminhos para a cena, um olhar mais aguçado. Sinto-me responsável pelo que é gerado aqui”, diz César. Para Susana Ribeiro, a empreitada lhe dá a possibilidade de repensar dramaturgia. “Talvez a gente não esteja falando pela perspectiva do ator, ou do processo de construção, mas do lugar, do que constitui o teatro, de quem vive nele, ou dele”, explica.

Além da oficina que originou “Autopeças”, a Cia. dos Atores já desenvolveu oficinas em São Paulo e estuda a possibilidade de desenvolver o mesmo trabalho em Recife e Curitiba ainda este ano.

“Tentamos formar um grupo heterogêneo, em questões de formação, e de origem. Jô Bilac, Pedro Brício e Vadim Nikitim contribuíram com sua experiência, principalmente a da dramaturgia da cena. Criamos uma metodologia arriscada, pois dependia da qualidade do material levantado, ou seja, só daria certo se os alunos estivessem dispostos. Resumindo: o material levantado foi tão surpreendente, não só pela quantidade, mas também pela qualidade, que tornou-se inevitável transformar isso em um espetáculo. Mais uma dolorosa seleção: 11 atores /3 dramaturgos /1 preparador corporal / 1co-diretor /1 assistente /1 dramaturgo de objetos. Reverenciamos o acaso e apostamos no caos para criar a partir disso. Caos não quer dizer bagunça. Pelo contrário, quer dizer encaixe, pulsação. E encontro. Isto quer dizer muito trabalho, muitas cabeças pensando, muitas mãos escrevendo, riscando. Muitas perguntas no ar e muito prazer. Peças de Encaixe é a cara da Cia dos Atores.”
Bel Garcia-Cia. dos Atores

Ficha técnica:

Textos – Oficina de dramaturgia
Elenco – Ana Abbott, João Rodrigo Ostrower, Jonas Gadelha, Mariana Nunes, Suzana Nascimento, Tracy Segal, Raquel Alvarenga, Eduardo Almeida, Átila Calache, Alex Pinheiro
Direção – Cesar Augusto e Susana Ribeiro
Codireção – Diogo Liberano
Dramaturgia – Bel Garcia
Cenário – Bia Junqueira
Figurino – Patricia Muniz
Iluminação – Paulo César Medeiros
Trilha sonora – Rodrigo Marçal
Programação visual – Radiográfico
Assessoria de imprensa – RPM Comunicação
Realização – Cia dos Atores
Assistente de Produção – Leo Freire
Produtor Executivo – Yuri Chamusca
Direção de Produção – Felipe Argollo
Produção – Sapo Produções Artísticas e Culturais Ltda

Peças:

“Papo de Mineiro” – Texto de Suzana Nascimento e Raquel Alvarenga
“Tem um fantasma atrás de mim” – Texto de Suzana Nascimento
“Marcel e Marceau” – Texto de Diogo Liberano
“Tatu” – Texto de Monica Solon e Jaderson Fialho
“Primeiro eu” – Texto de João Rodrigo Ostrower
“Aquilo que fica” – Texto de Alexandre Rudáh
“BIZIU: Eu quase te amei de verdade” – Texto de José Caminha

Serviço:

Temporada: de 24 de maio a 3 de junho de 2012
Horário: de quinta a domingo, às 19h
Local: Caixa Cultural – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, n° 25, Centro
Telefone: 2544-4080
Capacidade: 226 lugares
Ingressos R$20 (inteira) R$10 (meia)
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia dramática

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo