Notícias

Campanha arrecada sangue para o INC, em Laranjeiras

Amanhã, dia 11, será realizada a 9ª edição da Manhã Solidária, ação que visa arrecadar bolsas de sangue para o Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O INC é referência do Ministério da Saúde em cirurgias de alta complexidade e transplantes de coração.

Banner_evento Manha Solidário

Para participar da campanha é necessário estar saudável; ter idade entre 18 e 67 anos; pesar mais de 50 kg; não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres) e apresentar documento oficial com foto.

Na ação, também será arrecadado leite em pó integral para a Associação Saúde Criança Ilha, instituição que cuida das crianças carentes com lábio leporino atendidas no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador. O leite é necessário porque, muitas vezes, a fenda facial característica da doença dificulta a amamentação no peito da mãe e torna os pequenos mais suscetíveis à desnutrição.

​​O evento acontece entre 8h e 12h, no Centro Educacional Miraflores, na Rua das Laranjeiras, 543​

Solidariedade também se aprende na escola
Campanha vai arrecadar doações para o Instituto de Cardiologia de Laranjeiras

Pedro, de sete anos, já aprendeu nas aulas de ciência a importância do sangue na manutenção da vida. Agora, ao lado do pai, que participa da campanha de doação de sangue na escola, ele vai aprender na prática que o coração, além de bombear o precioso “líquido”, tem funções que se materializam na forma de generosidade.

O nome fictício do menino pode ser substituído pelo de dezenas de alunos e alunas do Centro Educacional Miraflores que, anualmente, acompanham os pais na Manhã Solidária, ocasião em que a escola abre suas portas para receber a comunidade escolar e do entorno em prol do Hemonúcleo do Instituto de Cardiologia de Laranjeiras (INC). A próxima edição acontece no dia 11 de abril, das 8h às 12h, na unidade Laranjeiras​ – Rua das Laranjeiras, 543.

A Manhã Solidária — realizada desde 2006 pelo site Bairro de Laranjeiras e parceria com outras entidades — tem possibilitado a coleta média de 95 bolsas de sangue a cada ano. Ações como esta são importantes porque possibilitam aumentar o número de doações. Estima-se que o volume obtido quando há iniciativas externas seja até 700% superior ao de um dia normal.

Também será arrecadado leite em pó integral para a Associação Saúde Criança Ilha, instituição que cuida das crianças carentes com lábio leporino atendidas no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador. O leite é necessário porque, muitas vezes, a fenda facial característica da doença dificulta a amamentação​ no peito da mãe​ e torna os pequenos mais suscetíveis à desnutrição.
Outras atividades

Quem comparecer ao evento poderá, ainda, visitar a exposição “Nosso Coração Bateu mais Forte”, na qual serão apresentados os trabalhos que os alunos do Ensino Fundamental produziram para consolidar os conhecimentos sobre temas como o sistema cardiovascular, fatores sanguíneos, a importância dos exercícios físicos e dos demais cuidados com o coração. Além disso, haverá shows da Camerata Laranjeiras e Rio Música.

Saiba o que é preciso para ser um doador:
• Levar documento oficial com foto
• Ter idade entre 18 e 67 anos
• Pesar mais de 50 Kg
• Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
• Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, malária nem doença de chagas
• Não ser portador de doenças crônicas e/ou de coração, pulmão, rim ou pele
• Não ter comportamento de risco
• Não ser usuário de drogas
• Não ser hipertenso em uso de medicação
• Não ter tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano
• Se mulher: não estar amamentando ou grávida
• Estar saudável e se sentindo bem

SERVIÇO:
IX Manhã Solidária – Doação de Sangue no Miraflores
Dia: 11 de abril (sábado)
Horário: 8h – 12h
Endereço: Centro Educacional Miraflores – Unidade Laranjeiras
Rua das Laranjeiras, 543 – Laranjeiras

​Por: Thalita Linhares – RM Comunicação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo