Notícias

Carioca 2019 traz novidades

Foto: Pixabay

A presente temporada caminha a passos largos para o fim e o Campeonato Carioca, troféu cuja disputa inaugura o ano de 2019, está aí à porta. A próxima edição de um dos dois Estaduais mais importantes do Brasil vai ter alterações nesse ano.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) já se reuniu para organizar a próxima edição do Campeonato Carioca, prova que vai ter mudanças em 2019. Após um ano de 2018 marcado pela realização da Copa do Mundo, o início da disputa do Carioca 2019 está previsto para o dia 22 de dezembro e a competição terminará em 21 de abril.

Em termos estruturais, a competição vai continuar a ser disputada em duas fases distintas, com a divisão entre Taça Guanabara e Taça Rio. No entanto, caso um só emblema consiga vencer ambas as fases do torneio, se classificará automaticamente para a final do Campeonato Carioca, remetendo os quatro melhores colocados da classificação geral para a disputa de uma semifinal. Nesse caso, ao invés de um sistema de ida e volta, se assistirá a uma final a título de jogo único. Caso esse cenário não se verifique, as equipes somente estarão apuradas para as semis do Campeonato Carioca. Na Guanabara, se mantém o sistema de todos contra todos dentro de um só grupo. Já na Rio, as equipes serão dividades em dois grupos distintos e se enfrentarão de forma cruzada.


Novidades
Outra das novidades prende-se com a nova designação atribuída ao troféu. O vencedor do Carioca conquistará a taça Zagallo.

Seguindo a tendência da maioria dos campeonatos estaduais, o campeonato Carioca 2019 vai contar com a introdução do VAR (árbitro de vídeo) em pelo menos dez jogos, justamente nas semis e finais, tanto de ambos os turnos quanto da fase final. Para que o número de torcedores na arquibancada aumente, os “clássicos” se disputarão ao final de semana, exceção feita à final da Taça Rio que deverá ser disputada a uma quarta-feira.

O torneio vai arrancar com a disputa da fase seletiva a 22 de dezembro de 2018. América, Americano, Goytacaz, Nova Iguaçu, Macaé e Resende serão os seis times na briga. Dois se classificarão para a fase principal, quatro tentarão evitar o rebaixamento.

A fase principal, cujo pontapé de saída está marcada para 19 ou 20 de janeiro, vai ter dois grupos distintos (B e C). As melhores odds para os jogos do torneio poderão ser encontradas no portal da Betway, que disponibiliza diversos mercados para a competição. No grupo B vão estar Fluminense, Portuguesa-RJ, Madureira, Vasco da Gama, Volta Redonda e ainda o 2º colocado da fase seletiva, ao passo que no grupo C vão estar Bangu, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Flamengo e o time melhor colocado
na fase seletiva.

Primeira rodada
A primeira rodada não terá confrontos de grande destaque. O Fluminense enfrentará o Volta Redonda, o Madureira vai medir forças com o Vasco da Gama, o Flamengo com o Bangu e o Cabofriense com o Botafogo, enquanto a Portuguesa ainda aguarda adversário – vai encarar o 2º colocado da seletiva – e o Boavista também – vai enfrentar o 1º colocado da seletiva.

Vencedores
A última edição do campeonato Carioca foi conquistada pelo Botafogo, time que levou de vencida a formação do Vasco da Gama na decisão através da marcação de pênaltis. Em termos absolutos, o Flamengo continua a ser o emblema que mais vezes venceu o Campeonato Carioca com um total de 34 títulos conquistados, o último deles em 2017. O Fluminense surge logo a seguir com 31 edições conquistadas, a mais recente em 2012, e o Vasco da Gama é terceiro nesse ranking por conta da conquista de 24 edições da prova.

Nesse ano, o Botafogo vai em busca do bicampeonato, algo que já conseguiu em três ocasiões (1961/62, 1967/68 e 1989/90). O “Fogão” é o segundo time que mais vezes conquistou o Estadual em duas ocasiões consecutivas, perdendo apenas para o Vasco da Gama nesse domínio.

https://youtu.be/spBsvPktSyY

O primeiro grande clássico da temporada vai colocar frente a frente os times do Botafogo, campeão em título, e do Flamengo, na terceira rodada da Taça Guanabara, a 26 ou 27 de janeiro de 2019.

As semis do campeonato Carioca estão agendadas para o final de semana de 6 e 7 de abril, ao passo que a ida da decisão se disputará a 14 e a volta a 21.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo