Esporte

Cariocas dominam no cenário do poker brasileiro

Cariocas dominam no cenário do poker brasileiro

Resultado de imagem para Marcelo Mesqueu

O poker carioca já tem uma tradição a ser cultivada no poker brasileiro. Em 2013, por exemplo, a seleção estadual foi a grande campeã do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE), evento realizado paralelamente ao Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). Conquistar o evento estadual mais importante das cartas do país ajudou a alavancar a força do poker carioca e desde então alguns competidores do Estado têm tido excelentes resultados.

A principal referência é sem dúvida Marcelo Mesqueu. Há tempos como um dos principais postulantes ao título do ranking geral do BSOP, o carioca vem dominando em 2019 de maneira avassaladora.

Após três etapas do BSOP (Puerto Iguazu, São Paulo e Salvador), o carioca lidera o ranking geral com 2.195 pontos. Principal circuito de poker da América Latina, o BSOP é composto por sete etapas e quase metade do campeonato já foi completado.

Com uma liderança de mais de 400 pontos sobre o segundo colocado (Guilherme Trevisan Costa), Mesqueu já tem uma vantagem considerável. Apesar de não ser o suficiente para poder cravar como provável campeão, basta só ele manter certa regularidade para conquistar o título mais importante do poker sul-americano.

A tradição do carioca é bem grande no BSOP. Em 2017, ele liderou o circuito por boa parte da temporada, mas perdeu na reta final para o paranaense Affif Prado. Na ocasião, Mesqueu venceu o ranking geral do Omaha, modalidade paralela à principal (Texas Hold’em).

“Eu pretendo focar mais nos torneios um a um, sem jogar multitable, para tentar puxar o máximo de pontos em cada torneios e distanciar. Até julho, que vai ser a quinta etapa, eu pretendo ter, se tudo der certo, uns 600 pontos à frente”, afirmou em entrevista ao site Superpoker.

Com o foco grande, o carioca aponta que a vontade de conquistar o ranking geral do BSOP é até maior do que vencer a World Series of Poker — maior circuito do planeta. “Eu tenho dois grandes objetivos, o maior é ser Campeão Brasileiro, mais até do que conquistar um bracelete da WSOP. Todo mundo quer ir para Vegas ganhar um bracelete, mas esse não é o meu sonho. Claro que a segunda opção é essa, mas o meu grande foco é o BSOP, onde tenho vários jogadores amigos muito bons”, completou Mesqueu.

Cariocas que brilham no poker online

O poker é disputado sob duas categorias: “ao vivo” em que são competições jogadas por jogadores em estabelecimentos físicos e “online” em que os atletas da mente se enfrentam virtualmente sob alguma plataforma digital especializada nisso. O Rio de Janeiro tem craques em ambas variações.

Apesar do Rio de Janeiro não ter uma referência no poker online como o mineiro João Simão, um dos melhores do mundo no online, o Estado conta com bons jogadores nessa modalidade. O principal deles é Rodrigo Valente, que atualmente está entre os 50 melhores do Brasil.

Resultado de imagem para Rodrigo Valente poker

Conhecido nas mesas virtuais como “rodrigorpv”, o jogador da capital do Estado já é bem experiente no poker online. Em 2015, por exemplo, Valente ficou entre os 75 melhores do mundo — um efeito extremamente difícil de conseguir devido ao equilíbrio do poker online.

Outro carioca que vem logo atrás de Valente no que diz respeito ao poker online é João Henrique Sydens. Nas mesas virtuais, os seus oponentes o conhecem como “sydens”. Entre os 55 melhores do país, ele já tem mais de US$ 1.5 milhão conquistado numa carreira que já dura muitos anos.

Ele faz parte do time de craques do Samba Poker Team, um dos mais conceituados do país e que tem instrutores de primeira categoria como Kelvin Kerber e Fabiano Kovalski. Com muita moral no cenário do poker brasileiro, Sydens certamente está entre os principais do país.

Lugares para jogar no Rio de Janeiro

Para os que gostam de jogar poker em ambientes físicos ou querem aprender com instrutores profissionais as nuances da modalidade, há algumas confrarias especializadas para a prática do poker na capital do Estado.

Uma dos mais conhecidas é certamente o Rio Poker Clube. Localizado na Rua Álvao Alvim, esse clube já é bem tradicional. “Inaugurado em 2013, através do sonho de revolucionar o esporte no Estado, o Rio Poker Clube é um espaço recreativo e destinado ao entretenimento, onde você encontra amigos em um ambiente descontraído e totalmente familiar”, aponta a descrição oficial no site.

O Rio Poker Clube só fecha aos domingos. Entre segunda a sábado, o clube abre entre 16h às 5h.

Já o River Texas é outro bem-conceituado. Essa casa de poker está localizada na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, e fica aberta todos os dias da semana entre 16h às 5h. Assim como o Rio Poker Clube, lá acontecem torneios frequentes para diferentes níveis de jogadores.

“Visamos proporcionar aos nossos associados um novo conceito na realização de torneios. Desta forma, garantimos aos competidores uma integração constante, ao passo que estes terão disponíveis durante a semana, uma grade de torneios capaz de oferecer eventos onde competidores iniciantes e competidores conhecidos do esporte no Rio de Janeiro possam competir em igualdade de condições e trocar informações sobre o esporte”, aponta a descrição oficial no site.

É justo afirmar que o Rio de Janeiro é um dos principais Estados do país no poker. Com competidores que estão entre os melhores do Brasil, versatilidade entre os grandes praticantes cariocas e clubes de primeira linha para praticar essa modalidade, o Rio de Janeiro é o lugar certo para aprender sobre esse esporte da mente e, eventualmente, se tornar um profissional das cartas.

Por: Alana Moreira.
Foto: Divulgação

O Rio Noticias não se responsabiliza pelas informações contidas neste artigo. Toda a responsabilidade é do próprio autor e dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente à ele.Email: [email protected]

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo