Notícias

CIA BRASILEIRA DE BALLET REALIZA ESPETÁCULO A PREÇOS POPULARES

ballet
Apresentação neste final de semana terá a presença do 1º bailarino do Ballet Sodre, do Uruguai, Gustavo Carvalho

A Cia Brasileira de Ballet fará uma apresentação especial no fim de semana, no Teatro João Caetano. Os bailarinos vão encenar os espetáculos “Paquita Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”, dois grandes clássicos do gênero dentro do evento Compartilharte, realizado pela Prefeitura do Rio. O “Noite de Walpurgis”, que será apresentado pela primeira vez no Rio, terá a participação do bailarino Gustavo Carvalho. Aos 20 anos, ele se formou pela CBB e hoje é primeiro bailarino do Ballet Nacional Sodre, no Uruguai.

“O povo carioca está muito carente de ver grandes montagens de repertório e esta é uma oportunidade de dar acesso ao público, com preços populares e com a participação de um bailarino do naipe do Gustavo Carvalho. Ele vem dançar por amor ao projeto e para ajudar a companhia em que foi criado, pois não temos patrocínio”, conta o diretor da Cia, Jorge Texeira.

Atualmente, a companhia é formada por 40 bailarinos profissionais, sem falar no projeto Aprendizes, um celeiro de talentos que conta com 140 jovens. Mais de 50 bailarinos que passaram pelo projeto e foram formados por Jorge Texeira hoje se encontram em grandes companhias aqui e no exterior. Jorge lembra que dois oito bailarinos que fazem o papel principal na montagem “O Lago dos Cisnes”, em cartaz no Theatro Municipal, cinco passaram pelo projeto.

“O que nos dá força é a realização desses bailarinos. Há 15 anos administro a companhia com recursos próprios. Tirando o Theatro Municipal, a única companhia que dança clássico somos nós. Quem sabe essas apresentações sensibilizem algum empresário presente para que venha apoiar o projeto?”, diz Jorge.

Sobre a Cia Brasileira de Ballet
Criada em 1967 no Rio de Janeiro, a Cia Brasileira de Ballet é hoje uma das companhias clássicas nacionais com o maior prestígio e em 2016, completa 15 anos de atuação depois de ser assumida por Jorge Texeira. A CBB é a companhia clássica nacional com maior projeção no exterior: se apresentou na Argentina, México, Estados Unidos, Suíça, China, Mônaco, Israel e Colômbia e realizou apresentações ao lado companhias como o Kirov (Rússia), Ballet Nacional de Cuba e Visky. A seriedade e o profissionalismo do trabalho com seus bailarinos são reconhecidos também pelos prêmios nos principais festivais de dança do mundo. É recorde absoluto em primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville, onde recentemente foi agraciado com um prêmio artístico especial, e acumula premiações no Youth American Grand Prix (Nova York), Prix de Lausanne (Suíça), Beijing International Ballet Invitation (China) e USA/IBC International Ballet Competition (Jackson). Desde que foi assumida por Jorge Texeira, a CBB desenvolve em paralelo projetos artísticos, didáticos e sociais de formação de talentos, sendo apontada como o principal celeiros de jovens bailarinos do Brasil. No palco, a Cia Brasileira de Ballet traz os seus jovens bailarinos profissionais e os aprendizes.

Serviço: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/nº, Centro, Rio de Janeiro. Sábado, dia 18, às 19h. Domingo, dia 19, às 16h. Ingressos: R$ 10 (inteira).

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo