Notícias

Companhia do Latão apresenta laboratório de teatro épico no Rio de Janeiro 

 ciadolatao

 

O renomado grupo de teatro de São Paulo Companhia do Latão traz ao Rio de Janeiro um laboratório de teatro épico inspirado na tradição brechtiana. Entre os dias 12 e 14 de junho, o diretor Sérgio de Carvalho e a atriz Helena Albergaria apresentam na Casa da Glória (Ladeira da Glória, 98) o trabalho desenvolvido pela companhia, a partir de uma reflexão crítica sobre a sociedade atual, para atores profissionais e pessoas relacionadas ao teatro. O curso produzido pelo Varal das Artes será sexta – 18h às 22h -, sábado e domingo – 10h às 18h –, o investimento é de R$ 700,00 e as inscrições são pelo site: www.varaldasartes.com .

“O trabalho de pesquisa de linguagem experimentado pela Companhia do Latão não é comum no teatro carioca. Por isso considero um privilégio poder trazê-los para esse curso. A ideia é proporcionar aos atores daqui um processo de aprofundamento no teatro contemporâneo, voltando o olhar para como está sendo pensada a atuação. O grupo prioriza um trabalho politizado, problematizando as organizações sociais e econômicas do nosso tempo. É isso que buscamos  oferecer no processo de formação de artistas ao produzir esse curso no Rio”, explicou Thiago Chagas, sócio da Varal das Artes.

Um dos pressupostos do teatro épico é o efeito de estranhamento por parte do espectador. O ator não busca a identificação plena com a personagem e o cenário expõe toda a estrutura técnica deixando claro que aquilo é teatro, e não a realidade. O enredo se desenvolve sem uma linha cronológica entre as cenas, procurando evitar o envolvimento do ator e do público na trama, causando estranhamento a tudo que é visto como natural. A ideia é despertar uma visão crítica do que se passa, sem levar ao desfecho dramático natural.

“Brecht foi e continua sendo profundamente necessário artística e politicamente, quebrando barreiras estilísticas da imitação e ilusão e trazendo um ator crítico, provocador de uma interlocução com uma plateia pensante. Esse curso é destinado a atores, pessoas de teatro e fazedores de arte em geral”, completou Pâmela Côto, sócia da produtora.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo