Dicas & Curiosidade

Curiosidades sobre o Rio de janeiro que você precisa conhecer

A cidade que estará completando 456 anos no próximo dia 1° de Março, possui muitas curiosidades, histórias, fatos para você se orgulhar e dados para refletir

Então, para comemorar os 456 anos de nossa Cidade Maravilhosa, escolhemos algumas curiosidades sobre o Rio de janeiro que você precisa conhecer.

Sempre foi capital

01 – Primeiramente, vamos falar de sua importância ao longo da história. Em 1763, tornou-se a capital do Brasil, fato que durou até 1960, com a mudança para Brasília. Em 1808 se tornou a sede de todo império português por causa da fuga da monarquia portuguesa para o Brasil, ficando até 1815. De 1815 a 1821, foi capital do império.

02 – Com quase 44 mil quilômetros quadrados, o Rio de janeiro é o terceiro menor estado brasileiro. Por outro lado, com mais de 17 milhões de habitantes, o Rio de janeiro é o terceiro mais populoso.

03 – Sua capital, Rio de janeiro, com 6,7 milhões de habitantes, é a segunda cidade mais populosa do país, atrás apenas de São Paulo. Assim, 23% da população mora nas favelas, o correspondente a 1,4 milhão de pessoas. Em suma, existem em média quatro favelas para cada bairro.

Importância no Turismo

04 – Outros números que impressionam: O Rio de janeiro é a cidade que mais recebe turistas em todo os Brasil e no hemisfério sul.

05 – Copacabana é a praia Carioca mais conhecida do mundo. Da mesma forma, existe uma cidade da Bolívia de nome igual. E, na língua indígena local (quíchua), Copacabana significa mirante do azul. Ou seja, do alto de seus hotéis, e com a linda cor de suas águas, podemos dizer que a nossa Princesinha do Mar também pode ser chamada de “Mirante do Azul”.

Curiosidades sobre o Rio de janeiro que você precisa conhecer
imagem: charlesmackaycm
https://pixabay.com/pt/users/charlesmackaycm-3188580/
Pixabay License / Grátis para uso comercial
Atribuição não requerida

06 – O Cristo Redentor, com os seus 38 metros de altura, é uma das sete novas maravilhas do mundo. Figuram ao lado dele, a grande muralha da China, a cidade de Machu Picchu no Peru, a cidade mexicana de Chichén Itzá, o mausoléu de Taj Mahal, na índia, a cidade de Petra na Jordânia, e por fim, o coliseu na Itália.

07 – Ainda mais sobre a estátua do Cristo Redentor. Ela foi construída em homenagem aos seis anos de independência do Brasil. Só que a sua construção precisou de ajuda financeira para ser concluída. A estátua foi totalmente custeada por doações por quase dez anos. Em seu projeto original, o Cristo segurava uma cruz e um globo terrestre, mas o projeto foi alterado a gosto popular, que preferiu a ideia dele com os braços abertos.

Curiosidades sobre o Rio de janeiro que você precisa conhecer
imagem: nuno_lopes
https://pixabay.com/pt/users/nuno_lopes-27925/
Pixabay License / Grátis para uso comercial
Atribuição não requerida

08 – Com 108 anos de idade e transportando uma média de 1.360 pessoas por hora, o Bondinho do Pão de Açúcar é considerado o teleférico mais seguro do mundo. Em suma, o passeio é muito bonito, emocionante e extremamente seguro.

A origem do nome

09 – O nome “Carioca” pode ter mais de uma origem. Isso porquê existem diversas fontes registradas no passado. Vamos à elas:
A tese mais divulgada é que Carioca signifique “casa de homem branco”, com a junção de ‘kari’ ou kara’iwa (homem branco) + oka (casa).
Porém, esta tese não é mais defendida atualmente, pois não foi encontrado nenhum registro de que os indígenas chamassem os europeus de “cari”.
Igualmente, “Kariók” era nome de uma antiga aldeia tupinambá, que habitou numa região próxima ao Outeiro da Glória, aonde existia uma Foz do “Rio Kariók”. Dessa forma, o nome “Kariok” teria origem no idioma tupi-kariîó (dos índios carijó) e “oka” realmente significava casa. Então, o provável significado de “Carioca” seja “casa de índio carijó”.

10 – Outro nome de origem indígena: Jacarepaguá vem do tupi e significa lagoa baixa dos jacarés. Então, o bairro de Jacarepaguá possuía uma lagoa baixa, repleta de jacarés!

11 – O nome Maracanã se origina do tupi. Maraka’nã significa papagaio e pode ter relação direta com os antigos frequentadores desse rio (os Papagaios). Há relatos que estas aves habitavam o bairro, e até hoje são vistas, mas as atuais são moradoras do Jardim Zoológico, localizado na Quinta da Boa Vista. As garças também são vistas voando pelo bairro, apesar de também morarem no Zoológico do Rio.

Curiosidades sobre o Rio de janeiro
imagem: Heibe
https://pixabay.com/pt/users/heibe-1753551/
Pixabay License / Grátis para uso comercial
Atribuição não requerida

12 – O Estádio Mário Filho, construído para sediar os jogos do Brasil na Copa de 1950, ganhou o nome popular de Maracanã. Considerado o maior estádio do Mundo, já recebeu plateias gigantescas, como Brasil x Paraguai (1969) 195.513 pessoas, e o Fla-Flu (1963) 194.603 pessoas.

O clima do Rio

13 – O estado do Rio de janeiro é associado ao seu belo litoral e pelo calor intenso, que já fez derreter uma caixa d´água! Por outro lado, já fez nevar no Parque Nacional do Itatiaia ( em 1983 e 1985 ). No Rio de janeiro fica o pico das agulhas negras com 2.791 metros de altitude, assim, é o quinto pico mais alto do brasil.

14 – Ainda mais: Na ilha de paquetá existe um baobá (árvore de origem africana) raríssimo no brasil. Esse baobá é apelidado de Maria gorda por causa do seu avantajado diâmetro…

Ah Realengo, bem a cara do Rio

15 – “Dizem” que o nome do bairro Realengo surgiu da junção das palavras Real + Eng°(Engenho), nome muito visto nas placas do bairro e também nos bondes.
Então, pular de Real Eng° para Realengo, foi só uma questão de tempo.

16 – A origem do nome da Cidade do Rio de Janeiro: Em 1º de janeiro de 1502, os portugueses aportaram na Baía de Guanabara e imaginavam que a Baía se tratava de um grande rio, e chamaram esse rio de Rio de janeiro, por causa da data. A sua fundação e o nome definitivo: A cidade do Rio de janeiro foi fundada em 1º de março de 1565 e recebeu o nome de São Sebastião do Rio de janeiro. São Sebastião em homenagem ao rei de Portugal (Dom Sebastião) e Rio de Janeiro, uma alusão ao “Grande Rio”.

Etimologia

17 – Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é chamado de Fluminense, mas quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de Carioca.

18 – As girias mais faladas pelos Cariocas são: 0800, Arroz, Bolado, Bombando, Brotar, Caído, Caô, Caraca, Crowdeado, Dar bolo, Deu ruim, É nóis, Formou, Irado, Maneiro, Marcar um dez, Mec, Menor, Mermão, Meter o pé, Na mão do palhaço, Papo reto, Parada, Partiu, Paulista, Pega a visão, Pela saco, Perdeu a linha, Piar, Ralar peito, Sangue bom, Tá na Disney, Trocar uma ideia, Vacilar, Vaza, Zero-bala.

19 – Você sabia que o primeiro Mac Donald’s da América do Sul foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro? Para ser mais preciso, na rua Hilário Gouveia número 74, Copacabana, Rio de Janeiro.

O Brasão da bandeira

20 – Na bandeira da cidade do Rio, sua simbologia tem a seguinte interpretação: no brasão de armas, a cor azul do escudo representa lealdade, as três setas cruzadas no centro marcam o suplício de São Sebastião, padroeiro do Rio, e os ramos de carvalho e de louro, simbolizam a força e a vitória, respectivamente.

21 – O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do brasil, representando 74 por cento de toda a produção do país.

22 – E mais, o Rio possui o segundo maior pib do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

23 – Inaugurada em 1974, a ponte Rio-Niterói, com seus 13,3 quilômetros de extensão, já foi a segunda maior ponte do mundo. Posteriormente, foram sendo construídas novas pontes, e hoje, a ponte Rio-Niterói é a 11ª maior.

Curiosidades sobre o Rio de janeiro
imagem: danielserrani
https://pixabay.com/pt/users/danielserrani-141031/
Pixabay License, Grátis para uso comercial
Atribuição não requerida

Lapa, a Montmarte Carioca

24 – O bairro da Lapa, famoso pelos seus arcos e também pelo bondinho, já chegou a ser chamado de Montmarte Carioca, em comparação ao bairro francês, famoso por seus restaurantes e casas noturnas.

Curiosidades sobre o Rio de janeiro que você precisa conhecer
imagem: AlexBDP
https://pixabay.com/pt/users/alexbdp-6629299/
Pixabay License / Grátis para uso comercial
Atribuição não requerida

25 – A Pedra da Gávea possui um grande mistério… não só pelo seu formato, que lembra um rosto, mas também por possuir depressões e relevos que parecem muito com inscrições dos antigos povos fenícios…

26 – Terceira maior Baía do país, a Baía da Guanabara já foi ponto de caça de baleias. Nos antigos relatos, a caça das baleias era tão cruel, que os moradores do centro da cidade podiam escutar o som das baleias morrendo… Enfim, muita crueldade!

27 – Mas hoje em dia, o mar não está para peixe, que dirá para as baleias! Recebendo 19 mil litros de esgoto por segundo e também, mais de 90 toneladas de lixo por dia, a Baia de Guanabara encontra-se extremamente poluída! Ou seja, as nossas águas não são convidativas à vida marinha.

Em conclusão, temos muito do que nos orgulhar, porém, muito a melhorar…


Escrito pela Redação – Possui direitos autorais

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo