Notícias

Documentário sobre o desmatamento das florestas

No dia 13 de junho (4ª feira) o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro dá sequência ao projeto Cinema no Palácio e exibe o terceiro longa do programa, que traz os destaques do 1º Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (FilmAmbiente), realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2011.

O projeto, que teve início em abril e realiza exibições uma vez por mês, tem entrada gratuita e conta com debates realizados por especialistas nos assuntos abordados na tela. A curadoria é da produtora de cinema e diretora do FilmAmbiente Suzana Amado.

O filme selecionado para o dia 13/06 é “Green”. A produção é a primeira da trilogia de Patrick Rouxel sobre o desmatamento de florestas tropicais. “Green” é uma fêmea de orangotango, só no mundo, uma vítima da devastação florestal e da exploração desordenada dos recursos naturais.

O longa recebeu os seguintes prêmios:
– Prêmio “360º Floresta de Todas as Coisas”, do Festival de Filmes de Floresta 2011.
– Grande prêmio e melhor roteiro no Festival International de Filme Animalier à Albert – França, 2009.
– Prêmio Ushuaïa TV e o Melhor filme de ficção no Festival Internacional de Filme Écologico de Bourges – França, 2009.
– Prêmio do Júri no Amazonas Filme Festival – Brasil, 2009.
– Melhor Média Metragem no Festival de Filme Natureza e Desenvolvimento de Mûrs-Érigné – França, 2009.
– Prêmio Proteção da Natureza no Festival Internacional do Filme Ornithologique de Ménigoute – França, 2009.

Após a exibição, haverá um debate com Alba Simon, Superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente – RJ. Alba possui mestrado em Ciência Ambiental e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também realizou curso de especialização em Primataologia em Áreas de Grande Impactos Ambientais e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1986). Tem experiência na área de Políticas Públicas para Conservação da Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação e política ambiental, planos de manejo de Unidades de Conservação, planos diretores, planejamento e gestão ambiental, conflitos ambientais, desenvolvimento sustentável e unidades de conservação

O ciclo do FilmAmbiente escolhido para ser exibido na Sala Multiuso do CCPJ-Rio traça um panorama do pensamento mundial sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do planeta, as produções inspiram e estimulam as pessoas a mudarem seus estilos de vida, contribuindo para o bem comum da sociedade.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

CINEMA NO PALÁCIO

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Distribuição de senhas no local: 17h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: [email protected]
Entrada Gratuita
Data: 13/6 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Green
De Patrick Rouxel – França, 2009 – Documentário – 48 min – Livre

Sinopse:
A Indonésia possui a mais alta taxa de desmatamento do mundo, aproximadamente dois milhões de hectares por ano. Em 1950, a floresta possuía por volta de 160 milhões de hectares, hoje resta menos de 48 milhões. O desmatamento progressivo da Indonésia gera a extinção iminente dos orangotangos. Green é uma fêmea de orangotango, só no mundo, uma vítima da devastação florestal e da exploração desordenada dos recursos naturais. Green é o primeiro filme da trilogia de Patrick Rouxel sobre o desmatamento de florestas tropicais (Idonésia / Brasil / Congo). Alma é o segundo filme da trilogia, que se passa no Brasil.

* Filme gentilmente cedido pela UNIC, escritório de informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo