Notícias

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/10 anos

RIO DE JANEIRO RECEBE ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL – BRASIL, ÁFRICA E CARIBE

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80 anos do cineasta Zózimo Bulbul

Rio de Janeiro – De 30 de agosto a 9 de setembro, o Rio de Janeiro recebe o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”. O evento, que em 2017 completa 10 anos, bateu recorde de inscrições. São mais de 80 produções brasileiras e internacionais de cineastas negros premiados e também de jovens revelações. A programação ocupa os espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá).

A comemoração de uma década do encontro coincide com os 80 anos de Zózimo Bulbul (in memorian). O ator, cineasta e fundador do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul será o grande homenageado desta edição.  Em 2013, ano de sua morte, seu nome foi incorporado ao evento. A efervescência atual do cinema negro brasileiro passa diretamente pelo trabalho realizado pelo diretor de “Alma no Olho”. Referência para uma nova geração que se destaca e se afirma como cineasta negro e negra.

Desde 2014, a convite de Zózimo Bulbul, o premiado cineasta Joel Zito Araújo realiza a curadoria do evento. “Um encontro com a característica que o Zózimo imprimiu, onde a maioria dos convidados internacionais é da África, na curadoria eu tenho a preocupação de oferecer um painel do que está acontecendo neste continente, um painel do cinema feito pela África negra”, explica Joel.

Na edição de 10 anos, o encontro recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando, a partir de exibições e debates, o intercâmbio com realizadores brasileiros e da diáspora africana.

Além da juventude, o evento tem como foco o protagonismo das mulheres negras no audiovisual, Pela primeira vez, a pesquisadora Janaina Oliveira é curadora convidada do encontro. A exibição de estreia dos curtas Fé Menina e Tia Ciata são exemplos da expansão do cinema negro pelas lentes das mulheres. Na esteira da representatividade, os filmes abordam o protagonismo feminino. Realizado pelo Coletivo Mulheres de Pedra, “Fé Menina” está no lançamento, na quarta-feira (30), no Cine Odeon. Já Tia Ciata também é destaque na programação.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador, Zózimo Bulbul, cumprindo o papel de fortalecer a identidade negra através de processo formativo com exibições, debates, seminários e diferentes ações. . Em 2017, o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” recebe 88 filmes, sendo 66 nacionais e 22 internacionais.

    Serviço

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/10 anos

Data: 30 de agosto a 9 de setembro de 2017 (terça-feira a domingo)

Horário: consultar programação

Local: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, Cinema Odeon, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro

Endereço: Cinema Odeon, Praça Floriano, 7, Centro; CCJF, Av. Rio Branco, 241, Centro; MAR, Praça Mauá, 5, Centro.

Ingresso: Cinema Odeon R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); Centro Cultural Justiça Federal e MAR, entrada gratuita com distribuição de senhas 1 hora antes do evento.

Informações: www.afrocariocadecinema.org.br

Classificação: Livre (sessão 13h) e 16 anos (Demais sessões)

Patrocínio: Rio Filmes, Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Secretaria do Audiovisual/Fundação Palmares.

CINEMA ODEON SEMINÁRIO: MERGULHO NAS ÁGUAS DO CINEMA NEGRO Quinta-feira, dia 31/08, de 10:00 as 12:30 Mergulho Narrativo: Encontro entre a Literatura e o Cinema Negro. Convidados: Ana Maria Gonçalves Lázaro Ramos Apresentação e Mediação:Joel Zito Araújo Debate 30’ Autógrafos de livros: Defeito de Cor, Ana Maria Gonçalves (10 anos) Na minha pele, Lázaro Ramos Sexta-feira, dia 01/09, de10:00 às 12:30 Painel 10 anos de Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul/ Homenagem Convidados África:Mansour Sora Wade (Senegal)/ Cheick Oumar Sissoko (Mali), Convidado Caribe:Rigoberto Lopez (Cuba) – A confirmar / Antônio Molina (Cuba), Centro Afrocarioca de Cinema:Léa Garcia/ Biza Vianna/ Viviane Ferreira,’ Curadoria:Joel Zito Araújo, Apresentação:Jeferson Dê, Mediação:Carmem Luz Platéia: Janaína ReFem/ Clarisse Miranda/ Ierê Ferreira/ Alexandre Rosa/ Naira Fernandes/ Renato Santos/ Fernando Barcelos/ Monaliza Alves, 2’, Janaína Oliveira. Participação do público Sábado, dia 02/09,de 10:00 as 12:30 Mergulho de um novo pacto racial: O papel do audiovisual negro na proposição de novos códigos sociais e institucionais para o estabelecimento de um novo pacto racial no mundo. Convidadas: Sueli Carneiro,- A confirmar’ Angela Figueiredo, Viviane Ferreira,’ Apresentação e Mediação:- Debate 30’ Segunda-feira, dia 04/09,de 10:00 as 12:50 Mergulho nos negócios:sessão de pitching Player: Maria Rita – Cine Brasil TV,’ Bernadete Duarte- Canal Brasil, Mirian Magami – TV Brasil,’ Programa de Inovação e Fomento para o Áudiovisual – SP Cine, 10’ Museu de Arte do Rio – MAR SEMINÁRIO: MERGULHO NAS ÁGUAS DO CINEMA NEGRO Terça-feira, dia 05/09,de 10:000 as 11:30 Mergulho Narrativo : diálogo com curadores de festivais e oportunidades de negócios audiovisuais entre África e Diáspora. · BassekBaKobhio, Diretor-geral do Festival de EcransNoirs/ Camarões – · Joseph Jordan, Diretor do SonjaHaynes Stone Center para Cultura e História Negra na Universidade da Carolina do Norte/ EUA – · Cheick Oumar Sissoko, Secretário-geral da Federação de Cineastas Pan-africanos (FEPACI)/ Mali – · Joel Zito Araújo, Curador do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Apresentação e Mediação: Janaína Oliveira Debates ’ PAINEL 10 anos de Encontro de Cinema NegroZózimo Bulbul/ Balanço Centro Afrocarioca de Cinema: Janaína ReFem,’ Novos rumos: Profº Roberto Borges, CEFET, ’ ProfºJulio Tavares, UFF, ’ Viviane Ferreira, Centro Afrocarioca de Cinema e APAN ’ Abertura: Clarisse Miranda, 5’ Mediação: Janaína Oliveira, 10’ Participação do público’ Quarta-feira, dia 06/09,de 10:00 as 13:30 Mergulho Estético:Encontro entre os filmes/ Documentário/ África e Diásporas · Ousmane William Mbaye, “KemetiyuCheick Anta Diop” – ’ · Cedric Ido,“Twaaga” – ’ · CassieQuarless e UsaydYounis,“GenerationRevolution” – ’ · ChristaEka Assam, “Alma” – ’ · TwiggyMatiwana, “ O homem da bicicleta” – ’ · Marie Clémentine, “A Place for Myself” – ’ Apresentação e Mediação: Janaína Oliveira, Debate ’⁠⁠⁠⁠

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo