Shows & Eventos

Instituto do ator apresenta três espetáculos do espaço cultural Sérgio Porto Projeto Lapa Mundi

          O Espaço Cultural Sergio Porto exibe três peças – Matrioshka Polifônica, Bar Planetário Bergman e Sofia e seus Doze Analistas, da diretora Celina Sodré, entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro.  As peças fazem parte do projeto cultural Lapa Mundi – 30 anos do Studio Stanislavski. O projeto foi planejado para a manutenção do Studio Stanislavski, companhia carioca de teatro experimental que este ano está completando 30 anos de atuação.

Foto: Layra Guimarães, Clayton Leite

 As apresentações no Espaço Cultural Sergio Porto estreiam com a peça Bar Planetário Bergman, nos dias 26, 27 e 28 de agosto e nos dias 9, 10 e 11 de setembro. O espetáculo – com 1h45 de duração – propõe uma experiência “sobre o grande bar da vida”, onde cada personagem se destaca em cenas inspiradas em filmes de Ingmar Bergman.

Foto: Layra Guimarães

          É uma concepção estruturada a partir do texto “O Bar Planetário é um Lugar Muito Interessante”, de Jerzy Grotowski, de 1978. No palco, 14 atores, com a presença da pianista e compositora Raisa Richter e o violão e composições de Antonio Sodré. O trabalho foi criado originalmente como uma comemoração do centenário de Bergman em 2018. Sextas e sábados as apresentações começam às 20h e aos domingos, às 19h.

Sofia e seus Doze Analistas foi concebido a partir do conto “Os desastres de Sofia” de Clarice Lispector. No espetáculo, a diretora Celina Sodré posiciona o espectador no lugar de analista no monólogo, com atuação de Valquíria Oliveira. O conto narra a paixão de uma menina, de nove anos, por seu professor. No espetáculo, a narradora Sofia, já adulta, está num divã, semelhante ao mítico divã de Freud, enquanto revela suas memórias. As apresentações da peça acontecerão nos dias 27 de agosto, 3 e 10 de setembro. Sofia e seus Doze Analistas pode ser assistida aos sábados e tem 25 minutos de duração, começando sempre às 18h.

As apresentações do Matrioshka Polifônica acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de setembro, com 50 minutos de duração. O trabalho dos atores mostra explicitamente a paixão e relação com os autores russos. Em Matrioshka Polifônica, Fiodor Dostoievski domina a cena com as ações de alguns personagens de seus romances, além dos fragmentos de Liev Tolstoi e Andrei Tarkovski, também presentes no espetáculo. Mas, é a viúva de Dostoievski, Anna Dostoievskaia, que conduz a narrativa cênica através de fragmentos da sua autobiografia: Meu Marido Dostoievski.       

 A questão da polifonia dostoievskiana aparece no próprio espaço sonoro da cena. A presença do piano ao vivo articula uma paisagem sonoro-musical, embalando os textos numa proposta de cena onírica. Uma dimensão surrealista se apresenta através da conjunção de todos os elementos: desde o espaço que se mostra como uma espécie de túnel do tempo, até a luz que se espalha através de um caleidoscópio de espelhos, nunca incidindo sobre a cena diretamente. Nesse espetáculo, oito atores revelam a leitura e a ótica da diretora Celina Sodré dos três autores russos. Sextas e sábados os espetáculos começam às 20h e aos domingos, às 19h.

         As três peças que fazem parte do projeto Lapa Mundi – 30 anos do Studio Stanislavski, que está sendo realizado através do edital FOCA – Programa de Fomento Carioca, da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto, assim como todo os seus segmentos – LAPA À MOSTRA, LAPA NA TELA, GRUPÃO GROTOWSKI e OFICINAS – tem como alvo moradores do bairro da Lapa e adjacências, artistas em formação, pesquisadores das áreas humanas e artistas interessados no trabalho de Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski.

O projeto também vai realizar edições especiais do grupo de estudos semanal GRUPÃO GROTOWSKI, durante 6 meses, de forma online, aberto e gratuito, na plataforma Google Meet. O grupo de estudos acontece desde 2009, todas as quintas-feiras, às 20:30h, com a diretora Celina Sodré. Será uma série de encontros básicos para o estudo do percurso de Jerzy Grotowski, para o canal do YouTube do Studio, com legendas, atendendo espectadores com deficiência auditiva.

          A diretora Celina Sodré foi indicada para o Prêmio SHELL em três edições, e, ganhou o Prêmio QUESTÃO DE CRÍTICA em 2013 pela criação do Grupão Grotowski. Desde 2008 é coordenadora do Instituto do Ator que é uma escola informal de especialização para atores no Rio de Janeiro. De 1995 a 2015 foi professora de interpretação da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras.

         No âmbito acadêmico realizou seu mestrado na University of London com dissertação em Shakespeare on Film: The Second Original, e, o doutorado na UNIRIO com a tese: Jerzy Grotowski: artesão dos comportamentos humanos metacotidianos. A diretora é especialista nas ações psicofísicas de Stanislavski e na trajetória de Jerzy Grotowski. Em 2019 foi indicada para o Prêmio CESGRANRIO na categoria Especial pelos 10 anos do Instituto do Ator. Atualmente é, também, professora da UFF – Universidade Federal Fluminense, da Graduação e da Pós-Graduação e trabalha como Psicanalista.

BAR PLANETÁRIO BERGMAN

SEXTA A DOMINGO

Sextas e sábados às 20h

Domingos às 19h

26, 27, 28 de agosto e 9, 10 e 11 de setembro

Direção, figurinos e espaço Celina Sodré

Assistência de Direção Raíza Rameh

Direção de Produção e Iluminação Joel Tavares

Produção Executiva Jonyjarp Pontes

Assistência de Produção Aléssio Abdon

Assistência de Figurino Thaís Frossard

Composição e Piano Raisa Richter

ELENCO

Aléssio Abdon

Amanda Brambilla

Branca Temer

Bruna Felix  

Carolina Exaltação

Henrique Gusmão

Joel Tavares

Jonyjarp Pontes

Layra Guimarães

Maria Marinho

Mariana Rosa

Michael Sodré

Raisa Richter

Rogério Klein

Tássia Leite

MÚSICOS

Aaradelfa Wrede

Antonio Sodré

Raisa Richter

MATRIOSHKA POLIFÔNICA

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Sexta e sábado às 20h

Domingo 19h

2, 3 e 4 de setembro

Direção Celina Sodré

Assistência de Direção Layra Guimarães

Produção Executiva Raíza Rameh

Direção de Produção e Iluminação Joel Tavares

Composição e Piano Raisa Richter

ELENCO

Branca Temer

Bruna Felix

Carolina Exaltação

Conrado Nilo

Jonyjarp Pontes

Mariana Rosa

Raíza Rameh

Raisa Richter

SOFIA E SEUS DOZE ANALISTAS

SÁBADO ÀS 18h

27 de agosto, 3 e 10 de setembro

Direção Celina Sodré

Assistência de Direção Aléssio Abdon

Produção Executiva Valquíria Oliveira

Direção de Produção e Iluminação Joel Tavares

ELENCO

Valquíria Oliveira

Espaço Cultural Sergio Porto

Rua Humaitá 163, Humaitá, Rio de Janeiro da Lapa, 243 (próximo ao metrô da Glória)

[email protected]

No Instagram: @institutodoator

Mais informações: Nai Frossard (22) 998855443

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo