Notícias

Exposição sobre o Santo Sudário ao Jardim Botânico

Mostra internacional faz parte do calendário oficial da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude

A exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário”  chega ao Galpão das Artes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A mostra reunirá cerca de 60 peças que contam a trajetória do ‘Homem do Sudário’ e os mistérios sobre o tecido de linho que os cristãos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após a sua morte. O evento, que terá visitação gratuita de 10 a 28 de julho, faz parte do calendário oficial da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude. Com curadoria do Padre Alexandre Paciolli, estudioso do Sudário, e tendo como embaixadora Gisella Amaral,conselheira do comitê organizador da JMJ, a exposição será exibida em espaço de 220m², e dividida em seis fases, apresentando uma coleção de vídeos, objetos, análises científicas e réplicas de peças históricas.

Na primeira fase, o público vai encontrar o “Mapa do Sudário”, com painéis que reproduzem imagens históricas e cinco expositores com réplicas dos pregos, flagelos,  coroa de espinhos, tumba e moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário. Nesta fase, o público poderá ver, também, a reprodução em tamanho natural do lenço sepulcral. A peça original está conservada na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV, e mede 4,41m de altura por 1,13m de largura. Na segunda fase, serão apresentados 12 painéis com análises científicas e pesquisas que tentam desvendar os mistérios sobre o lençol fúnebre. Na terceira fase, o público poderá conhecer o Percurso Histórico do Sudário, incluindo todos os lugares por onde o lençol sepulcral passou até chegar a Turim. A quarta fase trará a análise forense do caso, a partir de vídeos e gráficos com estudos científicos que comprovam a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário. Também nesta fase, será mostrado aos visitantes o estudo do botânico israelense Aminoam Danim sobre as imagens florais presentes no lençol. Destaque para os vestígios que mostram claramente onde foram colocados os pregos, a coroa de espinhos e por onde a lança transpassou o coração do Homem do Sudário. Na quinta fase da exposição, será apresentada a escultura em bronze do Homem do Sudário em tamanho natural, criada a partir de todos os estudos realizados sobre o tema. E, no último estágio da mostra, destaque para o impressionante holograma em 3D, que reproduz a imagem impressa na peça do Sudário, produzido minuciosamente pelo cientista holandês Petrus Soons com feixes de raio laser.

O Shopping Leblon, que espera receber um público de 40 mil pessoas durante toda a mostra. A exposição ficará aberta à visitação de terça a domingo, das 09h às 19h.

Exposição “Quem é o Homem do Sudário”

Visitação: de 10 a 28 de julho de 2013

Horário: Terça a domingo, das 9h às 19h

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Galpão das Artes – Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Informações: www.exposudario.com.br

ENTRADA GRATUITA

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo