Gastronomia

Festival Green Nation começa na já próxima semana e traz aulas de culinária para crianças e adultos

Festival Green Nation já começa na próxima semana
Evento, gratuito, duplica de tamanho e traz atrações inéditas para o público

Falta pouco mais de uma semana para que o Museu do Amanhã e Píer 1 fiquem tomados pelo movimento Green Nation, que realiza a terceira edição do festival que permite a todos pensar, viver e sentir a sustentabilidade. Dos dias 24 a 27, de 9h às 18h, o público terá acesso gratuito a uma programação ampla, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. Serão 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.

Entre os destaques dessa edição estão a programação voltada a empresários nas oficinas de cocriação, que acontecerão dentro do Museu do Amanhã – que, pela primeira empresta diferentes espaços a um movimento – e as instalações que promovem a reflexão sobre água, energia, reciclagem, alimentação, inovação e moda – o Green Nation não só vai mostrar que é possível escolher produtos mais corretos e sustentáveis na hora de se vestir como até mesmo confeccionar uma meia biodegradável, no Ateliê Moda Sustentável, durante o festival.

A visita proporcionará uma viagem ao Mundo das Águas, que terá desde cachoeira à réplica da estação na Antártica, despertando no público sensações de calor, chuva, frio, inundações e seca, permitindo a reflexão sobre hábitos e ampliando o conhecimento. Na instalação Plante Água, a brincadeira será revertida em uma muda plantada na mata ciliar do Rio Guandu. Como a proposta do festival é permitir a reflexão e mudança de hábitos, quem mais pedalar nas bicicletas que geram energia ganhará um título do time de futebol para o qual torce, na atividade Gols de Bicicleta.
A entrada para o festival é gratuita, mas para participar é preciso se cadastrar pelo site www.greennation.com.br, já que algumas atrações têm limite de vagas. Conheça pelo site e abaixo:

Sobre o Green Nation

O Green Nation é um movimento brasileiro que tem como missão mudar atitudes em relação à sustentabilidade, aos negócios e à cidadania através da arte, da educação, da cultura e da experimentação. Ao longo de sua história, realizou diversas ações de incidência e dois festivais, em 2012, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e em 2014, no Museu da República, no bairro carioca do Catete, totalizando 100 mil visitantes. “A sustentabilidade é uma atitude. Para entendê-la é preciso experimentar. Quem sente não esquece e muda seus hábitos porque entende que a sua vida e de outros depende disso. O Green Nation acredita que, para garantir o futuro do planeta agora, é preciso engajar pessoas através da emoção e pensar novos formatos nas relações entre negócios, pessoas e meio ambiente”, avalia Marcos Didonet, diretor do Green Nation.
O movimento propõe um olhar sobre a sustentabilidade em escala global, unindo entretenimento, negócios, experimentação, internet e interatividade para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, empreendimentos e o meio ambiente. As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.
Esta terceira edição do festival Green Nation é apresentada pela AMBEV e conta com o patrocínio do SEBRAE, LIGHT e Companhia Aérea do Pão de Açúcar; copatrocínio da LUPO e RODHIA; e os incentivos fiscais Federal (Lei Rouanet) e Municipal (ISS – Secretaria Municipal de Cultura), além de apoio e parcerias de empresas ligadas a sustentabilidade e meio ambiente.

Conheça as atrações do Festival Green Nation 2016:

Mostra de Cinema: entrada gratuita, entre os dias 24 e 27/11, no Museu do Amanhã

A terceira edição do festival Green Nation contará com a “Mostra Internacional de Cinema Green Nation”, que estimulará o diálogo sobre sustentabilidade e meio ambiente a partir de filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais e que prometem aguçar todos os sentidos.

O público poderá conferir produções sobre preservação ambiental e cultural da Amazônia, a escassez de água no mundo, a reciclagem, as mudanças climáticas, a indústria da moda e muito mais. A proposta do movimento é estimular a reflexão sobre qual cidade as pessoas querem construir. Haverá também debates com os diretores dos filmes e especialistas dos temas tratados nas produções. Para conferir as sessões é preciso se inscrever previamente no www.greennation.com.br.

Premiado em diversos festivais internacionais de cinema, o longa “Encantados”, de Tizuka Yamasaki, será lançado na mostra. O filme traz grandes nomes da dramaturgia nacional, como José Mayer, Letícia Sabatella, Dira Paes, Letícia Sabatella, Angelo Antonio, Thiago Martins, Carol Oliveira, Anderson Muller, e ainda conta com as participações especiais de Laura Cardoso e Cassia Kiss.

Confira os filmes que serão exibidos:

Dia 24/11:
13h – Fazenda da Toca
14h – Banco de Alimentos
14h30 – O Veneno Está na Mesa II

Dia 25/11:
13h – Península Mitre
15h – Encantados

Dia 26/11:
13h – Velho Chico
15h – Onda Azul
16h – This Changes Everything

Dia 27/11:
14h: Todas as Manhãs do Mundo

Festival de Multimídias = a terceira edição do festival Green Nation também promoverá uma mostra competitiva de conteúdos multimídia contemplando cinco categorias: Filmes, Animação, Cartoon, Fotografia e Redes Sociais. A competição é aberta a qualquer pessoa, produtoras e empresas brasileiras, que devem enviar suas produções pelo www.greennation.com.br até o dia 19/11.

Todas as categorias serão julgadas pelo júri oficial e também pelo voto popular, realizado online e computado até 23/11. Um time de peso integrará o júri oficial: o ator Milton Gonçalves, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca, o ator Eriberto Leão, a diretora de cinema e televisão Tizuka Yamasaki e a diretora e fundadora da ONG Uma Gota no Oceano Maria Paula Fernandes. A premiação acontecerá no último dia do festival no auditório do Museu do Amanhã. Confira o regulamento completo e inscreva-se: www.greennation.com.br. Aproveite para compartilhar com a sua rede de amigos.

“Conteúdos multimídia de todas as partes do Brasil podem integrar a mostra competitiva da terceira edição do festival Green Nation. Muito mais do que oferecer olhares sobre as questões ambientais, os concorrentes têm o desafio de superar as expectativas do júri por meio de diversos formatos, histórias e propostas de reflexão. Proporcionando também um panorama de talentos regionais”, explicou Francisco.

Painéis de Mashup = Dias 25 e 26/11 – 10h às 12h – no Museu do Amanhã

Os painéis de mashups serão apresentados por especialistas nacionais e internacionais e têm o objetivo de misturar conhecimentos, vivências, experiências e casos de sucesso, propiciando o compartilhamento de visões entre os palestrantes e o público, criando conexões com soluções e mudanças, promovendo reflexões a partir do compartilhamento de ideias e apresentação de tendências em inovação, sustentabilidade, cidadania, bem-estar e empreendedorismo. Voltado para empresários, estudantes, especialistas e interessados nas temáticas.

Os debates no painel Inovação para a Sustentabilidade giram em torno de questões atuais e sempre em pauta, como “A ética e o desenvolvimento sustentável”, por Sérgio Besserman, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conselheiro do Green Nation, e “Acessibilidade e inovação”, por Ronaldo Tenório, criador do aplicativo para surdos Hand Talk, considerado pela ONU o melhor aplicativo social do mundo.

Ainda neste painel, Nair Arriel, da Embrapa fala de “Inovaçao para o bem viver rural”, que trata de projeto desenvolvido em comunidades sertanejas; o empresário Gladstone Santos Junior trata de “Inovação e sustentabilidade: desafios de superação”, e o cientista ambiental Walter F. de Simoni faz uma palestra sobre “Mobilidade Urbana”.

Do painel Empreender para Superar participam o empresário Thomas Eckschmidt, que fala sobre “Capitalismo Consciente”; Beatriz Luz, que trata do tema no qual é especialista, ”Economia Sustentável”; o professor da FGV, Aron Belinky, com a palestra “Sinergia com a sustentabilidade: caminho para o sucesso no Século XXI”; e o educador Emmanuel Khodja aborda o tema “Indivíduos e Organizações: reinventando os organismos evolutivos”.

Oficinas de Cocriação = Dias 25, 26 e 27/11 – 14h às 18h – Museu do Amanhã

Nas oficinas de cocriação serão apresentadas tendências gerais em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, fazendo com que os participantes desenvolvam novas ideias que possam ser inseridas na vida prática. O intuito é inspirar para a mudança, promovendo novas possibilidades e permitindo que pessoas e negócios concretizem novas possibilidades. Voltado para público geral e empresários também.

Temas das Oficinas de Cocriação:

Conectando sustentabilidade, negócios e pessoas – 24/11 às 14h (público empresário)
Conectando sustentabilidade, negócios e pessoas – 24/11 às 15h (público em geral)
Inovação é a chave para fazer diferente – 25/11 às 14h (público empresário)
Inovação é a chave para fazer diferente – 25/11 às 15h (público em geral)
Pessoas, empresas, sustentabilidade e suas conexões – 26/11 às 14h (público empresário)
Pessoas, empresas, sustentabilidade e suas conexões – 26/11 às 15h (público em geral)
Makerspace = Dias 24, 25, 26 e 27/11, sessões das 10h às 11h30, e das 15h às 16h30 – Museu do Amanhã

Oficinas inspiradas no movimento Maker e voltadas para crianças de 07 a 10 anos. Nessa atividade, a tecnologia, inovação e conhecimento se cruzam neste grande laboratório. As ideias se tornam realidade com o auxílio de ferramentas de verdade e muita criatividade. A criançada poderá mostrar seu lado inventivo e descobrir que dar vida aos conceitos do papel pode ser uma experiência muito divertida. Afinal, nesta área vale o lema “faça você mesmo”!

Instalações sensoriais (para crianças e adultos) – Dias 24, 25, 26 e 27, das 09h às 18h – no Píer I – Praça Mauá

Bicicletas que geram energia = os visitantes poderão pedalar, gerar energia e alimentar o telão, no qual poderão conferir os seus resultados. Quanto mais energia gerada, mais gols serão marcados no placar. Ao final do evento, quem acumular mais gols ganhará um título vitalício do clube de futebol preferido.

Nave = uma das atrações mais queridas do público da última edição, a nave espacial sobrevoará o Rio Guandu e mostrará o processo de fornecimento de água para a cidade. Durante essa viagem, os “tripulantes” entendem a relação deste rio com o seu uso e ocupação. A nave sobrevoa áreas degradadas, assoreadas e reflorestadas, mostrando a importância do rio para todos.

Submarino = a atração mais disputada pelo público, o Submarino faz uma imersão em um mar afetado por lixo, pesca predatória, fauna e flora exuberantes, navegando e conhecendo o fundo do oceano. Os “tripulantes” compreenderão a importância deste ecossistema para o equilíbrio do clima, alimentação e a vida no planeta.

Estação Brasileira na Antártica = na instalação, o visitante será transportado diretamente para a Ilha do Rei George, onde o Brasil realiza pesquisas desde 1984. No Green Nation, você vivencia um pouco do dia a dia dos cientistas em uma instalação que reproduz ambientes da estação brasileira na Antártica, na qual são desenvolvidas pesquisas essenciais para a sustentabilidade do planeta, como o clima, os oceanos e a vida marinha. Conheça uma boa amostra das espécies animais que existem por lá e sinta um pouco do clima na Antártica, onde os ventos atingem velocidades de até 200 km/hora e a temperatura chega a 80 graus negativos no inverno.

O intuito é que os visitantes entendam a importância da presença brasileira nesta localidade, a vida e as pesquisas que são realizadas na Antártica.

Caminhos da Reciclagem = as garrafas plásticas estão tão presentes na rotina das pessoas que, na maioria das vezes, a reciclagem não é feita, e muitos desses resíduos seguem diretamente para o lixo. Nessa instalação as pessoas poderão ver que a cada garrafa descartada há uma outra história a ser reescrita. Os visitantes conhecerão os caminhos e processos que transformam uma garrafa em outra novinha e ainda cheia de sabor.

Ateliê Moda Sustentável = A escolha de uma roupa vai além das cores, do design e do corte, pois representa uma decisão de ser mais ou menos sustentável. Entenda como as peças que ocupam seus cabides têm relação com o meio ambiente, conheça mais sobre os processos de fabricação e faça escolhas mais conscientes.

Uma experiência na seca = Quanto de água você gasta para suas necessidades básicas por dia? E quanto poderia economizar? Entenda como os litros desperdiçados em um banho mais demorado podem fazer a diferença entre cozinhar, limpar e refrescar-se para algumas pessoas. A mensagem é clara: é preciso usar a água com moderação.

Plante água = Garantir que as margens dos rios permaneçam reflorestadas é um dos meios mais importantes para proteger todo o ecossistema. Assim, plantar árvores significa também plantar água. Neste desafio, você precisará mexer-se para lá e para cá, assim como acontece com os rios, para apadrinhar uma árvore que está sendo plantada na região do Rio Guandu.

Festival Green Nation começa na já próxima semana e traz aulas de culinária para crianças e adultos
Evento, gratuito, duplica de tamanho e oferece atrações inéditas para o público

Falta pouco mais de uma semana para que o Museu do Amanhã e o Píer 1, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, sejam tomados pelo movimento Green Nation, que realiza a terceira edição do festival que permite a todos pensar, viver e sentir a sustentabilidade. Dos dias 24 a 27, de 9h às 18h, o público terá acesso gratuito a uma programação ampla, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais.

A alimentação saudável é também um dos eixos do festival, que promoverá 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos. Para participar das aulas, que são gratuitas e divididas em “Cozinha Green” e “Cozinha Green Kids” é preciso se inscrever previamente no site do Green Nation (www.greennation.com). As aulas serão ministradas por 10 chefs de cozinha vindos de diversas partes do Brasil, além de médicos, nutricionistas e cozinheiros. A “Cozinha Green Kids” é destinada para crianças de 7 a 12 anos e tem vagas limitadas.

Ao todo o festival Green Nation trará ao público 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação voltados para empresários e universitários, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.
Cozinha Green – Programação

Cozinha Green

Sem glúten, sem lactose, orgânicos e com muito sabor. Navegue pelo mundo do paladar em momentos de preparação de pratos saudáveis que enchem os olhos, o estômago e a boca. Divirta-se com a apresentação dos chefs e dos nutricionistas e aproveite a oportunidade para refletir sobre como anda sua alimentação e como você pode incrementá-la.

Cozinha Green Kids

Já diz a vovó que quem come bem alimenta o corpo e a alma. Leve os seus pequenos para colocarem a mãozinha na massa e preparar lanches e receitas de dar água na boca e muito saudáveis. Separe o chapéu de chef, vista o avental e se divirta nas oficinas que mostrarão como muitos alimentos podem car ainda mais gostosos com o tempero certo.

Pipocando sabores e saberes com poesia

Cozinha Green
26/11 às 10h – 11h30

Venha aprender sobre alimentação saudável e sustentável por um outro ângulo na sessão “Pipocando sabores e saberes com poesia”. Nesta aula, a poetisa Flavia Assaif e a nutricionista Genilda Medeiros abordarão a história alimentação adequada e saudável.

Contaminantes Ambientais

Cozinha Green
26/11 às 12h – 13h

Venha saber mais sobre os contaminantes ambientais e a relação com desregulação hormonal com a médica Elizabeth Ayoub.

Concurso Mestre Cuca Funcional Green

Cozinha Green
26/11 às 14h – 18h

Neste desafio, estarão em pauta a culinária saudável e sustentável. Os participantes terão que apostar em seus talentos para unir sabor, qualidade de vida e muita saúde no formato de receitas. Concurso da melhor receita “Fit Gourmet Sustentável” e “Bolo Integral Fit” com aproveitamento integral dos alimentos. Os candidatos já foram pré-selecionados pela Equipe CBAN. O público poderá conferir os vencedores desse desafio na Cozinha Green.
Joias da terra

Cozinha Green
27/11 às 10h30 – 12h30

Venha aprender com a chef Ana Ribeiro as delícias do caldinho do Jardim de PANCS e mini beiju com patê de beldroega e taioba na aula “Joias da terra”.
Sucos Raw

Cozinha Green
27/11 às 15h30 – 17h

Venha aprender com o chef Roberto Marcílio as delícias do sucos lassi indiano biogênico, verde clássico, ecológico e smoothies.

KIDS: Lanchinhos Veganos Legais

Cozinha Green
24/11 às 9h30 – 10h30

Nessa aula, a criançada aprenderá a fazer “Bolo de Côco de Caneca” e “Pirulito de palha Italiana” com as chefs Genilda Medeiros e Ana Mihrra, pois lugar de criança também é na cozinha para aprender a fazer receitas boas e comer bem.

KIDS: Fest kids

Cozinha Green
24/11 às 11h – 12h

A chef Ludmila Araujo ensinará aos pequenos como preparar um delicioso “Bolo casca de banana” e “Bolo de Chocolate” na sessão “Fest Kids”.

KIDS: Docinhos Gourmet

Cozinha Green
24/11 às 12h30 – 13h30

Imperdível para a criançada que ama um docinho, a aula “Docinho Fit Gourmet” com a chef Amanda Carbone trará receitas e prática de docinhos de modelar.

KIDS: Lanches funcionais

Cozinha Green
24/11 às 14h – 15h

A chef Robena Molinari ensinará aos pequenos como fazer “Cupcake de Cenoura e Laranja” e “Danoninho Funcional de Frutas Vermelhas”.

KIDS: Hábitos saudáveis começam na infância – receitas que encantam

Cozinha Green
24/11 às 15h30 – 16h30

Lugar de criança também é na cozinha para aprender a fazer receitas boas e comer bem e por isso, a chef Mila Cozzi ensinará aos pequenos como preparar “Muffin de Banana” e “Pão de Queijo”.

Panificação Saudável – ingredientes e técnicas

Cozinha Green
27/11 às 13h – 15h

Venha aprender as delícias da panificação saudável com ingredientes e técnicas apresentada pela chef Odara Ramoa. Aula com degustação também.
KIDS: Lanches Saudáveis

Cozinha Green
25/11 às 9h30 – 10h30

Apresentada por Simone Matos a aula “Lanches Saudáveis” ensinará aos pequenos como preparar “Trufas de batata-doce” e “Vitamina de frutas”.

KIDS: Brincando com Chocolate “do Bem”

Cozinha Green
25/11 às 11h – 12h

A chef Tatiana Abrantes promete encantar a criançada na sessão “Brincando com Chocolate do Bem” ensinando como preparar Barrinhas de chocolates.

KIDS: Merendinha Nutritiva

Cozinha Green
25/11 às 12h30 – 13h30

A dupla Dina Reis e Ana Beatriz Guedes ensinarão como preparar “Brownie Cookie de chocolate amargo com abacate” na aula Merendinha Nutritiva.

KIDS: Pães artesanais

Cozinha Green
25/11 às 14h – 15h

As chefs Odara Ramoa e Cristina Franco mostrarão que lugar de criança também é na cozinha para aprender receitas na aula “Pães Artesanais”. Eles poderão aprender a fazer Chapati Nutritivo e Ciabata.

KIDS: Hambúrguer Gourmet
Cozinha Green
25/11 às 15h30 – 16h30

Na sessão “Hambúrguer e Pizza Gourmet” apresentada pelos chefs Cris Marrie e Jean P. Lafont trará mini pizza com recheios e mini hambúrgueres com molhos.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo