Notícias

Desenvolvimento sustentável inteligente

Fórum Mundial Lisboa 21 no Rio de Janeiro
23.05.2012 – A última apresentação internacional do Fórum Mundial Lisboa 21 decorreu ontem no Brasil, no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do Cônsul, Nuno de Mello Bello, que presidiu também à mesa de oradores. As propostas portuguesas passam por reforçar a confiança num novo modelo de desenvolvimento sustentável inteligente com o apoio do Brasil.
Neste evento ficou em cima da mesa o convite para uma parceria entre Portugal e o Brasil no desenvolvimento da estratégia do pós-Cimeira Rio+20, onde se inclui a organização do Fórum Mundial Porto 21, até ao final do ano. Neste trabalho conjunto abrem-se portas às empresas brasileiras e a múltiplos projetos sociais e ambientais na Europa, nos países da Lusofonia e no Oriente.
Para D. Amálio de Marichalar, Conde de Ripalda, e impulsionador do Fórum Mundial Lisboa 21 “as empresas lideram o desenvolvimento sustentável e as portuguesas e brasileiras podem dar exemplos práticos dos seus planos de ação para a sustentabilidade”, sublinhando ainda que “a cultura como quarto pilar da sustentabilidade e elo de ligação entre Portugal e o Brasil, serve também para, do outro lado do Atlântico, criar-se uma rede pela sustentabilidade com a Europa.”
Na cerimónia de apresentação estiveram ainda o Cônsul Geral de Espanha no Rio de Janeiro, várias empresas entre elas a Siemens, a Caixa Geral de Depósitos, o BES e o representante do comércio externo de Portugal.
A discussão destes temas permanece em aberto até à Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento “Rio +20”, que decorre de 20 a 22 de Junho, no Rio Janeiro. O interesse institucional do Fórum Mundial Lisboa 21 é aportar uma nova visão ao processo de discussão global sobre as questões que afetam todo o planeta, particularmente em dois pontos que são considerados centrais: Água e Energia.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo