Dicas & Curiosidade

Janeiro

Janeiro, o mês que deu nome à Cidade mais Famosa do Mundo!

Alguém sabe de onde originou o nome Rio de Janeiro?

Engana-se que o nome da Cidade Maravilhosa surgiu do nome de algum Rio.
Não, não existe nenhum rio por aqui, seja no Estado, seja no Município, que possua o nome de Janeiro.
Inclusive, o nome completo do nosso Município é São Sebastião do Rio de Janeiro, aonde São Sebastião, é uma homenagem a Dom Sebastião, Rei de Portugal, homônimo do famoso Santo.

E o sobrenome “Rio de Janeiro” ?

Na história oficial, em 1° de Janeiro de 1502, os portugueses aportaram na Baía de Guanabara, e acharam, pela extensão da Baía, que se tratava de um grande rio… Conclusão, pelo “equívoco hidrográfico”, decidiram nomear todo o litoral de (Rio)+(de Janeiro), ou seja, Rio de Janeiro. Mas existem historiadores que duvidam disso pois, como é que navegadores super experientes iriam confundir uma baía com um rio?

Esses historiadores baseiam as suas contestações no fato de, naquela época, os índios temiminós, donos da terra, chamarem a baía de “Guanabara” (seio do mar), exatamente por ter um formato arredondado e ser abundante em pesca.

O Rio Hoje

Hoje, a Cidade Maravilhosa é o maior destino sul-americano do turismo internacional. Capital do estado de mesmo nome, o Rio é a cidade brasileira mais famosa no exterior. Dez entre dez turistas estrangeiros, se forem perguntados, responderão com unanimidade, que os nomes que mais eles associam ao Brasil é Rio, Carnaval e Pelé. O Rio é o Outdoor brasileiro, ou seja, tudo que acontece aqui, é transmitido ao mundo inteiro.

Geograficamente falando, o Rio é a segunda maior metrópole brasileira, ficando atrás apenas de São Paulo. Em uma estimativa feita pelo IBGE, em 1.º de julho de 2020, a população do Rio de Janeiro já era de 6.747.815 habitantes. Conclusão, comparativamente, é a sexta maior Metrópole da América e a trigésima quinta do mundo!


Escrito pela Redação – Possui Direitos Autorais
Imagem: ASSY / Pixabay License

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo