Turismo & Lazer

Jornada Mundial da Juventude: a fé em forma de viagem

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento católico, idealizado e instituído por João Paulo II durante seu papado em 1985, para celebrar a fé e motivar a doutrina católica entre os jovens. Com uma mistura de celebração cristã, shows, catequeses e diversos eventos culturais, a JMJ reúne milhares de católicos que buscam uma vivência de espiritualidade, acolhida e construção de laços de amizade com os povos do mundo inteiro. O evento acontece durante uma semana e é realizado com um intervalo de 2 a 3 anos em uma cidade escolhida pelo Papa. Nos intervalos acontecem as Jornadas Diocesanas da Juventude realizadas no Domingo de Ramos nas Dioceses do mundo inteiro.

Em cada Jornada um tema é escolhido pelo Papa, que é retirado de um versículo bíblico e são criados logotipo, hino, patronos e intercessores com base nessa escolha.

Em sua programação temos catequeses ministradas por bispos convidados em diversos idiomas, adorações, missas, confissões, palestras, shows e atos centrais: Missa de abertura, acolhida do Papa, Via Sacra, Vigília com o Santo Padre e Adoração ao Santíssimo e Missa de Envio, onde é informado o local da próxima JMJ.

A primeira JMJ ocorreu em Roma, em março de 1986,  e o Papa João Paulo instituiu que ela aconteceria a cada 2-3 anos em alguma cidade do mundo. Naquele ano anunciou-se para a edição seguinte, com um intervalo de apenas um ano, a realização da JMJ emBuenos Aires, na Argentina. Na ocasião, o Papa reafirmou seu desejo: “Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja.”

A JMJ já foi realizada nas seguintes cidades e em períodos alternados: Roma, 1986 / Buenos Aires, 1987 / Santiago de Compostela, 1989 / Częstochowa, 1991 / Denver,  1993 / Manila, 1995 / Paris, 1997 / Roma, 2000 / Toronto, 2002 / Colônia, 2005 / Sydney, 2008 / Madri, 2011 / Rio de Janeiro, 2013.

O Papa João Paulo II sempre teve muita certeza da importância dos jovens junto a Igreja, e falava sobre isso em seus discursos, homilias e pronunciamentos.  “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.” , afirmava  João Paulo II.

A maior concentração de público aconteceu em Manila, nas Filipinas. Estima-se que quatro milhões de peregrinos estiveram presentes naquela JMJ em 1995.

Em 2013, o Brasil presenciou e sediou uma Jornada, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e recebeu o segundo maior público dahistória da JMJ. Cerca de 3,7 milhões de pessoas estiveram presente na Praia de Copacabana para a Missa de Envio, a primeira JMJ do Papa Francisco. Durante a Missa foi anunciado que no ano de 2016, ano da Misericórdia, a próxima JMJ aconteceria na Cracóvia, na Polônia, cidade das revelações da Divina Misericórdia, Santa Faustina, e também país natal do papa João Paulo II, ambos escolhidos patronos da JMJ Cracóvia 2016.

Segundo relatos, João Paulo II e Santa Faustina, não se conheceram pessoalmente, mas a Divina Providência uniu os seus caminhos. No verão de 1938, Karol Wojtyła (João Paulo II) aos 18 anos veio a Cracóvia para estudar na Universidade Jaguelônica e a irmã Faustina, então com 33 anos, vivia num convento em Cracóvia. Morreu pouco depois, em 5 de outubro, exatamente quando Karol começava o primeiro curso de filologia polonesa. João Paulo II canonizou a irmã Faustina e estabeleceu o Domingo da Misericórdia para toda a Igreja. Estes dois santos da Cracóvia, os apóstolos da Divina Misericórdia, apadrinham a JMJ Cracóvia 2016.

A ligação de João Paulo II com a Cracóvia é muito grande. Lá ele passou boa parte de sua vida e de onde partiu para o conclave que o elegeu Papa em 1978. “Aqui é onde eu nasci. Aqui em Cracóvia passei a maior parte da minha vida. E também aqui eu fui abençoado com o chamado de Deus para tornar-se seu humilde servo. Aqui também na ​Catedral de Wawel fui consagrado bispo” , afirmava João Paulo II.

Santa Faustina, Helena Kowalska, a patrona da JMJ 2016, nasceu na Polônia em 25 de agosto de 1905 e foi a terceira de dez filhos. A misericórdia divina revelou-se manifestamente na vida desta bem-aventurada. Com dezoito anos, a jovem Faustina disse à sua mãe que desejava ser religiosa, mas os pais disseram-lhe que nem pensasse nisso. Numa tarde de 1924, teve uma visão de Jesus Cristo flagelado que lhe dizia: “Até quando te aguentarei? Até quando me serás infiel?”. Helena, então,  partiu então para Varsóvia e ingressou no Convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia no dia 1 de agosto de 1925. No convento tomou o nome de Maria Faustina, ao qual ela acrescentou “do Santíssimo Sacramento”, tendo em vista seu grande amor a Jesus presente no Sacrário. Trabalhou em diversas casas da congregação. Amante do sacrifício, sempre obediente às suas superioras, trabalhou na cozinha, no quintal, na portaria. Sempre alegre, serena, humilde, submissa à vontade de Deus. Santa Faustina teve muitas experiências místicas onde Jesus, através de suas aparições, foi recordando à humilde religiosa o grande mistério da Misericórdia Divina. Santa Faustina faleceu em Cracóvia com apenas 33 anos de idade e feliz! Santa Faustina foi conhecida no mundo como apóstola da Divina Misericórdia, autora do bestseller traduzido para mais de 30 línguas, intitulado simplesmente Diário.

Após 25 anos, a JMJ volta a Polônia, e se torna o segundo país a receber duas edições do evento. Estima-se que a Polônia receberá cerca de 3 milhões de peregrinos ao longo da semana da JMJ, devido ao grande apelo emocional e de fé que os católicos tem na figura de São João Paulo II.

A Milessis Turismo, teve a honra de ser escolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para levar a comitiva Oficial do Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do RJ para a JMJ 2016, que com uom roteiro especial, levará centenas de jovens para essa experiência de fé.

Durante a semana da JMJ os peregrinos terão a oportunidade de visitar e conhecer alguns locais importantes:
•         Locais por onde João Paulo II esteve na Cracóvia, como o Palácio Episcopal da rua Franciszkanska, onde fica a famosa janela Papal e de onde ele conversava com os jovens em suas visitas a terra natal;
•         Cidades próximas, como Wadowice, sua cidade natal. Lá encontraremos um museu em sua homenagem e a igreja onde ele foi batizado e que frequentava;
•         Santuário da Divina Misericórdia, construído em homenagem a Santa Faustina onde se encontra seu túmulo.
•         A cidade de Częstochowa, onde fica localizado o Santuário e a imagem da Virgem Negra padroeira da Polônia e que recebeu a JMJ em 1991;
•         Auschwitz, o complexo de Campo de Concentração Nazista na Polônia;
•         A cidade de Wieliczka possui uma das mais antigas minas de sal do mundo;

Para participar deste momento único de fé e contemplação, a Milessis Turismo te ajudará a vivenciar a JMJ também com cultura e lazer!

Meg Milessis
Telefone: +55 21  24601581

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo