Notícias

Maravilhas do Corpo Humano chega a Niterói

Depois de passar por 22 países, a exposição internacional Maravilhas do Corpo Humano chega pela primeira vez a Niterói e faz temporada no Plaza Shopping. A mostra traz nove corpos reais e mais de cem espécimes de órgãos, que ajudam crianças e adultos a conhecerem a fundo a estrutura de cada sistema do corpo humano. É uma experiência enriquecedora, e uma forma de conhecer de maneira prática e objetiva a anatomia do nosso corpo.

unnamed (3)  unnamed

Mais uma vez, o Plaza Shopping traz para Niterói uma atração inédita na cidade. Trata-se agora de uma mostra internacional, educativa e científica, a exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, que chega à Expansão do shopping. A atração é uma realização do Plaza Shopping com ArtBHZ e ficará em cartaz até dia 30 de maio, diariamente das 14h às 21h.

A mostra foi projetada numa grande estrutura, no piso L4, onde galerias com corpos completos, em plastinação, ilustram de forma dinâmica os sistemas do corpo humano. Espécies de animais também estarão expostas, revelando algo intrigante: nossas semelhanças e diferenças.

“A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando a qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos. A exposição é uma grande homenagem ao bem mais precioso que temos: a vida”, diz o coordenador da exposição, Lúcio Oliveira.

O acervo conta com nove corpos reais e mais de cem espécimes de órgãos que ajudarão crianças e adultos a conhecerem a fundo a estrutura de cada sistema – um mergulho por tecidos e ossos, dos pés à cabeça. Será possível compreender doenças de uma maneira nova e também esclarecer os danos e lesões causados aos órgãos por problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo. Os visitantes terão a oportunidade de imergir dentro dos organismos, com uma visão tridimensional da espécie humana.

Como o ensinamento de anatomia humana e fisiologia são pontos marcantes na educação infantil, a exposição está aberta para receber grupos e escolas interessadas em visitar e aprender mais sobre nosso corpo. O contato com o acervo é uma forma de aprendizado claro, didático e estimulante.

Curiosidade e conhecimento se unem ao objetivo de encantar crianças e adultos com as surpresas que nosso corpo tem a oferecer, em níveis jamais imaginados. A exposição também ressalta a importância de inserir práticas saudáveis e adequadas de nutrição e atividades físicas na nossa rotina.

Plastinação

Através deste método criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens, e realizado desde 1970, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo – que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita.

O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Só recentemente, em 2007, o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.

 

Serviço

Exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano
Local: Plaza Shopping (Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. Piso L4, Espaço Gourmet)
Data: De 13/03 a 30/05
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 14h às 21h
Venda de Ingressos: Na bilheteria no evento
Formas de Pagamento: Dinheiro, Visa, Visa Electron, Aura, Diners, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Vale Cultura
Ingressos:
De segunda a Sexta feira: R$40,00
Sábados, domingos e feriados: R$50,00
Meia entrada válida para estudantes, menores de 12 anos, professores, doadores de sangue e maiores de 60 anos.

Por:
Carolina Araujo  Grupo Máquina PR

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo