Blog do RioClubes em NotíciaNotícias

Professora lança livro para crianças no ‘Dice English’

Psicopedagoga e Mestre em Neurolinguística pela UFRJ a Prof. Eloísa de Oliveira Lima lança seu livro, ‘How to acquire a second language: from the beginning of speech’ (Como adquirir uma segunda língua: desde o começo da fala), sexta, 23 de novembro, às 17h, no Dice  English Course, na Lagoa. O livro apresenta método inédito de ensino para crianças de forma clara, objetiva e consistente para o ensino de uma língua estrangeira, através de teorias de Piaget e outras alternativas educacionais

A obra foi escrita a partir da experiência de mais de 40 anos de pesquisas da autora que articulam, de forma singular, um estudo que reúne a teoria psicogenética de Jean Piaget e o método pedagógico desenvolvido pelo professor Lauro de Oliveira Lima. Eloísa apresenta em detalhes essa metodologia inovadora, que pode ser aplicada ao ensino de qualquer idioma e é capaz de fazer uma criança falar inglês fluentemente, sem precisar passar por exercícios repetitivos e situações cansativas.

– Coletei todo meu material pedagógico produzido ao longo de décadas de trabalho, através de artigos, materiais de treinamento de professores e comecei a concretizar meu grande sonho: deixar a minha metodologia para a posteridade. A música e o jogo têm papeis extremamente importantes na metodologia. Afinal, é de maneira lúdica e prazerosa que convidamos os alunos a aprenderem a língua – conta Eloísa.

Durante sua carreira a professora Eloísa esteve à frente do ensino da língua inglesa em 14 diferentes instituições de ensino do Rio de Janeiro, incluindo creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental. Nos Estados Unidos a psicopedagoga ministrou uma série de treinamentos para professores. Eloísa formou professores na sua metodologia criando um centro de estudos que incluía além da metodologia, pesquisas em psicopedagogia  e linguística. O método inclui a criação de oportunidades para uma série de ações que possibilitam a contextualização do inglês. No caso das crianças mais novas, o aprendizado se dá por meio de brinquedos, jogos e objetos com os quais elas convivem no seu cotidiano.  Segundo Eloísa, o período de aprendizagem se inicia quando a criança começa a esboçar os primeiros sons, balbucios e palavras isoladas até o momento em que chega ao total domínio do uso da língua. Para lidar com as crianças, os professores da equipe de Eloísa de Oliveira Lima estudam a teoria proposta pelo pensador suíço Jean Piaget.

-Eles precisam conhecer a psicologia do desenvolvimento e, desta forma, conseguem entender como as crianças pensam e se desenvolvem. O estudo de linguística, neurociência, pedagogia e psicosociologia também fazem parte do treinamento dos profissionais que lidam diretamente com as crianças. É na teoria psicogenética que o método se estrutura e torna apropriada, efetiva e afetiva a língua proposta às crianças –  explica a psicopedagoga.

O livro está à venda no site da Amazon (https://amzn.to/2CTrP8t).

SERVIÇO

Lançamento do livro How to acquire a second language: from the beginning of speech (Como adquirir uma segunda língua: desde o começo da fala) – 23 de novembro, sexta, das 17h às 20 horas. – Dice English Course (Rua Fonte da Saudade, 193 – Lagoa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo