Blog do RioSaúde & Bem Estar

No meio do verão tinha uma pedra


Estação mais quente do ano favorece o aparecimento de cálculos renais
Verão é época de praia, sol, corpos bonitos, muita diversão… e cálculo renal. Nessa época do ano a incidência das incômodas e dolorosas pedrinhas aumenta em até 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. A razão é bem simples: transpiramos mais, perdemos líquido e, muitas vezes, não nos hidratamos como deveríamos. Daí o surgimentos dos cálculos.

 “Substâncias que normalmente seriam eliminadas do organismo não passam por esse processo, já que a urina fica concentrada, e as pedras podem aparecer”, explica o urologista José Alexandre Araújo. A dieta também tem forte influência no processo.

 “Quem consome mais proteínas, carne, derivados do leite, verduras escuras tem índice maior de oxalato de cálcio, que é o que forma cerca de 85% dos cálculos”, explica o médico, ressaltando que é preciso ficar atento a sintomas como náusea, sudorese, vômito, sangue na urina e sensação de bexiga cheia. Além da dor, claro, inicialmente nas costas e depois atingindo abdômen e coxas. Fotos: Carla Josephyne

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo