Saúde & Bem Estar

Dor nas costas: estudo mostra que acupuntura pode auxiliar na dor

A auriculoterapia, uma vertente da acupuntura, promete ajudar quem sofre com dores agudas ou crônicas nas costas

Desde uma má postura até uma condição de saúde mais séria, como uma hérnia de disco, podem causar dores nas costas. Não à toa, todo mundo já precisou lidar com algum tipo de incômodo desse tipo, em algum momento da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% da população já teve ou terá dor na coluna e a dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça.

No entanto, um novo estudo do National Center for Complementary and Integrative Health mostra que existe solução para tratar de forma natural esse desconforto: a acupuntura. No Brasil, uma vertente da acupuntura que tem ganhado cada vez mais adeptos é a auriculoterapia, técnica que consiste na aplicação de pequenas agulhas muito finas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas em pontos específicos na parte externa das orelhas para estabelecer o equilíbrio energético do corpo. A especialista em auriculoterapia, Lirane Suliano explica mais sobre essa técnica milenar recomendada pela OMS.

“A dor nas costas é um problema cada vez mais comum, inclusive entre jovens, e faz aumentar muito o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, especialmente quando o problema se torna crônico, pois faz com que as pessoas façam uso de medicamentos por longos períodos, algumas usam diariamente por meses, aumentando o risco de dependência, hipertensão, gastrite e hepatite. Nesse contexto a auriculoterapia é um recurso terapêutico que não utiliza medicamentos e permite tratar o paciente sem os temidos efeitos colaterais que debilitam ainda mais a condição clínica deles, e não adianta ficar algumas horas sem dor nas costas e depois ter sérios problemas no fígado ou no estômago”, explica Lirane Suliano, cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em auriculoterapia neurofisiológica, técnica empregada pelo Ministério da Saúde, como Prática Integrativa e Complementar.

Segundo Lirane, a auriculoterapia é uma prática muito buscada principalmente para o alívio de dores e tratamento de problemas físicos e emocionais. A técnica funciona com a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular, desencadeando a liberação de neurotransmissores que equilibram o organismo. O número de sessões e os pontos utilizados dependem do quadro clínico apresentado pelo paciente, com a vantagem de poder ser empregada até mesmo em idosos, grávidas e atletas, pessoas que precisam ter uma atenção especial com a medicação.

Perceba que nesses casos são pessoas com alta propensão de sofrer com dor nas costas, mas que têm restrição quanto ao uso de medicamentos, e a auriculoterapia neurofisiológica pode eliminar a dor de forma natural, sem colocar a vida do paciente em risco.

O estudo da National Center for Complementary and Integrative Health analisou testes clínicos envolvendo terapias alternativas e complementares e descobriu que a acupuntura alivia muito as dores nas costas dos pacientes. Não só isso, a técnica também é uma opção contra a osteoartrite.

Sobre Lirane Suliano:

É cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laser puntura, já ministrou aulas para mais de 6 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Focus, em Cascavel, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais no Brasil e em diversos países, dentre eles, Argentina, Canadá, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, México, Holanda, Panamá, Portugal, Ruanda, Emirados Árabes, Uruguai e Estados Unidos. A especialista já ultrapassou as fronteiras brasileiras e teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em Congressos internacionais dos quais participou na Universidade de Harvard; em Beijing, na China; Munique, Chicago, Barcelona e Dubai.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo