Turismo & Lazer

Diário de Bordo: Pedra do Telégrafo

20160204122639

Minha primeira experiencia de trilha – Pedra do Telégrafo e posso dizer que valeu a pena e indico para todos.
Pedra que ficou famosa por sua ilusão de ótica (mais ou menos), na ponta onde tiram as fotos que parecem estar pendurados tem um chão, mas ficar em cima da pedra precisa ter coragem e zero de medo de altura, por ser um penhasco. Mas a pedra é larga e total segurança.

Mas que minhas pernas tremiam, não posso negar !
O visual é divino … maravilhoso … paradisíaco … uma obra de arte !!!
Um lugar não só para contemplar a natureza, excelente para repor todas suas energias. Nosso Rio de Janeiro é lindo demais !!!!

Como chegar :
Localizada na Barra de Guaratiba, a subida é no centrinho, logo após passar o quartel da Marinha.
A referencia da subida é onde existe um ponto de moto táxi. Existem estacionamentos nessas ladeiras que cobram R$ 15,00 por carro/dia.
O quanto mais alto conseguir subir (são no máximo 3 ​platôs ), mais fácil tornará sua subida. O punk desta trilha, na realidade  é o asfalto, porque quando se chega na trilha, é tranquila !!!
Lembra que dei a referencia do ponto do moto táxi, eles fazem essa subida do asfalt​o  e deixa os aventureiros no boca da trilha. Cobrando R$ 7,00 pela subida.
Uma opção para quem não quer ser aventurar a subir essas ladeira​s  bem ingrimes, o coração vem a boca .. É serio !
Mas lembre-se, essa foi a minha 1ª trilha, sou sedentária, subi e não morri.  Vai no anda um pouquinho e para um pouquinho​,​
que você chegará lá. A recompensa valerá.

Que horas subir :
Aconselho iniciar a trilha cedo, até as 08:30h é um bom horário. O local ainda estará com poucos visitantes e o sol ​mais ​fraco.

Sugiro ir direto para a Pedra ponte aguda, onde tiramos as fotos “pendurados. A fila para tirar a foto na Pedra do Telegrafo é longa e demorada, mas há uma bela vista para passar o tempo, a pressão da turma com os demorados se torna uma distração e aproveitem esse tempo para observar ideias de fotos, assim quando chegar a sua vez, já saberá suas posses e assim não demorar​á​ tanto.  Cuidado que ​se demorar, ​pode ser vaiado .. rs rs

Depois das seções de fotos da pedra mais famosa, hora de voltar. O caminho de volta e o mesmo de chegada, e neste caminho passaram por uma pedra redonda bem alta, que para subir, aprendi que precisaria usar meu terceiro apoio (o bumbum), é necessário “escalar” de costas para conseguir subi-la. Volto a lembrar,  minha primeira trilha e sou sedentária. Na minha opinião está é a vista mais deslumbrante do local, temos a visão total da Restinga de Marambaia​, ​Praias do Meio, Perigoso e Funda (que fazem parte das Praias Selvagens), seus manguezais, a Baía de Sepetiba, a Praia de Grumari, Maciços da Pedra Branca e da Tijuca o outro local para fotos fantásticas !!!!

​O que levar :​
o ideal é usar roupas leves e tênis, boné, repelente, filtro solar , ​muita ​água e lanches ​leves.​

Curiosidades :
​O nome do local é Pedra da Bigorna, mas acabou ficando conhecida como Pedra do Telégrafo.
Onde ​se tira as fotos penduradas, é  a Pedra do Cavalo e a  Pedra do Telegrafo é a Pedra mais alta, que hoje tem uma bandeira do Brasil hasteada.

A Pedra do Telégrafo ganhou este nome durante a II Guerra Mundial (1939-1945), pois abrigava neste período uma estação militar para observação e prevenção contra possíveis ataques dos submarinos alemães​, ​que pudessem estar circulando naquelas águas. Como as informações naquela época eram transmitidas via rádio por meio de um gerador, o mirante acabou ficando conhecido pela população como Pedra do Telégrafo.​

Meg Milessis

logo_milessis_turismo-300x91

insta_icon_1facebook-3

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo