Covid-19Saúde & Bem Estar

Periodontite eleva risco de complicações e letalidade em caso de contaminação por Covid-19

Estudo aponta que o risco de agravamento da doença é três vezes maior em pacientes com  algum tipo de inflamação na gengiva.

A doença periodontal é uma infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes, formando um espaço indesejável entre a gengiva e a peça dentária, denominado bolsa periodontal, facilitando o acúmulo de resíduos alimentares e outras bactérias. De acordo com um artigo publicado pelo Journal of Clinical Periodontology (Jornal de Periodontologia clínica) realizado por instituições da Espanha, do Canadá e do Catar, pessoas com periodontite ou outras formas de inflamações na gengiva estão dentro do grupo de risco de agravamento em casos de contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o artigo, o risco de ter que recorrer a intubação, internação em UTI – Unidade de Terapia Intensiva,  e até mesmo morrer em caso de infecção pela Covid19, aumenta em até três vezes em pacientes com doenças periodontais.

A periodontia é uma especialidade odontológica que estuda e prevenção e tratamentos de doenças que atacam os tecidos de sustentação e dos dentes (gengiva e estrutura óssea).
 

Este estudo levantou o alerta, não só para pacientes que tiveram ou têm problemas com a periodontia, mas também ao cuidado para com a saúde bucal como um todo. Devido à pandemia da Covid-19 e, consequentemente, aos isolamentos, muitos pacientes deixaram de frequentar as clínicas odontológicas de maneira regular.

Além disso, o processo inflamatório periodontite não fica restrito apenas à cavidade bucal, mas pode influenciar negativamente os demais órgãos, como por exemplo, gerar problemas cardíacos, pulmonares, renais e, na diabete, dificultar o controle glicêmico.

Segundo a Dra. Diana Bastos, da Oral 360, a periodontia é uma especialidade odontológica importante não apenas no que se refere aos cuidados com os dentes, mas é essencial para a saúde do corpo como um todo. A Dra explica como essa especialidade pode colaborar em processos odontológicos e também como prevenção a outras doenças e enfermidades. “A periodontia também é importante para acompanhar a movimentação causada pelo tratamento ortodôntico, tal como escolher qual dente pode ser extraído, por exemplo, e avaliar as condições possíveis para os diferentes tratamentos estéticos. Além disso, a periodontia é importantíssima para prevenir doenças infecciosas como a endocardite que afeta o coração “, finalizou.

Relação entre a doença periodontal e outras enfermidades sistêmicas

Diversos estudos já revelaram a associação entre a doença periodontal e alterações cardiovasculares. Dentre elas, endocardite bacteriana, infarto do miocárdio, cardiopatia isquêmica, insuficiência coronária e veias varicosas.

Explica-se que os microorganismos da doença periodontal provocam a inflamação do miocárdio quando passam pela corrente sanguínea e se alojam nas válvulas anômalas do coração e nos tecidos cardíacos que antes foram danificados. A relação entre a doença periodontal e infecções respiratórias se estabelece quando já houve anteriormente uma falha nos mecanismos de defesa. Dentre as doenças relacionadas, estão a pneumonia bacteriana, bronquite, enfermidade pulmonar obstrutiva crônica e abscessos pulmonares.

Também é possível associar doenças nas gengivas com infecções renais, transtornos cerebrovasculares e até mesmo complicações durante a gravidez, tal como um parto prematuro e baixo peso do bebê recém nascido.

O que pode causar a doença periodontal?

A  doença periodontal surge em meio a um processo. Uma boca saudável contém mais de 700 tipos de bactérias, a maioria inofensiva. Porém, existem bactérias periodontais que causam a periodontite. Esta bactéria não costuma causar problemas, mas devido algumas circunstâncias, pode tornar-se perigosa. Isto se dá quando a placa bacteriana e partículas alimentícias não são eliminadas por meio da escovação regular. Quando esta placa permanece intacta, cria-se um tipo de “caldo de cultivo” em que as bactérias periodontais se multiplicam. Com isso, ativam a resposta inflamatória natural do corpo, deste modo, as gengivas se incham e inflamam. Se a doença periodontal não for tratada, pode piorar porque a placa fica mais endurecida, transformando-se em tártaros, portanto, não poderá ser eliminado tão somente com a escovação dentária. Enquanto o tártaro se desenvolve, facilita o crescimento da placa em direção da raiz do dente e a inflamação pode vir a ser crônica. As bolsas periodontais se formam onde a gengiva começa a separar-se dos dentes e, como as bactérias nocivas continuam crescendo nestes espaços, a infecção se estende e causa danos no osso da mandíbula e na estrutura interior dos dentes, provocando a perda de peças dentárias.

Tratamento de doenças nas gengivas

O tratamento das doenças periodontais varia em função do estado do avanço da patologia. O dentista será o responsável de avaliar o e pautar o plano de tratamento mais indicado.

Se a doença se encontra em um período inicial, é necessário eliminar as bactérias acumuladas com procedimentos realizados por profissionais dentistas e higienistas dentais.

Faz-se uma remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A Doença Periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

imagem: Canva Pro

Precisando de dar um up na saúde bucal?
Temos uma dica:
Clínica Odontológica Oral 360
Tels.:  ☎️ 3549-1400 /  ☎️ 2179-7034
Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – RJ
Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – RJ

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo