Saúde & Bem Estar

Pilates: atividade ideal para retorno aos treinos

Atividade física é amplamente indicada para uma recuperação de corpo e mente em situações pós-traumáticas, tanto físicas quanto emocionais.

Após o período de quarentena, o Pilates segue ganhando novos adeptos, pois se se trata de uma atividade extremamente eficaz a respeito de treinos com carga.

Pilates: atividade ideal para retorno aos treinos

Além de não ter restrição de idade, nem exigir condicionamento físico, é uma ótima opção para quem se acomodou sem exercícios durante a quarentena.

Mas o Pilates emagrece?

Em geral, as pessoas associam atividades aeróbicas à eliminação de gordura. A verdade é que o Pilates pode auxiliar no processo de emagrecimento, ao melhorar o ganho de massa magra, o metabolismo tende a acelerar e queimar mais gordura, contudo, esse não é o real foco da atividade.

Essa prática aumenta a flexibilidade, tonifica os músculos, diminui dores, melhora a postura, o equilíbrio e aumenta a força. Além disso, quando aliado à dieta e a prática de outra atividade física com elevado gasto calórico pode sim ajudar a emagrecer.

Para quem ainda tem alguma dúvida, segue um conselho da fisioterapeuta e instrutora de pilates Daniele Gradet:

Queimar o máximo de calorias não é a única maneira de esculpir corpo.  Se o ele não estiver devidamente preparado para exercícios de alto impacto, a chance de aumentar os desequilíbrios musculares e dores nas articulações são muito maiores, e isso pode te impedir de se exercitar e te causar danos irreversíveis.

A introdução do Pilates na rotina de atividades possui um papel fundamental para o resultado final. Ele garante que todas as articulações funcionem de maneira adequada, deixando os músculos ainda mais fortes, o que por sua vez, ajuda a evitar dores e lesões.

Além disso tudo, de acordo com a Dani, o Pilates oferece exercícios respiratórios, o que é importante não só para evitar o cansaço, mas também para melhorar a concentração e evitar o aumento dos níveis de cortisol (hormônio responsável por desacelerar a perda de peso). O cortisol estimula a produção de glicose, que pode se transformar em gordura.

“Outra vantagem dessa atividade é conseguir amenizar sintomas de estresse e a ansiedade. Quando você aprende a respirar corretamente, o cérebro se acalma. Dessa forma é criada uma resposta psicológica no corpo, diminuindo o estresse e a ansiedade.” Explica a Fisioterapeuta.

Para quem busca o corpo perfeito, de maneira segura, e está retomando as atividades pós quarentena, o Pilates é a melhor opção. Para se sentir melhor, tanto mental quanto fisicamente, é necessário escolher os exercícios corretos e aprender a curtir o processo de retorno gradual.

Clinica Fisiocorps

📞 Entre em contato e 👉 agende uma consulta!
(21) 3061-1010
(21) 98645-2554

A Fisiocorps está localizada na Rua Farme de Amoedo 75, sala 504 – Ipanema

Siga no instagram @clinica_fisiocorps

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo