Dicas & Curiosidade

Quem foi Estácio de Sá

Filho de Filipa de Sá e Gonçalo Correia, Estácio de Sá nasceu em Santarém – Portugal, em 1520.
Foi conhecido como um grande militar português.
Sobrinho de Mem de Sá, em 1563 chegou a Salvador – Bahia, com a missão de expulsar os franceses definitivamente.

Por causa das muitas dificuldades no início da colonização, somente em 1565 obteve o apoio da Capitania de São Vicente e dos Jesuítas. Estácio de Sá reuniu um enorme contingente, para finalmente cumprir com a sua missão, a de expulsar os franceses, que lá estavam há cerca de dez anos.

Em 1° de Março de 1565, finalmente a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada. E este evento foi realizado em um terreno plano que estendia-se entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, aonde ficava a base de operações. O objetivo era de utilizar a fundação como um marco para o início da expulsão dos franceses.

Com a fundação, Estácio de Sá se torna o primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro no período colonial.

Mesmo com a fundação, só em 1567, com a ajuda de seu tio Mem de Sá, Estácio conseguiu expulsar definitivamente os franceses.

A data histórica, 20 de Janeiro de 1567, quando chega a esquadra comandada por Cristóvão de Barros, trazendo reforços comandados pessoalmente por Mem de Sá, seu tio.

Os ataques ao exército francês foram travados em Paranapuã (hoje Ilha do Governador) e Uruçu-mirim (hoje Praia do Flamengo).

Só que o heroísmo de Estácio de Sá lhe custou uma ferida irremediável. Atingido no olho pela lança de um índio, o grande militar veio a falecer em 20 de fevereiro, exato 1 mês após. Mas marcou definitivamente a Cidade com o seu ato de bravura e heroísmo…

Escrito pela Redação – possui direitos autorais.

Base da pesquisa: Wikipedia

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo