Dicas & Curiosidade

Quem foi Mem de Sá

Mem de Sá chegou ao Brasil em 1558 e o seu governo durou até 1572, quando de sua morte.
De acordo com historiadores, Mem de Sá foi o terceiro governador-geral e fez uma boa administração.
Na verdade, muito mais que uma boa administração, merece os créditos de, pelo menos, seis grandes feitos.

1 – Quando chegou à Bahia, a capital encontrava-se em muitas desordens. Haviam brigas entre os apoiadores do bispo e os apoiadores de Duarte da Costa, além de conflitos com o filho de Duarte da Costa. Mem de Sá teve que agir rápido e com energia para estabelecer a ordem.

2 – Controlados esses conflitos, Mem de Sá teve que combater o jogo, na época muito praticado.

3 – Outro marco de sua administração foi o combate à epidemia de varíola, doença de origem africana e que fez muitas vítimas na capital.

4 – Sob influência do Padre Manoel da Nóbrega, Mem de sá reuniu os “índios mansos” em aldeias ou missões, depois travou batalhas com aqueles que não aceitavam a amizade dos portugueses. Mas, infelizmente, em uma dessas batalhas, seu filho Fernão de Sá, morre à flechada quando enfrentava os Selvagens da capital, no Espírito Santo.

O seu maior orgulho e honraria foi, sem dúvida, a expulsão dos Franceses, que haviam se instalado no Rio de Janeiro durante o governo de Duarte da Costa.
O Rio de Janeiro foi abandonado no governo de Duarte da Costa, que preferiu dedicar-se à “Rota do Ouro”.

O seu maior feito inicia em 1560, numa rota que terá desfecho 7 anos mais tarde. Em 1560, usando uma pequena esquadra e com ajuda enviada pela capitania de São Vicente, Mem de Sá consegue destruir o “Forte Coligny” construído pelos franceses na ilha de Sergipe. Mas os franceses logo recuperaram o posto. Porém, isso serviu de demonstração de poderio dos militares portugueses.

Em 1565 chega ao Rio de Janeiro uma esquadra sob o comando de Estácio de Sá, sobrinho do governador geral Mem de Sá, que iniciou uma povoação entre o morro Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão.

Foram dois anos de batalhas contra 800 franceses e os mais de 20.000 índios Tamoios, 1.565 a 1567.

5 – Após ter recebido de José de Anchieta o pedido de ajuda feito por Estácio, Mem de Sá parte então para o Rio de Janeiro, reúne reforços com a Capitania de São Vicente e, em janeiro de 1567, se junta com as forças de Estácio de Sá e os franceses finalmente foram expulsos do Brasil.

6 – O governo de Mem de Sá conseguiu outro grande feito. Com a ajuda do Padre Manoel da Nóbrega e de José de Anchieta, conseguiu pacificar os índios Tamoios, que eram muito selvagens.

Falecido em 1572, em Salvador, Mem de Sá não conseguiu realizar seu último desejo, que era voltar para Portugal…

Escrito pela Redação – Possui direitos autorais.

Fonte da pesquisa: Wikipedia

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo