Notícias

Rio apresenta o projeto Música e Poesia no Palácio

Programa realiza recitais de piano com declamações de poesia, dias 16, 17 e 18 de julho

Música e poesia em perfeita sintonia. Essa é a proposta do projeto Música e Poesia no Palácio, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. No programa, canções de Chopin/ Liszt e Isaac Albeniz são interpretadas no piano, enquanto são declamadas poesias de Stéfan Witwicki, Adam Mitskiévitch e Federico García Lorca. As apresentações acontecem nos dias 16, 17 e 18/7, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, e têm entrada gratuita.

Chopin (1810-1849) escreveu ao longo de sua vida 19 canções para canto e piano, todas inspiradas em poemas poloneses. Liszt escolheu seis destas canções e as transcreveu para piano solo, fazendo a simbiose entre as ideias poéticas do texto e as ideias musicais de Chopin. Das seis canções, a pianista Carol Murta Ribeiro interpretará três, enquanto serão declamados seus respectivos poemas.

Além dessas, a pianista escolheu três peças da Suíte Espanhola nº1, op.47 de I. Albeniz (1860-1909), que serão intercaladas com versos do grande poeta espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936). Para declamar os poemas e compartilhar desta viagem embalada por música e poesia, a pianista convidou o ator Helder Parente.

Carol Murta Ribeiro (pianista)
Premiada nos concursos “Lorenzo Fernandez”; “Nacional de Piano da Bahia”; e “Jovens Solistas da OSB”, a pianista Carol Murta Ribeiro completou os cursos de Graduação e de Mestrado em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Como solista atuou em Orquestras como a Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo; Sinfônica da Bahia; e Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.
Em formação de duo pianístico, apresentou-se com Ileana Carneiro em recitais na Sala Cecília Meireles; no Museu de Arte Moderna; no CCBB; entre outros.
Como recitalista participou dos Ciclos de Concertos da Sala Cecília Meireles; da Temporada de Concertos do Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis, das Séries: “Amigos da Escola de Música” da UFRJ; “Finep in Concert”; “As Pianistas” do IBAM; entre outras.
No exterior, já se apresentou em salas em Londres, Paris e Lisboa.
A pianista é Membro Titular da Academia Nacional de Música e realiza o programa “Encontro com os Clássicos” pela Radio Catedral FM, do Rio de Janeiro, como produtora e apresentadora.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

Música e Poesia no Palácio
Recital de Piano e Poesia
Piano: Carol Murta Ribeiro
Declamação: Helder Parente

Programa

F. CHOPIN – F. LISZT
Três Canções Polonesas op.74
Primavera
Minhas Alegrias
O Retorno ao meu País
Intercalados com poemas de Stéfan Witwicki e Adam Mitskiévitch

I.ALBENIZ
Suíte Espanhola nº1 op.47
Granada
Cuba
Astúrias
Intercalados com poemas de Federico García Lorca

SERVIÇO
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Datas: 16, 17 e 18 de julho (segunda, terça e quarta)
Horário: 19h
Distribuição de senhas no local: 18h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
Classificação Livre
Entrada Gratuita

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo