Notícias

 RIOSUL promove nova edição do projeto ‘Trilha Babilônia RIOSUL’

TRILHA BABILONIA

Participantes já podem se inscrever para o passeio do dia 18 de julho

No próximo dia 18 de julho, sábado, o RIOSUL Shopping Center vai realizar uma nova edição do projeto ‘Trilha Babilônia RIOSUL’. Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, investir em melhorias na sinalização da trilha ecológica, o RIOSUL volta a promover passeios guiados, gratuitos, e em datas especiais.

A proposta do RIOSUL é levar moradores e visitantes da cidade a conhecer um pouquinho da beleza e história da região e conferir de perto o trabalho de reflorestamento, além de explorar plataformas, edificações, casas e fortalezas do tempo do Brasil Colônia. Uma das curiosidades, por exemplo, que os guias contam durante a travessia, é que os portugueses usavam estas rotas para transportar água, alimentos, provisões de armas e munições, que eram levadas em mulas para os pontos onde se concentravam as tropas. Antes disso, os índios nativos da região já utilizavam essas trilhas para locomoção entre o litoral e o interior da cidade antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.

A cada passeio, serão abertas 60 vagas para inscrição de participantes. O Shopping também oferece um serviço que inclui lanche e translado de ida até o início da trilha e volta ao ponto de encontro. Os participantes devem se reunir no piso G5 do Shopping e as saídas acontecem sempre às 9h. As inscrições já estão abertas para a próxima data (sujeita às condições climáticas do dia e à lotação), dia 18 de julho.

Confira as próximas datas da Trilha Babilônia RIOSUL:

  • 18/07 (Ecoturismo Junino)
  • 08/08 (Comemoração Dia dos Pais)
  • 20/09 (Comemoração Dia da Árvore)
  • 11/10 (Comemoração Dia das Crianças)

Para se inscrever, basta entrar no site do RIOSUL e preencher a ficha cadastral. http://www.riosul.com.br/trilhababilonia.html

O Projeto

Atualmente, a Trilha Babilônia RIOSUL conta com 23 placas de sinalização, patrocinadas pelo Shopping, distribuídas ao longo do percurso, possibilitando um passeio mais seguro e rico, com informações sobre a botânica, indicações de caminho e curiosidades sobre a história local. Além disso, diversas espécies nativas da flora voltaram a colonizar as áreas espontaneamente como o Pau-brasil, Ipê-amarelo, Aroeira, Ipê-rosa, Embiruçu, Pau-ferro, entre outras 80 espécies de árvores. Até o momento, já foram plantadas mais de 200 mil mudas.

Na fauna, a recuperação das áreas também trouxe de volta espécies que haviam migrado para outros locais, incluindo algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção como a Jacupemba, Tucano-de-bico-preto, Papagaio-curica, Sabiá-preto, Coleirinha, Pichochó, Saíra-sete-cores e Trinca Ferro.

Trilha Babilônia RIOSUL

Data: 18 de julho

Horário: 9h30

Local: G5 do shopping

Endereço: Subida pela Rua Carlos Peixoto – Lateral do Shopping

Passeio gratuito.

*Classificação etária: Recomendado para maiores de 06 anos acompanhados dos pais

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo