Notícias

“RODA DE CONVERSA: CONHECIMENTO LIVRE” – Crise e política no Brasil Contemporâneo

rodadaconversa

No sábado 16/abril, às 16h, estreia na Lapa (Pizzaria La Carmelita) o projeto “RODA DE CONVERSA: CONHECIMENTO LIVRE” que, com a proposta de ser uma conversa informal e democrática, mensalmente trará um tema atual para ser discutido entre convidados especializados e quem ousar comparecer e deixar de ser mero espectador para ser também debatedor.

Afinal, vivemos em um tempo e cidade extremamente dinâmicos, em que a busca pelo conhecimento, pela troca, por oportunidades e bons encontros é pulsante e necessária. Diante disso, termos um espaço para a apresentação e debate livre e horizontal de temas diversos e de interesse geral entre intelectuais, acadêmicos, artistas, ativistas, atores sociais e a sociedade é sempre bem-vindo e auspicioso. Uma ideia central do “Roda de conversa” é trazer a Academia e o ativismo para a conversa de bar, em local central e de fácil acesso, tendo a troca de ideias diversas como prioridade.

O tema desta 1ª mesa é: “Crise e política no Brasil Contemporâneo”. Os convidados são:

Prof. Dr. Daniel Pinha – Doutor em História Social da Cultura (PUC-Rio) | Professor do Departamento de História da UERJ

Prof. João Henrique Ferreira de Castro – Doutorando em História (UFF) | Professor do Colégio Pedro II

Prof. Dr. Rodrigo Perez Oliveira – Doutor em História Social (UFRJ) | Professor da UNESA

Sobre o tema: 

“A história do Brasil é atravessada por crises políticas, umas mais graves que outras, algumas chegando mesmo a se desdobrar em profundas crises institucionais. É comum que em meio a essas experiências de crise, os contemporâneos, mais ou menos envolvidos com os conflitos em questão, desenvolvam narrativas de interpretação da realidade. Essas narrativas são legadas às gerações futuras, sendo importantes, também, para as memórias que na posteridade irão reapresentar esses eventos.

Já há dois anos, nós, brasileiros, vivemos uma experiência de crise política que vem se agravando cada vez mais. Essa crise política se desdobrará em mudanças institucionais que transformarão o contrato social e político delineado na constituição de 1988?

A única certeza que temos nesses tempos tão confusos é que precisamos conversar, e produzir as nossas narrativas de interpretação da realidade. Esse exercício é importante, tanto para o presente como para o futuro”.

Sobre os convidados: 

Daniel Pinha é carioca e professor da área de História do Brasil do Departamento de História da UERJ/ Maracanã. É ex-aluno do Colégio Pedro II, da UERJ (Graduação,´2005), e da PUC-Rio (Mestrado, 2007 e Doutorado, 2012). Leciona História desde 2001, com passagem, dentre outras, pelo Pré-Vestibular Popular Construção, pela Rede Municipal de Duque de Caxias e pela PUC-Rio.

Rodrigo Perez Oliveira é carioca e professor de Teoria da História da Universidade Estácio de Sá. Historiador e Doutor em História Social (UFRJ), estudioso da história do pensamento político brasileiro e autor dos livros “As armas e as letras: a Guerra do Paraguai na Memória Oficial do Exército Brasileiro” (Ed. Multifoco, 2013) e “As memórias de um homem comum: o primeiro livro de Armando Fonseca”, (Ed. Autografia, 2015).

João Henrique Castro é mineiro e graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Tem mestrado em História Social na UFRJ e é doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de História do Colégio Pedro II desde 2013, tendo antes lecionado no Cefet-MG, na rede municipal de Belford Roxo-RJ e escolas e cursinhos particulares e comunitários.

SERVIÇO:

1ª “RODA DE CONVERSA: CONHECIMENTO LIVRE!”
Tema: Crise e política no Brasil Contemporâneo.
Data: sábado, 16/abril, das 16h às 19h30
Local: La Carmelita (Lapa – Rua do Resende, nº 14).

Entrada: gratuita
Classificação: livre
Lotação: 130 pessoas

Estacionamento: há estacionamentos próximos.

Cartões aceitos no local: de crédito e débito.

Acesso a deficientes físicos? Não.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo