fbpx
Saúde & Bem Estar

Saiba como a ansiedade afeta a sua saúde bucal

Sabia que dor de dente, ou feridinhas que nasce na boca como aftas e outros problemas bucais podem ser provocados por estresse? Veja agora a relação entre saúde mental e saúde bucal.

No nosso dia a dia, temos tantas preocupações e correrias, que às vezes chegamos a um ponto de estresse muito grande. Contas a pagar, escola dos filhos, convênio, trabalho, problemas pessoais, carro, comida do gato, cachorro ou papagaio. 

Tudo isso vai somando dentro da nossa cabeça, e quando paramos para perceber o nível de estresse, já é porque estamos sentindo os efeitos colaterais, e entre eles os danos a saúde bucal.

A boca possui um papel importante, desde o nascimento, quando amamentamos ou quando ainda criança que adquirimos o hábito de colocar objetos na boca. Ela sempre foi uma referência para expressar sentimentos, nutrição e sensações.

E com a ansiedade e o estresse não seria diferente, ela se tornando vítima das nossas emoções. Com o desequilíbrio da saúde emocional pode ocasionar problemas como mau hálito, feridas na boca, ranger dos dentes, entre outros.

Veja, a seguir outros problemas que possam ser ocasionados pelo desequilíbrio da saúde emocional e saúde bucal!

Problemas que podem ser causadas por estresse

Bruxismo

O hábito de ranger os dentes, pode causar desgastes nos dentes. Além de, causar dores de cabeça  e dores nos dentes.

Gengivite 

A gengivite é causada por placas bacterianas que provocam inflamações na gengiva. Uma situação complicada e delicada é quando a gengivite desenvolve para a gengivite ulcerativa necrosante aguda.

Esse tipo é bem mais agressivo que a convencional, pois ela causa dores, mau hálito e sangramento. E está totalmente atrelada a uma produção hormonal.

Boca seca 

O estresse em especial, causa a redução na produção de saliva, e consequentemente pode desenvolver outros problemas como a cárie.

Aftas 

As aftas são pequenas inflamações que surgem no interior da boca, geralmente, são dolorosas. Elas podem ser causadas tanto pelo estresse, quanto a baixa imunidade.

Não são contagiosas e nem perigosas, mas a aparição contínua é preocupante e deve ser acompanhada por um especialista.

Roer unhas

Roer unhas é um hábito que está associado a ansiedade, muito comum entre jovens e adolescente, mas também está entre os mais velhos. Ela pode causar diversos problemas, como o desgaste do esmalte e a proliferação de bactérias.

Maus hábitos de higienização 

O cansaço, estresse e ansiedade tende a nos deixar descuidados quanto a higienização e a aparência. E a falta de higienização pode causar outros problemas, como: cáries, mau hálito e gengivite.

Dicas de como prevenir e deixar o estresse pra lá

Cuide da saúde

Cuidar da saúde é uma frase muito genérica, pois envolve muitos fatores, mas é crucial pensar nelas e encontrar as melhores formas para ter um equilíbrio entre mente e corpo.

Tenha boas noites de sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para descansar e aliviar o estresse. Muitas das vezes, o estresse e a ansiedade é causada pelo excesso de cansaço. 

Alimente-se de forma saudável

A alimentação é uma chave crucial para garantir o bem estar, já que a falta de nutrientes pode ocasionar mau humor e ansiedade. Além de, ser um fator decisivo para a saúde bucal, uma boa alimentação pode até evitar um implante dentário a longo prazo.

Faça atividades físicas

Apesar de não parecer que tem ligação direta, às atividades físicas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Tenha momentos de prazer

Aproveite o dia, separe momentos estratégicos na semana para você fazer exatamente o que gosta. Seja ler um livro, assistir um filme ou só apreciar tarde com pessoas que gosta. 

Evite criar novos vícios

Um problema muito comum criado por aqueles que estão por um período de estresse é o de fumar, comer doces, comer compulsivamente, entre outros. 

Mas pode ser controlado, uma vez que identificar que existe um problema ou cansaço mental, é importante que procure um psicologo e se necessário um psiquiatra.

Tudo isso para evitar que você se estresse futuramente, e gaste tempo pesquisando tratamentos como clareamento dental, e não precise  passar horas pesquisando por “clareamento dental preço”, para corrigir os efeitos de um vício que poderia ter sido evitado, por exemplo.

Vá ao dentista

É muito importante que tenha o hábito de ir ao dentista com frequência, além de tratamentos estéticos, é preciso fazer um acompanhamento, para que se algo surgir nesse meio termo, possa se prevenir e tratar o mais rápido possível. 

Ao invés de, precisar pesquisar “quanto custa um implante dentário” ou “implante dentário preço”,  e criar mais um problema desnecessário, que pode ser evitado hoje.

Sorria e cuide do seu sorriso!

O sorriso é um sinal de que as coisas estão bem, por isso cuide dele. Para isso, você precisa cuidar de si mesmo, cuidar da sua saúde mental para que todo o resto funcione bem.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.

Clip da Semana