Notícias

Sergio Gonçalves Galeria recebe a exposição Salve São Jorge

Raimundo Rodriguez convida diversos artistas para homenagear o santo guerreiro

23 de abril é dia de São Jorge, padroeiro do estado do Rio de Janeiro, e um dos mais populares santos nos quatro cantos do mundo. No seu dia, a Sergio Gonçalves Galeria, pelo segundo ano consecutivo, abre as portas para a 6ª edição da exposição “Salve São Jorge”, criação do artista plástico Raimundo Rodriguez, fiel devoto do santo protetor.

Uma exposição para celebrar. Essa é a proposta de Raimundo Rodriguez ao convidar outros artistas para participar da mostra com obras em homenagem ao santo guerreiro. O convite foi feito através das mídias sociais, abrindo espaço para artistas de todo Brasil, e o resultado foi uma explosão das mais diferentes ideias para reverenciar São Jorge. Exigência? Somente uma: todas as obras tem que ter o tamanho de 23 x 23 cm. A técnica e o suporte não importam, mas a medida sim, escolhida por ser o número místico ligado ao Santo.

Vários artistas confirmaram sua participação, como BB Schimitt, Claudia Hirszman, Daniel Ventura, Deneir Martins, Guilherme Secchin, Hélio Siqueira, Jorge Calfo, Jorge Duarte, Lígia Teixeira, Marco Velasquez, Mirela Amarante, Roberto Tavares, Vânia Barbosa, Wladimyr Jung, entre outros.

O artista plástico Raimundo Rodriguez é conhecido por suas obras em torno da figura mítica de São Jorge. Na última edição da exposição, Raimundo apresentou uma performance, em pleno centro do Rio, onde construiu um cavalo mecânico, que ganhou vida nas mãos do ator Augusto Vargas, intérprete do santo.

Ele mesmo é cultuador do Santo Guerreiro, prova disso, é que não sai de casa sem uma peça de roupa que faça referência a seu protetor. Raimundo também tem várias esculturas, instalações, desenhos e pinturas relacionadas ao tema e, por isso mesmo, teve a ideia de reunir vários artistas para essa exposição coletiva, mas nunca de forma tão abrangente. “São Jorge é admirado por sua força e perseverança, ele representa o artista, pois não desiste nunca. Por isso, todos os anos procuro celebrar esse ícone poderoso através da arte, e nessa edição, convidei os mais diferentes artistas para apresentarem suas obras”, explica Raimundo Rodriguez.

A Sergio Gonçalves Galeria, que neste mês de abril comemora dois anos de abertura, tem se destacado por propor exposições coletivas que apresentem um diferencial, como foi o caso da mostra recente “Quem viver, Verão!”, cujo suporte foram os guarda-sóis. “Receber a exposição “Salve São Jorge” no mês do aniversário da Galeria é como ganhar mais um ano de proteção, mais um ano de sucesso”, comemora o curador Sergio Gonçalves. “Além disso, receber uma exposição inspirada por Raimundo Rodriguez é uma honra, o trabalho dele e de todos os artistas estão incríveis”, finaliza.

“Salve São Jorge” terá sua abertura no dia 23 de abril, quarta-feira, a partir das 14 horas, e fica em cartaz até o dia 10 de maio. Entrada Gratuita.

SERVIÇO:

Exposição: Salve São Jorge
Artistas: Raimundo Rodriguez, BB Schimitt, Claudia Hirszman, Daniel Ventura, Deneir Martins, Guilherme Secchin, Hélio Siqueira, Jorge Calfo, Jorge Duarte, Lígia Teixeira, Marco Velasquez, Mirela Amarante, Roberto Tavares, Vânia Barbosa e Wladimyr Jung.

Curador: Sergio Gonçalves
Local: Sergio Gonçalves Galeria
Endereço: Rua do Rosário 38 – Centro
Telefone: 2263-7353
Abertura: 23 de abril de 2014
Encerramento: 10 de maio de 2014
Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados das 11h às 18h
Entrada: Grátis

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo