Notícias

Shiatsu

woman receiving back massage at spa salon
woman receiving back massage at spa salon

O shiatsu é a massagem com a pressão dos dedos. Uma técnica Oriental, apesar de reconhecida na Medicina Tradicional Chinesa, foi registrada no Japão como técnica independente de massagem. Ele trabalha em pontos específicos, chamados de “tsubos” que formam canais energéticos do corpo- meridianos, que se conectam com os órgãos interiores.  Dentro dos Meridianos circula, além de outras substâncias, a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses.

A Medicina Oriental acredita que as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos. A ciência já provou que  doenças “modernas” como depressão, estresse, insônia, ansiedade e câncer são consequências de desequilíbrios emocionais, ideia compatível com a crença Oriental. Talvez por isso, cada vez mais o Ocidente aceita a prática da medicina alternativa para tratamento e prevenção de doenças.

O principal objetivo do Shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético entre o corpo-mente, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Libera a musculatura do corpo e provoca a harmonização do indivíduo atuando nos pontos de energia vitais. É indicado para  tratamento de distúrbios músculo- esqueléticos, prevenção de patologias psicossomáticas e males caudados pelo stress.

O trabalho é feito com a utilização apenas das mãos, sem auxílio de aparelhos ou objetos. A maioria das manobras é feita com a pressão dos polegares, mas também existem manobras com outros dedos e com a palma das mãos. Com execução desses movimentos são desfeitos nódulos de tensão, aumenta a circulação sanguínea, alonga a musculatura, alinha a coluna vertebral e provoca o relaxamento.

Existe ainda o  Shiatsu Facial, massagem  na face e em toda a cabeça com fins terapêuticos e estéticos para o equilíbrio da pele e de todo o organismo. O Shiatsu tem também efeito benéfico em mulheres grávidas, geralmente o tratamento começa após o terceiro mês e traz ótimos resultados, muitas mães relatam que melhoram a parte circulatória, evitando inchaços, trata a dor lombar, dores nas pernas, além de melhorar a disposição e posteriormente facilitar o momento do parto.

O Shiatsu veio agregar valor significativo na Medicina Ocidental, seguindo o exemplo do Oriente com técnicas preventivas que aumentam a expectativa e qualidade de vida. A preocupação agora é verdadeiramente entender o que seu corpo está dizendo, investigar as causas de problemas, eliminar tensões e restabelecer a ordem do corpo físico e energético.

 

Keitty Fernandes

facebook-3

blog

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo