Notícias

"Tarja Preta" no Teatro do Centro Cultural Justiça

Originalmente um conto intitulado de “Serial Killer”, escrito para o livro “Tarja Preta” – coletânea de histórias tragicômicas de diversos autores em que os personagens se entregam sem pudores à dependência de remédios –, a comédia teatral TARJA PRETA, da escritora Adriana Falcão e sob a direção de Ivan Sugahara, abre temporada no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal em 07 de dezembro e segue até 27 de janeiro de 2013. O elenco conta com Letícia Isnard, que interpretou a personagem Ivana na novela “Avenida Brasil”, e Érico Brás, que integra o elenco do programa “Entre Tapas e Beijos” como o Jurandir (ambos da TV Globo).

A trama mostra a conversa de uma mulher que vive à base de comprimidos com seu próprio cérebro, num diálogo cômico e surreal. Trata-se de uma serial killer de neurônios. Adriana Falcão, roteirista de TV e cinema, e autora de diversos livros para crianças e adultos, entre eles “A Máquina”, escreveu o conto inteiramente sob a forma de diálogos, prenunciando o seu potencial cênico.  O projeto teatral foi idealizado por Ivan, também responsável pela adaptação, e Letícia Isnard. Eles trabalham juntos há onze anos na companhia teatral Os Dezequilibrados e já fizeram uma série de espetáculos em parceria, como a comédia “A Estupidez”, de Rafael Spregelburd, encenada em 2011 no Rio de Janeiro e tendo sido sucesso de público e crítica. Com a peça, Letícia foi indicada aos prêmios Prêmio Shell e Quem Acontece – de Melhor Atriz.

O espetáculo participou da 9ª edição do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis – FITA – no dia 02 de dezembro, onde fez a sua pré-estreia.

O TEXTO

A peça retrata com humor e sensibilidade uma mulher que, diariamente, precisa de uma injeção química no sangue, em forma de comprimidos, para que consiga viver. De certa forma, a personagem se orgulha do vício, mergulhando destemidamente em sua onda química e inventando uma espécie de paraíso artificial, no qual estabelece uma conversa incessante com seu próprio cérebro. Contudo, a tranquilidade não reina neste paraíso e seu cérebro a censura constantemente, reclamando dos efeitos letárgicos a que é submetido.

 

Além dos remédios tarja preta, sem os quais não consegue viver, ela também abusa de álcool e drogas, prejudicando de forma drástica o funcionamento do seu cérebro. A cada problema ou sofrimento da sua dona, em especial os surtos depressivos e brigas com o ex, é ele quem mais sofre com a morte de milhões de neurônios.

 

O ESPETÁCULO

Ivan e Letícia já fizeram mais de dez espetáculos juntos, em uma parceria que vem se mostrando extremamente frutífera. O estabelecimento de um canal comunicativo aberto e intenso com o espectador é uma prerrogativa em todos os seus trabalhos. Em “Tarja Preta”, a dupla pretende trabalhar novamente neste sentido, humanizando a história dessa mulher que encontra nos remédios a solução para os seus problemas, mas, com o tempo, acaba sofrendo  novas complicações.

 

“Os comprimidos são uma medida paliativa, mas dão forças para ela acordar a cada dia, buscando uma disposição renovada para enfrentar o que a espera. Podemos dizer que se trata de uma rotina idêntica ou no mínimo semelhante a que todos nós vivemos. E se pudermos encarar esse dia a dia com humor, tanto melhor,” explica o diretor Ivan Sugahara.

 

De um modo leve, divertido e delicado, o espetáculo aborda um tema extremamente atual e complexo: as implicações e funções dos remédios tarja preta. Sua protagonista é ansiosa, transgressiva, deliciosamente louca e profundamente humana. Perturbada, inquieta, dependente assumida de comprimidos “pesados” para acordar, dormir, ou qualquer variação possível do viver dentro do espaço de um dia ou de uma noite.

 

“É uma mulher que tem tudo para fazer o público rir, se identificar e se comover,” afirma a atriz Letícia Isnard.

 

 

SERVIÇO:

Teatro adulto: Tarja Preta

Duração: 50 minutos

Gênero: Comédia

Local: Centro Cultural Justiça Federal

End.: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ. CEP 20040-009

Tel.: (21) 3261-2550

Temporada: de 07 de dezembro/2012 a 27 de janeiro/2013 (de quinta-feira a domingo) – não haverá espetáculo de 27 a 30 de dezembro/2012

Horário: 19h

Ingresso: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada)

Classificação etária: 14 anos

Bilheteria: de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h

Lotação: 142 lugares

Estacionamento para público: não

Acesso para deficientes físicos: rampa lateral

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto Adriana Falcão

Elenco Letícia Isnard e Érico Brás

Direção e Adaptação Ivan Sugahara

Assistência de Direção Lisa E.

Figurino Bruno Perlatto

Iluminação Tomás Ribas

Trilha Sonora Ivan Sugahara

Direção de Movimento Paula Maracajá

Programação Visual Bruno Graell

Fotografia Dalton Valério

Assessoria de Imprensa Flávia Tenório

Direção de Produção Giba Ka

Produção Executiva Letícia Napole

Assistente de Produção Flávia Milioni e Jenny Mezencio

Coordenação de Produção Beto Bk

Realização Giba Ka, Ivan Sugahara e Letícia Isnard

 

 

ADRIANA FALCÃO

Escritora e roteirista de Cinema e TV. Começou a trabalhar na televisão em 1997, na série “Comédias da Vida privada” da TV Globo.

IVAN SUGAHARA

Ator e diretor, há quinze anos desenvolve um trabalho continuado na direção de espetáculos, tendo realizado mais de trinta encenações, encenado em diversas peças e ganho inúmeros prêmios da área. É também fundador e diretor da Companhia teatral Os Dezequilibrados há dezesseis anos.

LETÍCIA ISNARD

Integrou o elenco da novela “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, direção de Amora Mautner e José Luiz Villamarim, interpretando a personagem Ivana. Também na Rede Globo, fez parte do elenco de diversos programas e novelas.

ÉRICO BRÁS

Na TV, está atualmente no ar no programa Tapas & Beijos/TV Globo, com direção de Mauricio Faria. Atuou também em diversos outros programas da rede, bem como em variadas peças teatrais.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo