Notícias

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma terapia milenar, desenvolvida no Oriente com base na acupuntura e apesar de se tornar conhecida pelo seu uso na Medicina Tradicional Chinesa, existem informações dessa prática em outros povos antigos. A ventosaterapia era comum e utilizada para a cura de várias doenças, até porque não tinham recursos médicos. Também apontada como instrumento curativo milagroso por atuar no elemento energético e pelo contato com o interior do corpo através do sangue.

Antes a ventosa era feita com outros instrumentos, utilizavam a cabaça, e até chifres de búfalos, cortavam 10 cm da parte superior e através da sucção oral na ponta do chifre formava um vácuo. Depois foi substituída por cúpulas de bambu e atualmente a mais comum é de vidro, que funciona com a retirada do oxigênio de dentro da ventosa formando um vácuo sobre a pele ou através de uma válvula em cima do copo que bombeia o ar para fora.

A ventosa é indicada para o alívio de dores musculares, lombalgias, dor abdominal, artrose, artrite, hipertensão arterial, melhora o sistema circulatório, redução de celulite e gordura localizada. Cada tratamento tem um ponto e um tempo determinado a ser aplicado. Este tempo varia de 15 a 45 minutos dependendo da patologia e se a intenção é nutrir, tonificar ou sedar. Ela pode ser usada de forma estática ou em movimento.

A ventosa em movimento é para o fim de eliminar as toxinas acumuladas no organismo, além de equilibrar o funcionamento do intestino. Depois da sucção da pele a ventosa é movimentada com as duas mãos, passando pelos meridianos do intestino grosso, delgado e na barriga em sentido horário. Para o melhor deslisamento e para potencializar o efeito terapêutico, usamos um óleo essencial estimulante. Como resultado, observamos diferentes reações que indicam a eliminação de impurezas e gorduras, através das fezes, urina, gases e até pela pele com o aparecimento de acnes.

Seguindo a mesma ideia de movimento além de aumentar o fluxo da linfa, essa massagem feita em superfícies grandes como costas e coxas, tem o efeito de remover a pele ressecada e células mortas, reduz edemas, mantem a flexibilidade dos músculos, desfaz nódulos e mobiliza o funcionamento dos órgãos. Essa terapia praticada regularmente garante o funcionamento equilibrado do corpo, sendo então uma medida preventiva.

Além do tratamento de patologias, desintoxicação e fadiga muscular, a ventosa tem sido usada na estética para diminuir celulites. Neste caso a aplicação é dinâmica, com rápidas sucções sobre a pele, provocando a irrigação sanguínea e a quebra de gorduras na área. A ventosaterapia é conta- indicada para casos de febre alta, infecções e estágios virais, convulsões, cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, na região lombar e abdominal em gravidez e em casos de câncer.

Vale lembrar ainda que qualquer terapia deve ser conciliada com uma alimentação saudável e a prática de exercícios. Combinando estes cuidados conseguimos harmonização energética e melhoramos o funcionamento geral do corpo.


Keitty Fernandes, Jornalista e Terapeuta Holística.
https://keittyterapeutacorporal.com.br
https://www.facebook.com/keittyterapeutacorporal 

Depois de uma boa ventosaterapia, que tal aumentar ainda mais conforto para o seu dia-a-dia? Sabe como contar com as facilidades de uma excelente lavanderia?

 

 

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo