Talita Furtado - Travel designer

Você sonha em conhecer a Suíça?

Em 2019, fizemos um roteiro de apenas 6 dias pela Suíça e foi fantástico! Conseguimos fazer um roteiro compacto e conhecer uma parte da Suíça em poucos dias. Eu sonhava fazer esse roteiro, e realizei esse sonho! Então, você sonha em conhecer a Suíça?

Antes de montar seu roteiro é importante conhecer um pouco do país. Apesar da Suíça ser um país pequeno, tem milhões de lugares para visitar, portanto é melhor que você escolha uma área a ser explorada. Um turista que ainda não conhece a Suíça, pode levar meses para conhecer todas as opções e se for um roteiro muito corrido, não irá aproveitar tudo como deve ser aproveitado.

Optei por conhecer a Região da Riviera Suíça que faz fronteira com a França. Para montar esse roteiro, contei com a ajuda da querida amiga Lívia (do IG @fotosnasuica) que é uma fotógrafa brasileira, residente na Suíça. Aliás, todas as fotos da matéria são de autoria dela que sempre faz um trabalho lindo.


Resolvemos ficar hospedados em Lausanne pois encontramos um hotel muito bom e muito bem localizado, e com isso, ficamos em uma região mais central e não precisamos perder tempo mudando de hotel. Vale ressaltar que para conhecer a Riviera Suíça não é necessário se hospedar em mais de um local, pois além de você perder tempo nos deslocamentos, check-in e check-out, as atrações ficam todas muito próximas e toda a região é muito bem servida de transporte público.

Outra opção que fizemos, e foi muito acertada, foi não alugar carro! Nosso tempo era curto e os trajetos que iríamos percorrer são super bem servidos de transporte, portanto, alugar um carro seria desperdício de tempo e dinheiro. Optamos por adquirir o Swiss Travel Pass que é um passe de transporte para turistas e dá direito ao uso de trem, ônibus e barcos.

Abaixo, segue o roteiro com a explicação dia a dia.

Dia 1 – Chegada no Aeroporto de Genebra – Do Aeroporto,  pegamos o trem para Lausanne, o trajeto dura mais ou menos 50 minutos e o trem é maravilhoso! No dia da nossa chegada, depois de nos hospedarmos, aproveitamos para conhecer um pouco do centro de Lausanne e explorar o bairro de Flon, que fica no coração da cidade e é o bairro mais descolado da cidade. Lá passeamos pelas lojas e aproveitamos para jantar. Logo depois, retornamos ao hotel pois, no dia seguinte, teríamos que acordar bem cedo.


Dia 2 – Nesse dia optamos por fazer o passeio do Trem do Chocolate, e foi maravilhoso! O trem sai do Terminal de Montreux, pontualmente às 8:44 da manhã. Pegamos o trem de Lausanne a Montreux, e de lá partimos para o passeio. O passe para esse trem é pago á parte, e para quem já tem o Swiss Travel Pass, paga um valor menor. O trem é lindo! São vagões “vintage” do Pullman “Belle Époque”, datado de 1915 e os passageiros viajam ao estilo de primeira classe. O trajeto te leva até Montvobon e de lá se pega um ônibus até Gruyère, onde tem uma visita à Maison Gruyère, onde você conhece toda a história e processo de fabricação do famoso queijo. A partir de Gruyère, seguimos no mesmo ônibus até Broc, onde fica a Fábrica de chocolates Cailler – Nestlé. Essa visita é sensacional, a fábrica é linda e a visita vale super à pena. Esse passeio todo é um passeio de dia inteiro (aproximadamente 9 horas de duração) e o trajeto do retorno é feito todo em ônibus, e te leva até a estação de Montreux de volta.


Dia 3 – Dia de conhecer Berna! Muitos não sabem mas a capital da Suíça se chama Berna. É uma cidade linda e nós amamos conhecer! O trajeto de trem dura aproximadamente 1:30h, mas você nem sente, pois o trem é super confortável e as paisagens são lindas. É mesmo um passeio super agradável. Obviamente, em um só dia é impossível conhecer tudo, mas amamos passar por lá e nosso dia foi super agradável. Chegamos na cidade e fomos direto ao Rosengarten, o jardim das rosas! É um jardim lindo, e como estávamos em plena primavera, pegamos tudo florido. O passeio pelo jardim é super agradável, e de lá temos vistas lindas da cidade.  Tiramos fotos panorâmicas da cidade, vimos a estátua de Einstein, paramos no bistrô do jardim para tomar um suco, depois seguimos até o parque dos Ursos, que é super legal na beira do Rio Aar. Lá fizemos outra parada para tirar fotos e ver os ursos brincando. A cor da água do Rio é impressionante! Berna já fica localizada na parte alemã da Suíça, portanto, o idioma local é o alemão e tem excelentes restaurantes de comida típica e cervejas super gostosas. Depois dessa paradinha estratégica, seguimos para conhecer a Catedral de Berna, a casa de Einstein e terminamos o dia no Palácio Federal da Suíça, podendo assim ter uma visão geral de “Old Town”.


Dia 4 – Esse foi o dia de explorar Lausanne, Evian e Ouchy, que fica na beira do Lago Leman. Estava um dia lindo e aproveitamos o sol, passeamos muito a pé admirando a cidade. Caminhamos na beira do lago até o Museu Olímpico, que é lindo e não pode deixar de ser visitado! O museu conta a história de todas as olimpíadas passadas. Tem um jardim lindo e uma área interativa muito legal. É enorme, e se você se interessar, pode passar um dia inteiro por lá, tamanho o acervo deles. Bem pertinho do museu está o Famoso hotel Beau Rivage, onde a Imperatriz Sissi da Áustria se hospedava com frequência. Esse passeio na beira do lago é lindo, e o dia passa e você nem percebe. Nessa região você encontra muitas lojinhas de souvenirs e restaurantes legais. Ao final do dia, atravessamos de barco até Evian. O passe do barco também está incluído no Swiss travel pass, e Evian é uma cidade lindinha. O dia estava muito quente e adoramos ir até Evian, conhecer a pequena cidade. Não há muito o que se fazer por lá, entretanto, só o passeio de barco pelo Lago Leman já vale. Em Evian, no calçadão à beira do Lago, você encontra o letreiro da cidade e bem pertinho, +- 500 m você encontra a Fonte Cachat, de onde sai a famosa água Evian.


Dia 5 – Esse dia foi inteiramente dedicado à Genebra, essa cidade linda e encantadora! Localizada à beira do Lago, no verão tem várias atrações às suas margens. Estava tudo bem cheio, mas super agradável. O lago é enorme e seu principal cartão postal é o Jet D’eau – um jato d’água de 140 metros de altura. No verão, esse passeio é bem legal, pois tem várias atrações nesse local. Eles deixam pianos para serem usados, tem passeios de trem, uma parte do lago se transforma em praia, tem barraquinhas de comidas típicas, e lá você também encontra a famosa roda gigante de Genebra e o relógio das flores, com mais de 6 mil flores plantadas!!! Se você ainda tiver disposição para caminhar, não deixe de ir até a cidade velha conhecer as atrações da cidade alta. A Catedral é linda, e de lá você consegue ter uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. Por toda a cidade você encontra fontes de água potável, isso é delicioso em dias quentes!

Dia 6 – Nesse dia fomos visitar Montreux e Vevey. Essas duas cidades são verdadeiros ícones na Riviera. Cidades onde moraram Freddie Mercury e Charlie Chaplin. O melhor mesmo nessa dobradinha em dias de calor é caminhar à beira do lago. Em Montreux, começamos o nosso dia conhecendo o Castelo de Chillon, um castelo Medieval super charmoso que fica há 30 minutos do centro. A visita ao castelo dura em torno de 2 horas e eu super indico! Vale muito à pena, e a vista, além de ser linda, rende fotos incríveis! Logo após, pegamos o barco bem em frente e retornamos ao centro da cidade. Lá tiramos algumas fotos com a estátua do Freddie Mercury e nos perdemos pelas lindas ruas super bem cuidadas e floridas nessa época do ano. Após esse passeio, fomos caminhando pela beira do lago até Vevey, onde você encontra a estátua de Chaplin e o imperdível museu Chaplin’s World, que fica localizado na casa onde ele e sua família viveram. Em Vevey, você também encontrará o Museu Alimentarium, que foi fundado pela Nestlé  e fala sobre nutrição de uma forma interativa. Logo após esse passeio, pegamos o teleférico e fomos até Mònt Pelerin, uma super dica! Lá paramos para admirar uma das vistas mais lindas que já vi na vida, o local é super alto e você consegue avistar, além do lago, uma boa parte de Lavaux, que é uma região vinícola considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Talita Furtado, junto à estátua de Charlie Chaplin


Talita Furtado é proprietária e Travel Designer do Atelier de Viagem, formada em Administração de Empresas em San Francisco CA, onde trabalhou durante 8 anos em turismo para toda a região da Bay Area. Em 2007 retornou ao Brasil a convite do Comitê Organizador dos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. Logo após, foi trabalhar em uma multinacional na área de eventos e viagens e, em 2018, abriu junto com mais 2 sócias a Agencia Atelier de Viagem.
Para Maiores informações: www.atelierdeviagem.com.br

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo