Gastronomia

WINE MUNDI TRAZ CHEF FRANCÊS AO BRASIL

PARA MARCAR ENTRADA NO MERCADO DE VINHOS FRANCESES

Franck Putelat, 2 estrelas Michelin, vai preparar menu especial harmonizado nos restaurantes Duo e Bottega del Vino

A importadora Wine Mundi vai trazer ao Brasil o renomado chef francês Franck Putelat. A ação marca a entrada da importadora no mercado de vinhos franceses. Com duas estrelas Michelin, o chef, que vem especialmente de Carcassonne, vai preparar um menu exclusivo harmonizado em dois eventos, nos dias 04 e 05 de novembro: no restaurante Bottega del Vino, no Leblon, e Duo, na Barra, respectivamente.

Na ocasião, também estará presente o enólogo Laurent Mingaud, da vinícola Sieur d’Arques (responsável pela produção dos vinhos). Além disso, os clientes que quiserem levar para casa os rótulos saboreados no jantar poderão comprá-las nos restaurantes com 20% de desconto.  Os valores dos eventos, por pessoa, são R$ 490,00 (Bottega del Vino) e R$ 620,00 (Duo). As vagas são limitadas.  Reservas: (21) 3546-8395 ou email: [email protected].

 

Menu

 Boas-Vindas

Champagne Joseph Perrier Cuvee Royale Brut

 Entrada

Tartine de feijão branco confit de Castelnaudary com sálvia, mozzarella e trufas negras.

Vinho Branco Clocher de Festes Saint-Andre Reserve 2012

Primeiro prato – peixe

Trilha acompanhada de Bellota e uma releitura do tomate, com cebolas frescas, peito de frango, creme de leite, alho, tomilho, manjericão e pães à tinta de polvo.

Vinho Tinto Freres Convers 2012 Abbaye de Fontfroide

Segundo Prato – Este prato  é a mesma receita que foi servida durante a mais famosa competição gastronômica do mundo, a Bocuse D’or.

Filé mignon acompanhado de alcachofras roxas,  trufas e creme brulée ao foie gras.

Vinho Tinto Chateau Lussan 2012 Bordeaux

Sobremesa 1

Cetim de abacaxi e limão, acompanhado de sorvete aromatizado ao Junípero.

Sobremesa 2

Goiaba com açafrão e sorvete de pimenta da Tasmânia.

Vinho do Porto Vintage 2009 Quinta S. José

Sobre os vinhos:

Champagne Joseph Perrier Cuvee Royale Brut – 92 pontos na Wine Spectator e a Casa Joseph Perrier possui 4 estrelas no guia Bettanne e Dessauve;

Vinho Branco Clocher de Festes Saint-Andre Reserve 2012

– Há mais de 20 anos a cooperativa Sieur D’Arques organiza o leilão Toques et Clocher. Todos os anos a empresa seleciona os melhores vinicultores da região de Limoux para participarem do leilão onde convidados de todo o mundo disputam a compra das barricas desses vinhos brancos únicos e extremamente gastronômicos. Cada um desses vinicultores selecionam uma parcela do seu vinhedo da uva Chardonnay para a produção do vinho Clocher sob um rigoroso acompanhamento ao longo do ano. Este vinho poder ser consumido jovem, mas possui um excelente potencial de envelhecimento na garrafa. Segundo o sommelier Dionisio Chaves, os vinhos remetem aos melhores “terroirs” da Borgonha pois cada micro território confere uma maturação mais lenta das uvas);

Freres Convers 2012 Abbaye de Fontfroide, Languedoc Roussillon – A abadia de Fontfroide tem sua história ligada a Idade Média, nasce Beneditina em 1093 e torna-se Cisterciense e, mais austera, em 1145. Pode orgulhar-se de ter dado um Papa, o abade Jacques Fournier ou Bento XII. Produz vinhos tintos da denominação Corbières e vin de pays, que são ótimos para um momento de descontração e conversa entre amigos. Vinhos jovens, agradáveis, frescos e muito frutados;

Chateau Lussan 2012, Bordeuax – Medalha de Ouro no Guia Gilbert e Gaillard;

Vinho do Porto Vintage 2009 Quinta S. José – O vinho corre nas veias de João Brito e Cunga, descendente em linha direta de Dona Antônia Ferreira, a Ferreirinha. Ele é um dos exemplos da nova geração de enólogos e produtores que se instalaram no Douro e lançaram projetos pessoais. Na base da paixão deste viticultor está a Quinta de S. José, no coração do Douro em Ervedosa do Douro. A Quinta tem uma área de 10 hectares de vinha e a propriedade está integrada na área classificada “Vale do Douro Patrimônio Mundial da Humanidade”. Este Porto é obrigatoriamente engarrafado entre o segundo e terceiro ano após a colheita. Possui taninos muito finos combinados com frutas vermelhas conferindo a este porto um elegante, complexo e rico final.

 

Sobre a Wine Mundi

 Com o perfil trazer aos amantes de vinho propostas diferentes e exclusivas, a Wine Mundi (www.winemundi.com.br)  importa mais de 60 rótulos portugueses e 10 franceses. Possui mais de 300 clientes até o momento, além de negociações com distribuidores de São Paulo, Brasília e Curitiba. A importadora surgiu através da paixão em comum de alguns amigos pelo vinho e da admiração pelo trabalho dos que produzem essa bebida tão tradicional. Após muitas viagens, convites e degustações, um elo de amizade nasceu entre os produtores de vinho em Portugal e os quatro sócios da importadora. Do cultivo dessas amizades, nasceu a empresa.

 Sobre o Chef

Franck Putelat  começou a estudar gastronomia aos 14 anos e, atualmente, faz parte do seleto grupo de 82 restaurantes com duas estrelas Michelin na França. Trabalhou no hotel France Les Rousses e no albergue de Chavannes, em Courlans. Foi chef de seção no célebre restaurante Le Taillevent e do L’Olivier, em Saint-Tropez. Trabalhou ao lado do renomado chef Georges Blanc por cinco anos. Em 2002, ele assumiu o Restaurant la Barbacane, no Hotel de la Cité, e ganhou a primeira estrela Michelin. No ano seguinte, ele representou a França no Mundial da Cozinha e conquistou o Bocuse d’argent. Desde 2006, Putelat é dono do Le Parc e, em 2014, foi contemplado com a segunda estrela Michelin.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo